TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia de Processos Produtivos

Por:   •  14/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

                                                      Disciplina: Tecnologia de processos produtivos

                                   Professor: Rafael Oliveira da Mota

                         Aluno: Thiago Leonel Farias

                   Matrícula: 20181301247

Soldagem TIG – Vantagens e desvantagens

Rio de Janeiro

2022

   O funcionamento desse processo de soldagem, em primeiro lugar é preciso conhecer o significado da sigla TIG: Tungsten Inert Gas (em português, Tungstênio Gás Inerte). Esse processo de soldagem é realizado a arco-elétrico, um curto-circuito controlado.

   Os eletrodos utilizados no processo são feitos de Tungstênio, elemento resistente que possui o mais alto ponto de fusão entre os metais, por esse motivo, o eletrodo não é consumido na soldagem.

   Para proteção contra reações químicas indesejadas (como oxidação, por exemplo), é utilizado um gás inerte para essa proteção, sendo garantido essa pelo gás.

   Esse tipo de gás é justamente aquele que não reage quimicamente com outros elementos em condições normais de temperatura e pressão. No caso da solda TIG, é utilizado o gás Argônio, que tem características técnicas ideais e é economicamente viável, podendo utilizar também outros gases nobres para soldagem desse processo.

   Os equipamentos utilizados na soldagem TIG, são definidos conforme o material a ser soldado. No caso de alumínio e magnésio deve ser uma máquina de solda com corrente alternada (AC) e os outros metais uma máquina de solda com corrente contínua (DC), de acordo com o procedimento de soldagem definido.

Vantagens:

- Processo com alta qualidade:

   A solda TIG é um processo de alta qualidade, que em seu acabamento superficial superior, não é necessário realizar a retirada de escórias pós-soldagem. Esse processo também não gera respingos e possui excelentes características mecânicas, no que se refere a resistência da solda como exemplo.

- Compatibilidade de materiais:

   Esse processo de soldagem é compatível com diversos materiais, assim, pode ser realizado em diferentes aplicações industriais. É possível obter excelentes resultados em soldas realizadas sem adição de material.

- Excelente resultado sendo automatizado:

   Esse processo também pode ser automatizado, dependendo da necessidade de produção, pelas suas excelentes propriedades de qualidade da solda vistas pelas característica anteriormente.

Desvantagens:

 

- Execusão em ambiente controlado:

   Esse processo apenas pode ser realizado em ambiente controlado (coberto) ou protegido e caso sofra influência de uma corrente de ar, por exemplo, a proteção do gás inerte é comprometida.

- Soldador qualificado para execusão:

   Por causa da alta qualidade do processo, esse é um método que exige qualificação do soldador e grande destreza para o trabalho, o que também faz com que o processo seja mais lento em comparação com outros tipos de solda.

- Pouca penetração para chapas mais espessas:

   Esse tipo de solda não é o ideal para chapas de maiores espessuras e pode produzir quantidade considerável de fumos metálicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com