TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Toda Minha Família, Especialmente

Por:   •  1/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.502 Palavras (15 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 15

Dedicatória

Dedico o presente trabalho a mim mesmo, a toda minha Família, Especialmente[a] aos meus Pais, aos meus Tios Tomás e Célia Maposse, aos meus colegas, Vidário Langa, João Mandlate, Pedro Maposse e Dinalva Chongola, E [b]a todos que estão fazendo parte desta minha trajectória.

Agradecimentos

Em primeiro[c], quero agradecer ao senhor meu Deus, que apesar de tudo tem cuidado, guiado e protegido a mim de uma forma incondicional durante todos esses longos Anos[d].

E em seguida agradecer aos meus Pais[e], por estarem sempre do meu lado nos bons e maus momentos dando-me o seu apoio e conselhos que servem de incentivo e motivação para continuar lutando pelo que eu almejo.

Agradecer também ao resto da Família[f] que directo[g] ou indirectamente apoiam-me e sem esquecer de agradecer aos meus amigos por serem eles que sempre me motivam e encorajam em momentos difíceis. Aos Formadores que estão sempre lutando pelo nosso futuro.

Deixo aqui os meus agradecimentos de forma geral, agradeço ainda a todos os colaboradores da EDM sediados na área operacional da Manutenção de Redes de Baixa e Média Tensões[h], que contribuíram para o meu crescimento em nível Técnico e pela prestabilidade que sempre demonstraram. Em fim[i], agradecer a todos aqueles que fazem parte da minha vida, meu muito obrigado pela vossa existência.

Lista de Abreviaturas

BT - Baixa Tensão

DMR - Departamento de Manutenção de Redes (Eléctricas)

EDM E.P - Electricidade de Moçambique (Empresa Pública)

IIC7/9 - Instituto Industrial e Comercial ‘’7 de Setembro’’ de Xai-Xai

IP - Iluminação Pública

MT - Média Tensão

PT - Posto de Transformação

TI - Transformador de Intensidade

Historial

A Electricidade de Moçambique é o principal operador do sistema Eléctrico, Produzindo, Distribuindo e Comercializando Energia em todo o Território Nacional.

Esta Empresa foi fundada dois (2) anos depois da Independência Nacional, no dia 27 de Agosto de 1977, e tem como objectivo a Produção, Transporte e Distribuição da energia eléctrica ate[j] ao consumidor.

O seu objectivo era o Estabelecimento e a Exploração do serviço público de Produção, Transporte e Distribuição de Energia Eléctrica.

Uma das suas primeiras tarefas foi a de agregar todos os centros de produção num corpo único, de modo a melhorar a satisfação das necessidades de Energia Eléctrica para o desenvolvimento da Agricultura, Indústria, Serviços e Consumo Doméstico.

Face a isso, as acções imediatas da EDM visaram no seguinte:

  • Reposição do Aprovisionamento Adequado;
  • Procura e Recrutamento Interno e Externo de Técnicos Qualificados;
  • Promoção de um maior número de acções de Formação Profissional, com apoio Externo;
  • Execução de acções de Formação Básica nas várias Centrais, Coordenadas pelo Serviço de Formação da EDM;
  • Mobilização de Apoios Externos no Sentido de Obtenção de Apoio Técnico e Financeiro, em Simultâneo. Tendo em conta a Inflação pelos custos de Combustíveis líquidos, a EDM começou a Explorar outras Possibilidades de Produção de Energia Eléctrica na base dos Recursos Hídricos Existentes no País.

Neste âmbito, vários projectos foram criados visando a redução do uso do gasóleo e o estabelecimento de uma Rede Nacional de Transporte de Energia que permitisse maximizar o aproveitamento do Potencial Hídrico. Na altura, a Implementação destas aspirações foi severa e condicionada pela situação Sociopolítica. Foi dentro do contexto da reestruturação da economia do pais que, em 1995, a EDM foi transformada em Empresa Pública através de decreto 28/95 de 17 de Julho herdando em cargo do serviço da divida[k] associada a investimento realizados e em concurso de edifício retorno do capital.

Revisão da Literatura

Rede Eléctrica de Baixa Tensão

A Distribuição de Energia Eléctrica em Baixa Tensão inicia-se na saída do Quadro Geral de Baixa Tensão dos Postos de Transformação. Os cabos de Distribuição de Baixa Tensão são normalmente constituídos por cinco condutores, sendo um destinado à iluminação pública e os restantes para Distribuição de Energia. As Tensões destas redes são de 200-220V Monofásico e 380-400V Trifásico.

Actualmente, as Redes Aéreas de cabo em torçado[l] são mais comuns, utilizam condutores de alumínio isolados. São Redes utilizadas em zonas Rurais, bairros Suburbanos, zonas Arborizadas e outras situações específicas. Uma Rede Aérea de cabo em torçado[m] (2x10mm², 4x16mm², 4x50mm² e 4x95mm²) é constituída, basicamente, pelos condutores isolados, ferragem e a pinça de amarração ou suspensão (dependendo da situação), para segurar e regular o cabo. As vantagens destas Redes residem no facto de serem uma alternativa às Redes Subterrâneas, de custo significativamente mais elevado, de possibilitarem a instalação em postes e fachadas de edifícios e de apresentarem uma maior fiabilidade.

Uma rede de Baixa Tensão deve, de acordo com o Regulamento de Segurança de Redes de Distribuição de Energia Eléctrica em Baixa Tensão ser[n] dimensionada tendo em consideração os seguintes Critérios:

  • Queda de Tensão máxima admissível na canalização;
  • Corrente de serviço da canalização;
  • Selectividade entre as protecções colocadas em série;
  • Comprimentos máximos protegidos contra curto-circuitos.

Construção de Rede Aérea de Baixa Tensão

Para construção de Rede Aérea conforme o adquirido durante o estágio[o], existe uma série de tarefas que antecedem, tais como as que se seguem:

  • Estudo prévio do trajecto;
  • Efectivação da topografia;
  • Preparação do trajecto, limpeza e posicionamento dos respectivos marcos de alinhamento;
  • Abertura das covas, tratamento das mesmas, procedido da respectiva implantação dos postes;
  • Montagem das ferragens;
  • Espiamento ou Escoramento dos postes;
  • Montagem das pinças de suspensão e a respectiva colocação dos cabos às mesmas pinças contando com o auxílio dos esticadores das linhas. Nesta[p] tarefa, o uso de veículos é indispensável para ajudar os técnicos na tarefa de desenrolar os fios ou cabos.

A profundidade das covas para a implantação dos postes numa rede de baixa tensão, segundo o adquirido[q] durante o estágio é de 1.5 metros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (219.2 Kb)   docx (57.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com