TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarefa 1.2 Engenharia de Segurança

Por:   •  30/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

TARERA 1.2

Redija um texto, entre 30 e 45 linhas, colocando teu ponto de vista acerca da reportagem à Revista CIPA.

NOME – KATIA HELENA UBAL SEVERO

PERDE MENOS QUEM FAZ GESTÃO        

1         O título acima “Perde menos quem faz gestão” dito por Paulo Rogério 2Albuquerque de Oliveira, coordenador-geral de Monitoramento dos 3Benefícios por Incapacidade do Ministério da Previdência Social, representa 4um veículo para quebra de alguns paradigmas comumente vistos na gestão 5prevencionista da empresas brasileiras. No entanto, O grande número de 6regras e técnicas que formam um sistema de gestão integrado se não for 7bem aplicado, pelas empresas, pode gerar burocratizar criando ambientes 8deliberativamente doentios.

9         A necessidade de mudanças para o cumprimento de requisitos e leis, 10relacionadas à saúde e segurança, em diversos setores determinou que as 11empresas investissem recursos significativos nos sistemas de gestão de 12segurança nas suas atividades. Muitas empresas adotaram políticas 13corporativas comprometendo-se a eliminar os acidentes no ambiente do 14trabalho através da implementação de controles específicos e 15acompanhamento por profissionais especializados.

16        Um dos requisitos que ganhou destaque na evolução das temáticas de 17segurança, foi o reconhecimento da “cultura organizacional” onde quem 18emprega deve criar um ambiente de trabalho no qual o trabalhador não 19esteja exposto a perigos.

20        A aplicação de padrões de “cultura organizacional”, promoveu 21implementações de práticas de gestão modernas (procedimentos, 22avaliação da legislação, fornecimento de equipamentos de proteção 23individual, elaboração de estudos, laudos e programas, etc) que quebrou 24os modelos ultrapassados, onde havia uma “cultura de fatalismo” 25introjetada em boa parte das empresas brasileiras, que determinava que 26quando um acidente acontecia, era devido a uma fatalidade de cunho 27imprevisível.

27        No entanto, em muitas empresas, o grande número de requisitos, 28regras e técnicas, acabou criando uma burocratização do sistema, 29passando uma falsa sensação de controle, onde contempla-se apenas a 30elaboração do papel, sem levar em consideração o fator comportamental 31humano. Esse deve ser o grande desafio a ser assumido pela rede privada: 32produzir bem, com desenhos modernos de gestão, mas com aplicação 33efetiva da prevenção. Perde menos quem fará uma boa gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com