TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DO POLIESTIRENO EXPANDIDO (EPS) NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  17/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.739 Palavras (15 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 15

A UTILIZAÇÃO DO POLIESTIRENO EXPANDIDO (EPS) NA CONSTRUÇÃO CIVIL

 

Bruno Bezerra de Lima

Graduando em Engenharia civil pelo Centro Universitário Augusto Mota – UNISUAM. brunobezerra@souunisuam.com.br

 

Marcelle Martins Fernandes

Graduanda em Engenharia Civil no Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM.

marcellefernandes@souunisuam.com.br

Alex Leandro de Lima

        M.Sc., Engenheiro Civil e Professor Universitário no Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM.

 alexleandro@souunisuam.com.br

RESUMO 

A construção civil tem impactos consideráveis em questões ambientais, e é uma área onde existe uma constante evolução em tecnologia e pesquisa, buscando por melhoria de materiais, técnicas e fortalecimento da sustentabilidade. Nesse trabalho iremos ver uma das soluções sustentáveis que a construção civil já tem aprovação. Utilizado na construção por pelo menos 35 anos, devido a sua composição, isolamento térmico, resistência mecânica, leveza e fácil manuseio, o EPS (Poliestireno Expandido) vem sendo aplicado na construção desde revestimento estruturais, bloco de alvenaria, drenagem, fundações para estradas, enchimento de lajes, entre outros. O objetivo desse trabalho é analisar o desempenho do sistema construtivo de placas de poliestireno expandido revestido com malha de aço e argamassa de projeção na construção residencial, aborda as diferentes funções do EPS, mostrando sua utilização na construção civil e apresentar uma nova tecnologia sem deixar a qualidade e eficiência de lado, o uso de EPS vem sendo uma das melhores alternativa quando busca agilidade e baixa quantidade de resíduos.

Palavras – Chave:  Construção Civil; Poliestireno Expandido; Engenharia.

ABSTRACT

Civil construction has considerable impacts on environmental issues, and is an area where there is a constant evolution in technology and research, seeking to improve materials, techniques, and strengthening sustainability. In this paper we will look at one of the sustainable solutions that civil construction has already approved. Used in construction for at least 35 years, due to its composition, thermal insulation, mechanical strength, lightness and easy handling, EPS (Expanded Polystyrene) has been applied in construction from structural lining, masonry block, drainage, foundations for roads, filling slabs, among others. The objective of this paper is to address the different functions of EPS, one of them being the difference in loads on the foundation between conventional masonry and EPS masonry, showing its use in construction and presenting a new technology without leaving quality and efficiency aside, the use of EPS has been one of the best alternatives when seeking agility and low waste.

Keywords: Civil Construction; Expanded Polystyrene; Engineering

  1. INTRODUÇÃO

Nas décadas de 1960 e 1970 teve início diversas preocupações com o meio ambiente devido aos grandes problemas com os impactos ambientais, por conta dos grandes avanços industriais de diversos setores. Esses impactos motivaram a criação de medidas para melhorar o vínculo do homem com a natureza.

A construção civil tem impactos consideráveis em questões ambientais, e é uma área onde existe uma constante evolução em tecnologia e pesquisa, buscando por melhoria de materiais, técnicas e fortalecimento da sustentabilidade. Nesse trabalho iremos ver uma das soluções sustentáveis que a construção civil já tem aprovação. O produto estudado é o Bloco de Poliestireno Expandido (EPS), e possui características relevantes para o benefício da indústria e para o meio ambiente.

A descoberta do EPS foi feita através das pesquisas dos químicos alemãs Fritz Stastny e Karl Buchholz, na Alemanha em 1949, nos laboratórios da Basf. Utilizado na construção por pelo menos 35 anos, devido a sua composição, isolamento térmico, resistência mecânica, leveza e fácil manuseio, o EPS vem sendo aplicado na construção desde revestimento estruturais, bloco de alvenaria, drenagem, fundações para estradas, enchimento de lajes, entre outros.

O objetivo desse trabalho é analisar o desempenho do sistema construtivo de placas de poliestireno expandido revestido com malha de aço e argamassa de projeção na construção residencial. Aborda a descrição do sistema em geral, apresentar uma nova tecnologia sem deixar a qualidade e eficiência de lado, entender as vantagens e desvantagens da utilização do EPS, ele vem sendo uma das melhores alternativa quando busca agilidade e baixa quantidade de resíduos.

O método utilizado trata de uma revisão de literatura, através de coleta de artigos, referência bibliográfica, teses, publicações científicas, artigos relacionados ao Poliestireno Expansível, - EPS.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 Poliestireno Expandido (EPS)

O poliestireno expandido conhecido como EPS ou popularmente conhecido no Brasil como “isopor”, marca registrada da Knauf, foi descoberto através das pesquisas dos químicos alemãs Fritz Stastny e Karl Buchholz, na Alemanha em 1949, nos laboratórios da Basf (ABRAEX, 2021).

Segundo Bertodi (2007), a tecnologia foi desenvolvida originalmente em vários países / regiões, como: Portugal, Itália, Rússia, Egito, Espanha, Venezuela, Turquia, Costa Rica, Líbia, Argentina, França, Chile, Guatemala, México e um sistema construtivo de unidades de produção nacionais implementando essas tecnologias. Foi obtido pelo Instituto de Tecnologia (IPT) por volta do ano de 1990. Eles analisaram que os componentes do sistema e os elementos estruturais pelas suas vantagens e os resultados que tiveram foram satisfatórios, o novo modelo começou a ser utilizado no país. Existem muitas empresas que fornecem produtos semelhantes.

O EPS é um plástico celular rígido que pode apresentar diversas formas geométricas tornando-se uma espuma moldada, construída por um aglomerado de grânulos. A transformação do EPS é feita através de um hidrocarboneto com baixo ponto de ebulição que geralmente é utilizado o pentano, que é adicionado ao estireno, onde atuara como agente de expansão permitindo o aumento do poliestireno. Os grânulos de poliestireno expansível são obtidos de forma esférica com um diâmetro que varia até três milímetros, podendo ser tratado com aditivos para a modificação das propriedades do material expandido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com