TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia das Estruturas

Por:   •  6/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.964 Palavras (16 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Felipe de Freitas RA 20759725

        ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO I

O Pré-Dimensionamento de uma Edificação e Dimensionamento de Todas as Lajes e Vigas

SÃO PAULO/2020

SUMÁRIO

1 LANÇAMENTO ESTRUTURAL        3

2 DADOS INICIAIS        4

3 PREPARAÇÃO DO PROJETO ARQUITETÔNICO PARA O ESTRUTURAL        5

4 PRÉ-DIMENSIONAMENTO DOS PILARES        10

4.1 SEÇÃO DO PILAR        10

4.2 REVESTIMENTOS DO PILAR        10

4.3 POSICIONAMENTO DO PILAR        11

REFERÊNCIAS        74

1 LANÇAMENTO ESTRUTURAL

O lançamento dos elementos estruturais é realizado através do projeto arquitetônico. Ao lançar a estrutura deve-se ter em mente vários aspectos básicos, tais como:

  • Estética: deve atender as condições de estética definidas no projeto arquitetônico, este geralmente requer que se esconda a estrutura dentro das paredes. Como em geral, nos edifícios correntes, a estrutura é revestida, procura-se embutir as vigas e os pilares nas alvenarias, na medida do possível;

  • Economia: a parte estrutural deve ser lançada visando à minimização do custo, com uma maior uniformização da estrutura, compatibilidade entre vãos e o caminhamento mais uniforme das cargas, para a fundação.  
  • Resistência às ações horizontais: ao se lançar a estrutura deve-se procurar estabelecer um sistema estrutural adequado para resistir às ações horizontais atuantes na estrutura (vento, desaprumo, efeitos sísmicos).

Lançar a estrutura de um edifício em concreto é basicamente escolher o posicionamento adequado para pilares, vigas e lajes, bem como determinar as dimensões iniciais (pré-dimensionamento) de tais elementos estruturais.

Dessa forma, para o lançamento estrutural da edificação foram considerados os seguintes fatores e passos:

  • os pilares foram posicionados nos cantos das edificações e nos encontros das vigas.
  • distância entre os pilares entre 3 e 7 m;
  • as posições lançadas no pavimento tipo, foram verificadas se são compatíveis com os demais pavimentos;
  • as vigas foram posicionadas de tal forma que pórticos com os pilares, fossem formados, a fim de enrijecer a estrutura;
  • as vigas foram lançadas onde existam paredes, evitando que as mesmas fiquem aparentes, contribuindo para o aspecto estético;
  • em geral, pode-se adotar, para as vigas, de 2 a 5 m para o menor vão de lajes armadas em uma direção e de 3 a 6 m para o maior vão de lajes armadas em duas direções;
  • lajes de vãos muito pequenos resultam em grande quantidade de vigas, tornando elevado o custo com as fôrmas,
  • lajes com vãos muito grandes podem requer espessuras elevadas e grande quantidade de armaduras.

2 DADOS INICIAIS

O trabalho foi realizado nas seguintes etapas lançamento estrutural, pré-dimensionamento dos elementos que compõem uma estrutura, laje, pilares e vigas; verificação global da estabilidade; tomada de carga real e verificação das ações horizontais com a finalidade de se obter as cargas máximas atuantes na estrutura. A laje utilizada para implantação do projeto é maciça, conforme a Tabela 2 da NBR 6120/1980, os valores mínimos para cargas verticais das Edificações Residenciais de 1,5  para dormitórios, sala, copa , cozinha e banheiro e 2,0  para despensa, área de serviço, e lavanderia.[pic 1][pic 2]

Conforme o item 6.4 da NBR 6118/2014 deve-se analisar a agressividade que atua sobre a estrutura de concreto, a mesma localiza-se na zona urbana, conforme a Tabela 6.1 da página 17 da NBR 6118/2014, encaixando-se na classe de agressividade ambiental II e risco de deterioração pequeno.

Na tabela 7.1 da página 18 da NBR 6118/2014, a máxima relação água e cimento em massa é 0,60 e a classe de resistência do concreto mínima é 25 Mpa.

Os cobrimentos nominais para as vigas, pilares e escadas serão 3,0 cm, para as lajes, 2,0 cm, os elementos em contato com água e solo, como Reservatórios e Fundações, o cobrimento nominal serão de 4,5 cm, como cita a Tabela 7.2 da NBR 6118/2014.

As faces superiores das lajes serão revestidas por contra piso, argamassa de assentamento e piso cerâmico, conforme a alínea da Tabela 7.2 o cobrimento nominal de 1,5 cm, respeitando os critérios de cobrimento mínimo do item 7.4.7.5 da NBR 6118/2014.

O lançamento do concreto se dará bombeamento convencional, o máximo diâmetro do agregado graúdo é 19 mm, conforme a NBR 8953:2015 , o ensaio de abatimento do tronco de cone é de , a condição de preparo do concreto se classifica como A, conforme o item 5.6.3.3 da NBR 12655/2015 e a resistência característica do concreto ao 28 dias é 25 MPa.[pic 3]

O módulo de elasticidade e módulo de deformação secante conforme a Tabela 8.1 do Item 8.2.8 da NBR 6118/2014, considerando o agregado de granito,  e .[pic 4][pic 5]

Para os elementos da estrutura de concreto armado o aço utilizado é o CA-50, com exceção das lajes que se utilizara o CA-60, os padrões de medidas, dobramento e resistência ao escoamento, será conforme as tabelas B.2 e B.3 DA NBR 7480/2007.

3 PREPARAÇÃO DO PROJETO ARQUITETÔNICO PARA O ESTRUTURAL

Os projetos arquitetônicos com a Anotação da Responsabilidade Técnica, infelizmente não há informações referentes aos projetos das instalações hidráulicas, sistema de combate e prevenção de incêndio, instalações elétricas, ar-condicionado e do elevador, pois com as informações de todos os projetos, o engenheiro calculista verificaria a compatibilidade, exclui-se informações não triviais, inicialmente, bem como textos, blocos, esquadrias, portas e mobílias.

O projeto que consta tem-se dois pavimentos tipos e um térreo, os posicionamentos dos pilares se constara, inicialmente, no pavimento tipo, sempre atento ao pavimento térreo.

Na Figura 1, a planta baixa da edificação, as vagas de estacionamento estão fora da projetação dos pavimentos, portanto os posicionamentos dos pilares não interfiram, nas áreas de estacionamento.

Com o software AutoCad 2018 utilizando-se os recursos de seleção do objetio e select similiar, foram deletadas informações que não serão utilizadas na elaboração do Projeto Estrutural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (2.4 Mb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com