TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tarefa Engenharia de Manutenção

Por:   •  14/5/2021  •  Exam  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

Engenharia de Manutenção – Tarefa 1

Thainara Fajóli da Penha

1 – Especifique o ramo de atividade da Empresa imaginada?  Indústria têxtil

2 – Relacione quais são os bens e/ou serviços fornecidos por essa Empresa? Artigos têxteis para o lar e uso doméstico como roupa de cama e mesa, tapetes, cortinas etc.

3 – Enumere quais são as possíveis deficiências nessa Empresa, no tocante a:

a) Produção:  Pode haver produção com gargalos em determinadas etapas do processos.

b) Qualidade: Produção com índice de peças fora das especificações, que devem ser julgadas como defeituosas ou passível de retrabalho.

c) Meio ambiente:  Os impactos ambientais de uma indústria têxtil envolvem contaminação do solo, consumo de água, de energia, emissões atmosféricas de poluentes e resíduos sólidos, mas o maior problema são os retalhos. Cada peça produzida gera aparas e retalhos que são descartados no lixo comum.

d) Segurança humana: Disposições de máquinas inadequadas, sem local apropriado para estoque das peças de tecidos, roupas, moldes e retalhos que se espalham entre máquinas e outros equipamentos, além de causarem riscos à saúde e bem estar do trabalhador podem gerar riscos de acidentes.

e) Segurança material: Máquinas com defeito ou ociosa.

4 – Na Empresa imaginada, como a Engenharia de Manutenção poderá contribuir para solucionar os problemas levantados na questão anterior?

a) É necessário mapear o processo e identificar onde está ocorrendo gargalo, para que ele possa ser corrigido. Supondo que sua causa seja causado por falha humana, mão de obra desmotivada, ou por falta de treinamento para efetuar determinada etapa do processo, a engenharia da manutenção deve oferecer padrões operacionais e treinamento em padrões. Agora supondo que o problema seja uma máquina, com defeito, cabe a engenharia de manutenção garantir a usabilidade do equipamento.

b) Peças fora de especificação podem ser por falha do operador ou máquinas operando fora da especificação. Logo cabe a engenharia de manutenção garantir que a mão de obra especializada, realizando treinamentos ou realizando ajustes e reparos nas máquinas, para que fiquem de acordo com o padrão especificado.

c) A engenharia de manutenção em como objetivo garantir a preservação do meio ambiente, para isso, deve-se buscar diminuir a quantidade de retalhos e aparas lançadas ao meio ambiente, isso pode ser feito através de alterações no processo produtivo.

d) Deve-se promover a redução dos riscos gerados citados, melhorando o layout da fábrica, tornando-o otimizado e padronização.

e) Deve-se prever possíveis falhas e danos, através da realização de manutenções periódicas. Além disso, organizar tais manutenções de forma a não prejudicar a produção, com máquinas ociosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com