TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia da Informação e Infra Estrutura

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  10.595 Palavras (43 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 43

Introdução

               A apresentação deste trabalho, tem como intuito definir como é a cultura organizacional, quais os seus padrões, se de algum modo praticam o relacionamento e a fidelização dos clientes, e o que fazem para que isto ocorra. Iniciaremos abordando o conceito de unidades produtoras (organizações), a seguir será definido o conceito de cliente e as praticas mais comuns para se identificar os variados tipos de clientes. Em seguida será abordado o conceito de segmentação de mercado, nichos, desafios e vantagens da segmentação. Abordaremos também sobre o atributos valorizados pelos clientes, a importância de se conhecer o cliente, os principais canais, e instrumentos para ouvir-los. Por ultimo, falaremos sobre a análise de preferência dos clientes, Escala de Trhustone e Matriz trade – off.

Estudamos uma pequena empresa chamada Solutycom Outsancing, que tem como ramo de atuação a Tecnologia da Informação e Infra Estrutura.  

              O atual ambiente mercadológico exige que as empresas tomem posturas diferentes em relação aos seus clientes. A informação é o fator fundamental nesse cenário e um dos elementos de negócio mais importantes para a organização, manter a sua confidencialidade, integridade e disponibilidade são fatores críticos para que não ocorram falhas na execução dos processos organizacionais.

  1. Perfil da organização

1.1 A Empresa Solutycon Outsancing foi fundada em 2006 por 2 irmãos que fazia o mesmo curso e deciciram iniciar um projeto juntos, no qual surgiu a ideia da abertura de uma empresa.

            A Organização em si tem atuação no setor privado com o principal seguimento e atuação no setor de serviços gerais relacionados na área de tecnologia da informação com rendimento de pequeno porte, no qual o atendimento começa a partir de contrato fechado.

1.2 A Força empresarial da organização é atualmente composta por 15 funcionários, distribuidos em: 1 diretor, 1 gerente de Infra estrutura, 1 gerente de TI, uma consultora de RH e 11 técnicos auxiliares,

            Nesse quadro 27% dos funcionarios possuem graduação, a escolaridade está divido entre o Diretor, Gerentes, e consultora do RH, que possuem graduação completa, nos quais os demais funcionarios possuem entre ensino médio completo ou superior cursando.

1.3 Com esta formação o principal serviço prestado pela organização é manunentação de micros e prestações de serviços, como istalações de programas e software que tem como publico alvo condominios e micro empresas antenadas em tecnologia. 1.4

1.4 Nossos concorrentes diretos são as empresas Asc Brasil e Foco Telecom, ambas na mesma região que atuamos. Nossa área de atuação oferece sempre um aumento da demanda, pois nosso trabalho se da a evolução e desenvolvimento da teconologia que tende a crescer a cada vez mais.

1.5 Para atendermos essa demanda precisamos ter estoque garantido, e com isso adquirimos dos nossos fornecedores os principais produtos são eles cabos, canaletas, mão francesa, potch card, velcro, cabo lan, bloco de ingate, bracadeira, interruptores e entre outros produtos auxiliares.

  1. Revisão Conceitual

            Para que as organizações obtenham êxito no mercado de modo que possam auferir lucros e resultados positivos é de extrema importância que os profissionais de administração saibam identificar segmentos de mercado, conhecer as relações dos clientes com os produtos (como usam, onde usam, para que usam e para que vão usar os produtos), entender quais são os papéis das unidades produtoras, efetuar pesquisas de marketing, de satisfação, de aceitação dos produtos de forma que fique claro a necessidade operacional de se conhecer os clientes relacionando os atributos de valor priorizados pelos clientes.

2.1 Unidades Produtoras

Nome atribuído às organizações voltadas para o atendimento das múltiplas necessidades, desejos e/ou expectativas das pessoas e das próprias organizações. Portanto organizações concentradas na produção de mercadorias ou serviços (privados ou públicos), com ou sem fins lucrativos. São exemplos de unidades produtoras:

- Empresas Privadas = compreende comércios, indústrias, agricultura, serviços;

- Empresas Estatais;

- Cooperativas de Produção e/ou comercialização,

- Terceiro setor = compreende as organizações não governamentais sem fins lucrativos como APAES, casas André Luiz, GREENPEACE e S.O.S Mata Atlântica – “ONGs”.

- Organizações Governamentais = organismos governamentais de serviços relacionados à educação, saúde, aos transportes, à segurança e a justiça.

O principal objetivo e/ou razão para a existência de uma organização/unidade produtora, é obter êxito, ou seja, obter lucros. Para que as organizações possam ter êxito e desenvolver atividades mais eficientes é de estrema importância entender como funciona a segmentação de mercado. Dessa forma precisamos entender o que é cliente.

2.2 O que é cliente e quais os seus tipos?

            Cliente é nada mais do que nós pessoas, podendo ser um comprador, consumidor, um pagante, cliente é aquele colega de trabalho que te pede ajuda para apresentar a cidade ao grupo de turista pagante, ou aquela criança que não alcança um livro em uma prateleira e pedi ajuda para pega-lo, quando uma senhora pede ajuda para encontrar a sala do médico em um hospital.

           O cliente é a razão para as organizações existirem, sem eles não tem para que produzir ou disponibilizar produtos, por isso devemos sempre os tratar em primeiro lugar, buscando saber qual é a sua necessidade e desejos.

            As unidades produtoras devem ter ambientes adequados, bem vistos e apresentável para aconchegar os clientes, mas de que serve um bom ambiente sem um bom serviço?

             O cliente pede e exige bom atendimento, boa aparência, bom serviço, por exemplo em um restaurante o cliente em primeira instância deseja um bom lugar e um local de confiança para estacionar o carro, um bom atendimento dos funcionários, educação, um lugar bem apresentável, ele espera variedades de comidas no cardápio, e que a comida esteja com um paladar de acordo com o seu gosto. Os clientes sempre exigem das unidades produtoras os melhores serviços e elas com intuito de agradar seu cliente e produzir mais vai fazer de tudo para satisfazer seus clientes em todos os quesitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.9 Kb)   pdf (266.9 Kb)   docx (41.9 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com