TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tragédia da aldeia de pastores de ovelhas

Por:   •  3/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Como você relaciona a “tragédia da aldeia de pastores de ovelhas” com o atual sistema de produção econômica “atividade antrópica” e o atual estado do meio ambiente?

R: A tragédia da aldeia de pastores relata a situação de uma aldeia que por egoísmo e individualismo dos pastores, esgotaram a fonte de alimento das ovelhas, um único pasto. Após sobrecarregar o pasto em busca de benefício comum, a fonte de alimento se esgotou ocasionando a morte em massa das ovelhas por fome. As atividades antrópicas são todas aquelas produzidas pelo homem e que muitas das vezes têm como objetivo o benefício individual, sua própria saciedade e lucro, diante disso o meio ambiente é que sofre com todas essas intervenções. Depois de tantas alterações e impactos no meio ambiente, o mesmo já não possui meios para recuperar tais intervenções, no ano de 2018 já esgotamos os recursos renováveis do Planeta e a tendência é que cada vez mais cedo utilizemos os recursos para produzir e lucrar desordenadamente. O ecossistema está saturado, fadigado e não possui mais a capacidade de recuperação de anos atrás, os rios estão poluídos, espécies deixaram de existir e tudo isso, pela ganância desordenada da sociedade.

  1. “O bem-comum não se administra por si mesmo, sozinho.” Comente e dê exemplos.

R: O bem comum é aquele que pertence a todos e por eles deve ser aproveitado, mas a partir do momento que o uso se torna desenfreado partindo da justificativa que tal bem lhe pertence, é necessário regular, seja por meio de leis e normas e até por meios físicos como cercas, muros e escoltas. Como exemplos temos:

  • Praças públicas que precisam de vigias para evitar depredação e mau uso do patrimônio;
  • Privatização de parques ecológicos a fim de preservar a mata nativa e evitar desmatamento para criação de pastos;
  • Fiscalização do uso e manutenção de nascentes e rios, evitando o uso próprio desenfreado e futuro ressecamento;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com