TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DE EPS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  3/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.245 Palavras (13 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

ISSN: 1984-3151

A UTILIZAÇÃO DE EPS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Aender John1; Afonso Henrique Medeiros1; Gabriel Monrieli1; Henrique Carmo Mariotto1; Juliana Alves Valente1; Láisa Campos Silva1; Leonardo Ribeiro Fonseca1; Lucas Freitas1; Lucas Vasconcelos Bretas1; Marcelo1; Marcus Centuri1; Mateus Justino da Silva2

[pic 2]

Resumo: O isopor é um constante material usado pela sociedade para várias aplicações. Nas áreas que são usados eles são descartados com muita rapidez e facilidade. Por eles não serem biodegradáveis, é um dos vilões do lixo por ocuparem vastos espaços nos aterros sanitários e no meio ambiente por um longo tempo. Com base em pesquisas foram encontradas formas de reutilização do isopor na área de construção civil, no qual são vendidos na forma de blocos que são cortados do tamanho adequado a cada projeto. Em lajes, por exemplo, o material é utilizado ocupando o espaço que normalmente seria preenchido pelo concreto, sendo denominadas lajes nervuradas, pois os blocos de poliestireno expandido (EPS) ocupam os espaços entre cada nervura concretada. Esta forma de reutilização tem como principal intuito a criação e utilização desses blocos na estrutura das casas e não somente nas lajes. O isopor juntamente com o concreto formaria as estruturas a serem construídas.

Palavras-chave: Incêndio. EPS. Isopor. Construção Civil.

____________________________________________________________________________

1 Introdução

O poliestireno, conhecido como isopor, é um material normalmente derivado do petróleo composto basicamente de 2% de poliestireno e 98% de vazios de ar. O material muitas vezes é usado como isolante térmico e elétrico e na fabricação de materiais de plástico (ABRAPEX, 2011).

Atualmente, o isopor é mais utilizado como forma de proteção a aparelhos eletrônicos em suas embalagens comerciais e a sua grande escala de produção acaba sem um destino final, acumulando uma enorme quantidade do material, muitas vezes considerado inutilizável.

Com base em pesquisas foram encontradas formas de reutilização do isopor na área de construção civil, no qual são vendidos na forma de blocos que são cortados do tamanho adequado a cada projeto. Em lajes, por exemplo, o material é utilizado ocupando o espaço que normalmente seria preenchido pelo concreto, sendo denominadas lajes nervuradas, pois os blocos de poliestireno expandido (EPS) ocupam os espaços entre cada nervura concretada. Sobre o isopor, é colocada uma camada de concreto e a parte inferior pode ser revestida com materiais diversos (METALICA, 2011).

Esta forma de reutilização tem como principal intuito a criação e utilização desses blocos na estrutura das casas e não somente nas lajes. O isopor juntamente com o concreto formaria as estruturas a serem construídas.

Dentre as vantagens da utilização do EPS podem ser citadas o isolamento térmico, alta resistência à compressão e a choques mecânicos, efeito acústico, material mais leve e de fácil manuseio, custo bem mais baixo que o valor do concreto, o que reduz em até 20% o custo da fundação da obra e utiliza 35% menos cimento, elevada resistência a ácido, baixa absorção de umidade, economia de mão-de-obra, de tempo, durabilidade e principalmente a redução do acúmulo de resíduos e consequentemente, de geração de lixo.

Estudos realizados por Bezerra et al. (2003) constataram vantagens do sistema construtivo utilizando blocos com agregado de EPS sobre o sistema convencional em relação ao desempenho térmico. Bezerra (2003) cita que o uso de EPS em obras civis é uma tecnologia comprovadamente viável para a conservação de energia, só necessitando de maior divulgação de suas qualidades.

Mesmo com todas essas vantagens alguns ainda encontram resistência ao seu uso, pelo fato do isopor ser altamente inflamável. O que poucos sabem é que avanços tecnológicos permitiram a fabricação do EPS de classe F[1], que não gera combustão, o que fez dele uma revolução na área da construção.

Sendo assim, serão estudados formas e conceitos para se reutilizar o isopor na construção civil, relacionando-os com a questão da sustentabilidade, desenvolvimento social e preocupação com o meio ambiente.

2  Problema de Pesquisa

O poliestireno expandido (EPS), largamente conhecido como isopor, vem causando um grande impacto ambiental quando não reutilizado ou reciclado.

É possível diminuir esse impacto reutilizando-o na construção civil juntamente com tecnologia?

2.1 Contextualização do problema

O isopor, produto sintético proveniente do petróleo e deriva da natureza, pode apresentar várias formas e vários tipos diferentes de uso. Todos os anos são descartados milhões de toneladas em aterros sanitários ou outros locais, onde leva 150 anos para ser degradado (DIISO, 2011). Sendo assim, é um dos maiores problemas para o meio ambiente.

Como o plástico, pelotas de isopor são confundidas com organismos e ingeridas por peixes assim afetando-lhes seus sistemas digestivos, além disso, ele polui: mares, rios, córregos e matas (DIISO, 2011).

3 Objetivos

3.1 Objetivo geral

Desenvolver técnicas de uso de material EPS na construção civil.

3.2. Objetivos específicos

  • Desenvolver e caracterizar o sistema construtivo com isopor.
  • Analisar a viabilidade econômica do material.
  • Analisar o desempenho do material em diversos ambientes da construção.
  • Observar e analisar problemas com o uso do isopor.

4 Justificativa

A utilização de material de poliestireno expandido nesse desenvolvimento é importante para o meio ambiente, pois ajuda na redução de volume desse material no lixo e em aterros sanitários e melhoria nos processos de decomposição de matérias orgânicas nos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com