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Registro histórico de presentes carismáticos, especialmente o dom das línguas

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Por:   •  30/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.181 Palavras (13 Páginas)  •  255 Visualizações

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O Que o Cessacionismo Não É

Muito barulho foi feito (nesse blog e em outro lugar) sobre os recentes comentários anti-cessacionistas feitos por

um pastor popular de Seattle. Não desejo começar uma guerra de palavras ou me envolver numa polêmica

online. Apenas espero fazer uma contribuição útil a esse tema.

Nos últimos anos, investiguei o registro histórico sobre os dons carismáticos, especialmente o dom de línguas.

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Espero que o pastor citado, e seu co-autor, tratem o material de forma responsável em seus futuros trabalhos

sobre o assunto (Quem sabe, talvez eles poderiam estar abertos a um livro com dois pontos de vista?)

Além disso, também espero que, ao criticar a posição cessacionista, os autores não criem uma caricatura do

cessacionismo. (Vou admitir que, com base no que li até agora, tenho medo de que a caricatura já esteja em

construção.)

Contudo, em um esforço para desmantelar uma deturpação falaciosa antes de ser construída, ofereço os quatro

seguintes esclarecimentos sobre o que o cessacionismo não é:

1. Cessacionismo não é contra o sobrenatural e nem nega a possibilidade dos milagres.

Quando se trata de compreender a posição cessacionista, a questão não é seDeus continua a fazer milagres

hoje? Cessacionistas reconheceriam prontamente que Deus pode agir a qualquer momento e da maneira que Ele

escolher. John MacArthur explica que:

Milagres na Bíblia (primariamente) ocorreram em três grandes períodos de tempo. O tempo de Moisés e Josué, o

tempo de Elias e Eliseu, e o tempo de Cristo e os apóstolos. . . . E durante esses três breves períodos de tempo, e

somente neles, os milagres proliferaram; eles eram a norma, eram em abundância. Agora, Deus pode

interpor-Se no fluxo humano sobrenaturalmente a qualquer hora que Ele quiser. Nós não o

limitamos.O que simplesmente dizemos é que Ele escolheu limitar a Si mesmo em grande medida àqueles três

períodos de tempo.

Assim, o cessacionismo não nega a realidade de que Deus pode fazer o que Ele quiser, sempre que Ele quiser.

(Salmo 115:3). O cessacionismo não coloca Deus numa caixa ou limita sua prerrogativa soberana.

Ele reconhece que havia algo único e especial sobre o período e realização de milagres que definiu os ministérios

de Moisés e Josué, Elias e Eliseu, e Cristo e seus apóstolos. Além disso, ele reconhece o fato aparentemente óbvio

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que esses tipos de milagres (como a divisão do mar, a interrupção da chuva, a ressurreição dos mortos,o andar

sobre a água, ou a cura instantânea de coxos e cegos) não estão ocorrendo hoje.

Assim, os cessacionistas concluem que:

A era apostólica foi maravilhosamente única e está finalizada. E o que aconteceu nesse tempo, portanto, não é o

paradigma para a vida cristã.O paradigma para a vida cristã é estudar a Palavra de Deus, que é capaz de nos

tornar sábios e perfeitos. (Isto) é viver pela fé e não por vista. (Ibid.)

Mas, será que Deus ainda pode fazer coisas extraordinárias no mundo de hoje? Certamente que

sim, se Ele escolher. Na verdade, cada vez que os olhos de um pecador são abertos para evangelho, e uma nova

vida em Cristo é criada, isto nada mais é do que um milagre.

Em seu útil livro, Continua? Samuel Waldron habilmente expressa a posição cessacionista desta forma: 102):

Não estou negando os milagres no mundo de hoje no sentido mais amplo de ocorrências sobrenaturais e

providências extraordinárias. Estou apenas dizendo que não existem milagres no sentido mais estrito dos

operadores de milagres, que se utilizam de sinais miraculosos para atestar a revelação redentora de

Deus. Embora Deus nunca tenha se colocado para fora do Seu mundo, e ainda tenha liberdade para fazer o que

Lhe apraz, quando Lhe apraz, como Lhe apraz, e onde Lhe apraz, Ele deixou claro que o progresso da revelação

redentora, atestada por sinais miraculosos feitos por operadores de milagres, terminou na revelação apresentada

no Novo Testamento.

Portanto, a questão não é: Deus ainda faz milagres?

Em vez disso, a questão definitiva deve ser esta: Os dons miraculosos do Novo Testamento continuam

operando hoje na igreja de tal forma que o que era norma nos dias de Cristo e dos apóstolos deva ser

esperado hoje?

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A isso, todo cessacionista responderia que "não".

2. O Cessacionismo não é fundamentado em uma única interpretação do "perfeito" em I

Coríntios 13:10.

Com relação a esse assunto, parece que existe tantas abordagens sobre “o perfeito” entre

...

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