TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia Mecânica

Por:   •  4/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 2

CARREGADOR POR INDUÇÃO

  • HISTÓRIA
  • O QUE É ENERGIA QI
  • COMO FUNCIONA?
  • TODOS OS CELULARES SÃO COMPATÍVEIS COM ESSA TECNOLOGIA?

HISTÓRIA

A tentativa de se criar transmissão de energia sem fios é antiga. Na virada dos séculos XIX e XX o inventor austríaco Nikola Tesla desenvolveu algumas teorias sobre o assunto mas ficou limitado a protótipos e pesquisas acadêmicas, e não foi aplicada devido ao seu alto custo na época

Ao longo do tempo, a transmissão de música via rádio e televisão e vídeo pela internet tem se mostrado mais comum e acessível, justamente por transmitirem dados por meio da propagação de ondas carregadas de alta energia.

A única diferença é que o dispositivo que estamos carregando funciona com baterias. Isso torna o processo um pouco diferente, mas não tecnicamente difícil, ou ainda mais difícil, já que as transferências de carga típicas variam de 5 a 10 watts.

Não foi até 2010, dois anos após a fundação do Wireless Power Consortium, que o padrão Qi Charge Wireless (pronuncia-se "Tchi") foi lançado. Então acabou sendo o padrão de carregamento disponível nos aparelhos do mercado

O QUE É ENERGIA QI

A tecnologia de carregamento Qi padroniza o processo sem fio e foi adotada por empresas como Apple, Samsung, Xiaomi, Motorola, Asus e Google. Com esse conceito, você coloca seu telefone em um dock que se conecta a uma tomada onde carrega por indução eletromagnética.

O nome Qi vem do conceito de fluxo de energia vital. Uma analogia pode ser feita com essa ideia justamente porque o conceito é transferir energia de um ponto a outro por indução sem o uso de fios.

COMO FUNCIONA?

Diferente dos carregadores convencionais em que a energia flui da tomada pra o carregador, e do carregador pra o celular e dentro do smartphone há um aparelho responsável por baixar para uma tensão confortável para a bateria do aparelho. Em um carregador por indução essa função fica responsável pela base, quando o smartphone entra em contato com a base, a energia é transmitida pelo eletromagnetismo.

O carregamento é feito da seguinte forma, o carregador puxa energia da tomada criando um campo magnético ao redor ddos fios de cobre dentro do carregador essse campo cria uma corrente eletromagnética dentro de uma bobina que esta no interior do smartphone, permitindo a transformação de energia magnética em energia elétrica permitindo carregamento do celular  

[pic 1][pic 2]

        

TODOS OS CELULARES SÃO COMPATÍVEIS COM ESSA TECNOLOGIA?

Embora cada vez mais dispositivos sejam compatíveis com carregamento indutivo, ainda existem especificações técnicas para cada produto. Eles precisam ser compatíveis com a tecnologia Qi usada por empresas como Apple e Samsung.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (277.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com