TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Melhorias na Gestão de Materiais: Estudo de Caso em Obra de linhas de Transmissão

Por:   •  13/6/2016  •  Artigo  •  5.978 Palavras (24 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 24

Melhorias na gestão de materiais: estudo de caso em obra de linhas de transmissão

 

Cléber Guimarães de Souza

Graduando em Engenharia da Produção pelo Centro Universitário Izabela Hendrix (CEUMIH), cgds23@hotmail.com

Rafael Silva de Aguiar

Graduando em Engenharia da Produção pelo Centro Universitário Izabela Hendrix (CEUMIH), rafaelsdaguiar@gmail.com

Lúcio de Souza Campos Neto

Mestre em Economia, docente do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (CEUMIH), lucio.campos@izabelahendrix.edu.br

Resumo

Os estudos sobre a gestão de projetos têm crescido nos últimos tempos devido ao aumento da competitividade das empresas mundialmente. Os projetos precisam ser gerenciados adequadamente, de modo a produzir os resultados esperados ou até melhores que os planejados pela organização que o está executando. É fundamental a conscientização sobre o gerenciamento de projetos de todos os setores da empresa, para que os resultados esperados sejam alcançados e cada setor consiga realizar suas tarefas com qualidade, dentro do tempo e orçamento esperado. O presente estudo teve como objetivo propor melhorias nos métodos utilizados no processo de gestão de materiais de uma empresa do ramo de estruturas de transmissão e serviços relacionados da região metropolitana de Belo Horizonte, por meio de um estudo de caso, com abordagem quanti-qualitativa, de propósito explicativo e natureza aplicada. Os resultados demonstraram que os principais entraves na distribuição dos materiais destinados ao canteiro de obras da empresa estudada, são devidos a falhas no planejamento e falta de acompanhamento efetivo na execução do projeto. Após aprofundar nos conceitos teóricos relacionados ao tema, tendo como finalidade minimizar as falhas observadas e contribuir para a execução das futuras obras, foi proposto o aprimoramento de medidas já adotadas pela empresa, bem como adoção de novas ações relacionadas ao planejamento e execução do projeto.

Palavras chaves: Gestão; Gestão de materiais; Gerenciamento de Projetos.

1 Introdução

 

Os estudos sobre a gestão de projetos têm crescido nos últimos tempos devido aumento da competitividade das empresas a nível mundial, logo, as organizações buscam se preparar cada vez mais para atender as expectativas do mercado. As técnicas de gerenciamento de projetos são determinantes para o crescimento organizacional das empresas.

Projetos são empreendimentos temporários ou sequência de atividades com objetivos claros, definidos em função de algum problema, oportunidade ou, até mesmo, interesse de uma pessoa ou organização (MAXIMIANO, 2008). Os projetos precisam ser gerenciados adequadamente, para que os objetivos sejam cumpridos e estes produzam os resultados esperados ou até melhores que planejado pela empresa ou organização que o está executando.

O gerenciamento de projetos está em evidencia em função da necessidade das corporações em otimizar recursos, através da adoção de técnicas que objetivam sistematizar o controle de custos, o desenvolvimento da programação e o gerenciamento dos riscos, essas técnicas podem ser aplicados a uma variedade de projetos. Gerenciamento de projetos é a aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos (PMBOK, 2009).

Com o aumento da demanda das empresas em gerenciar seus projetos, surgiram instituições especializadas nessa área, sendo o PMI - Project Management Institute uma das mais relevantes no assunto. Suas práticas são utilizadas por empresas de diversos setores para gerenciar diferentes tipos projetos e com as mais variadas finalidades. Através do PMI o estudo e gerenciamento dos projetos passaram a ser sistematizados.

Para Francischini e Gurgel (2013), administração de materiais é a atividade que planeja, executa e controla, nas condições mais eficientes e econômicas, o fluxo de material partindo das especificações dos artigos a comprar, até a entrega do produto terminado ao cliente.

A boa administração de materiais significa coordenar a movimentação de suprimentos com as exigências de operação. Ou seja, o objetivo da administração de materiais deve ser promover o material certo, no local de operação certo, no instante correto e em condição utilizável ao custo mínimo. (BALLOU, 1993)

É de extrema importância a conscientização sobre o gerenciamento de projetos das equipes de contratos, suprimentos, logística e almoxarifado para que os resultados sejam alcançados e assim cada setor consiga realizar suas tarefas com qualidade, dentro do tempo e custo projetados.

A distribuição dos materiais de aplicação destinados ao canteiro de obras, em uma empresa no ramo de estruturas de linhas de transmissão e serviços relacionados, vem sofrendo problemas em decorrência da falta do controle dos materiais acarretando em custos extras, atrasos e/ou falta de materiais e equipamentos necessários no que se refere ao envio e recebimento destes, destinados ao desenvolvimento das atividades na frente de trabalho. Como desenvolver melhorias na gestão de materiais das obras?

O presente trabalho tem como objetivo geral, propor melhorias nos métodos utilizados no processo de gestão de materiais de aplicação de uma empresa no ramo de estruturas de transmissão e serviços relacionados, situada na cidade de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte.

2 Cadeia de Suprimentos

Segundo Cerra, Maia e Alves Filho (2007), uma cadeia de suprimentos engloba todos os estágios (clientes, varejistas, distribuidores, fabricantes e fornecedores) envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido ao cliente. Dentro deste contexto ela deve ser enxergada como um conjunto traz uma série de desafios para as práticas gerenciais tradicionais.

Ballou (2006) afirma que a cadeia de suprimentos abrange todas as atividades relacionadas com o fluxo e a transformação de matéria prima se iniciando na extração de matéria prima até o usuário final e que nesse contexto os materiais e as informações fluem tanto para cima como para baixo nesta cadeia, assim como exemplificado na Figura 1, que ilustra a ideia da empresa estar no centro de uma rede de fornecedores e clientes.

Figura 1 – Rede de cadeia de suprimentos

[pic 1]

Fonte: CHRISTOPHER (2010)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)   pdf (418.4 Kb)   docx (174.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com