TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DO BIM COMO FERRAMENTE DE MELHORIA NO PLANEJAMNETO E ORÇAMENTO DE OBRAS EXTREMA

Por:   •  7/4/2021  •  Artigo  •  3.838 Palavras (16 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Extrema – FAEX

Engenharia Civil

CRISLAINE DA SILVA GOMES

UTILIZAÇÃO DO BIM COMO FERRAMENTE DE MELHORIA NO PLANEJAMNETO E ORÇAMENTO DE OBRAS

EXTREMA

2021

CRISLAINE DA SILVA GOMES

UTILIZAÇÃO DO BIM COMO FERRAMENTE DE MELHORIA NO PLANEJAMNETO E ORÇAMENTO DE OBRAS

Trabalho apresentado a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Extrema – FAEX, como requisito parcial para conclusão do curso de Engenharia Civil.

Orientador: Renan Mariano

EXTREMA

2021

RESUMO

A crescente complexidade das construções civis trouxe a necessidade de coordenação das informações, nas etapas de projeto e execução. O trabalho de planejamento, elaboração de planilhas para quantidade correta, projetos arquitetônicos, projetos estruturais, hidráulicos, elétricos, mecânicos e demais projetos podem ser facilitados utilizando modelos 3D paramétricos e podem ser utilizados na construção civil, pois esses modelos são modelados em BIM tecnologia, eles armazenam informações sobre os objetos, como geometria, custos, quantidades, especificações, documentos, entre outros. Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre as vantagens da utilização do BIM na construção civil em suas diferentes aplicações, trazendo inúmeros benefícios, tais como, detecção de interferências, levantamento quantitativo entre outros. Conclui-se que o BIM na construção civil tem grande importância para o avanço tecnológico, ganho de confiabilidade, ganho de automação de processos e como consequência também ganho de produtividade.

Palavras-chave: Planejamento. Orçamento. Building Information Modeling.

ABSTRACT

The increasing complexity of civil construction brought about the need to coordinate information, in the design and execution stages. Planning work, preparation of spreadsheets for the correct quantity, architectural projects, structural, hydraulic, electrical, mechanical and other projects can be facilitated using parametric 3D models and can be used in civil construction, as these models are modeled on BIM technology, they store information about objects, such as geometry, costs, quantities, specifications, documents, among others. This work presents a bibliographic review on the advantages of using BIM in construction in its different applications, bringing numerous benefits, such as, interference detection, quantitative survey among others. It is concluded that BIM in civil construction is of great importance for technological advancement, gain in reliability, gain in automation of processes and as a consequence also gain in productivity.Keywords: Planning. Budget. Building Information Modeling.

  1. INTRODUÇÃO

O Building Information Modeling (BIM) é um novo conceito e uma das soluções mais promissoras da indústria relacionada à arquitetura, engenharia e construção. Graças à tecnologia BIM, é possível construir um modelo de edifício virtual preciso em formato digital. Depois de concluído, o modelo gerado computacionalmente contém a geometria exata e os dados relevantes necessários para suportar a estrutura, produzir e fornecer os dados de entrada necessários para fazer a estrutura (EASTMAN et al., 2014, p. 1).

Na construção civil, o BIM é importante como forma de aumentar a produtividade do setor de construção; proporciona redução de custos, melhora a qualidade final do projeto e da própria obra; não é um software ou uma ferramenta simples, mas um método que cobre todas as etapas da construção. Na França, essa sigla aparece com cada vez mais frequência, e o termo modelagem é baseado em um modelo numérico; como professor e NBSP da École Nationale des Ponts et Chaussées (ENPC) defendido no Seminário Internacional BIM (COMAT, 2018).

O uso da tecnologia BIM na construção civil apresenta grandes vantagens, o que permite economizar tempo e dinheiro. O BIM permite um melhor planejamento dos processos construtivos, reduzindo tempo e economizando recursos. Também reduz a probabilidade de erros e conflitos.

Existem alguns fatores que se tornam obstáculos na implantação do BIM, como software, hardware, mão de obra, treinamento e consultoria, ou a migração de modelos convencionais para o BIM pode acarretar em problemas como falta de bibliotecas e bibliografia; projetos preliminares entregues apenas em CAD pelas contratadas, o que requer a atualização dos projetos em projetos 3D (importação de arquivos 2D DWG no AutoCAD, para um arquivo 3D em RVT), visto que poucos profissionais dominam os processos BIM. Outra dificuldade pode ser  alcançar a interoperabilidade entre o BIM. No entanto, vale destacar as diferenças para as empresas que utilizam o BIM, como os benefícios de planejamento, orçamento e execução.

  1. REFERÊNCIAL TEÓRICO

  1. Conceituação do BIM

O modelo Building information (BIM) ou em português, modelagem de informações da construção é uma das tecnologias mais promissoras dentro do mundo da construção civil. Com o BIM é possível desenvolver um modelo digital preciso da edificação que contém dados importantes para auxiliar os processos de gestão e construção. (EASTMAN et al., 2014)

O modelo digital criado possui um banco de dados rico em detalhes, possibilitando detalhar, modelar e analisar todo o ambiente construído de forma automatizada, sendo possível obter mais informações do que os modelos tradicionais em Computer Aided Design (CAD). Na figura a seguir é possível observar a esquematização de todo o ciclo de vida de projeto de uma obra. (COELHO; NOVAES, 2008)

[pic 2]

Figura 1- Ciclo de vida do BIM

Fonte: Mello (2012)

O modelo BIM permite alterações em tempo real, ou seja, as alterações feitas em uma placa são repetidas automaticamente nas placas associadas, e a adoção de objetos paramétricos facilita essa tarefa. (COELHO; NOVAES, 2008)

Eastman et al. (2014) afirma que o BIM está relacionado a um conjunto de procedimentos para testar, comunicar e executar uma estrutura. O modelo funciona de forma única e paramétrica, eliminando o método sequencial de desenvolvimento das várias disciplinas abrangidas pelo projeto. (JERNIGAN, 2008)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (636.8 Kb)   docx (499.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com