TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Engenharia de Segurança do Trabalho - Tarefa 2.2

Por:   •  4/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 3

TAREFA 2.2

Redija um texto de 30 a 45 linhas se posicionando sobre as teses e conteúdos colocados na reportagem da Revista Proteção de autoria deste tutor.

Paulo inicia a reportagem falando sobre o NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário), um divisor de aguas no nosso sistema previdenciário, ele menciona que o sistema trocou de rede, ou seja, antes tínhamos uma rede que passava quase tudo só ficávamos sabendo dos acidentes grandes com grandes proporções, hoje temos uma rede pequena que pega e registra todos os acidentes ocorridos, até mesmo os afastamentos por qualquer tipo de doença, além de beneficiar as empresas que possuem um registro pequeno de acidentes, ou seja, quanto menos acidentes registrados mais a empresa ganha.

Há estudos referente a aposentadorias especiais o NTEP tem um papel fundamental para a concessão destas aposentadorias estes estudos buscam uma modelagem matemática para definir o tempo de precocidade e é um método baseado em barreiras e falhas utilizado no combate a incêndio, este por sua vez poderá no futuro virar uma lei complementar para a aposentadoria especial.

Paulo também coloca em metáfora o fato de que não devemos combater o risco e sim inovar para que não haja riscos nas industrias, entendo que devemos evoluir, tratar os riscos.

Ele também comenta sobre gestão patrimonial e gestão nominal, se referindo à forma com que os trabalhadores são tratados, segundo Paulo devemos dar mais valor ao trabalhador investindo no mesmo e dando condições para que ele exerça o seu trabalho da melhor forma possível sem riscos à sua saúde física e mental. Isso deve ocorrer com uma mudança de pensamento dos gestores das empresas, mudança esta que trará benefícios e lucros à empresa.

Precisamos também pensar que o bem-estar do trabalhador é a “quintessência”, ou seja as empresas precisam produzir bem, ter uma produção enxuta, com qualidade, sem afetar o meio ambiente, e sem acidentes de trabalho, sem adoecer o trabalhador, fazendo isso teríamos a produção completa (perfeita), pois o funcionário tem que ser o bem maior de cada empresa.

Paulo comenta que a Segurança e saúde do trabalho encontra-se em apodrecimento, corrompida só há interesse coletivo ao invés de se ter um interesse privado.

Sendo assim o divisor de aguas entra novamente em cena o NTEP, mudanças estão ocorrendo devido a ele. Os empreendedores (Empresários) que seguirem esta nova tendência saíram na frente, estaram jogando limpo com os seus funcionários e consequentemente os mesmos produziram mais, ou seja, o empreendedor cuida da saúde do funcionário e monstra isso para ele.

O mito dos três tipos de acidentes de trabalho, na verdade há aproximadamente sete tipos de acidentes segundo a tipologia acidentaria.

Se outras medidas fossem tomadas o uso do EPI seria quase insignificante, é preciso combater as causas dos riscos.

Paulo ainda condena a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) e comenta sobre a substituição da mesma pela NAST (Notificação de Agravo da Saúde do Trabalhador), sendo a CAT emitida pelo Empregador, certamente a mesma nunca sairá correta, pois ninguém irá emitir um documento condenando a si mesmo. Já a NAST possui o Agravo que é muito mais amplo e difícil de se definir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com