TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDUÇÃO DE CUSTOS PROPORCIONADOS PELA UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA BIM NA OBRA DE CONSTRUÇÃO DO COMPLEXO PRISIONAL DE ARAÇOIABA

Por:   •  30/8/2020  •  Artigo  •  2.006 Palavras (9 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 9

REDUÇÃO DE CUSTOS PROPORCIONADOS PELA UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA BIM NA OBRA DE CONSTRUÇÃO DO COMPLEXO PRISIONAL DE ARAÇOIABA[1]

PAPER XX

ABSTRACT

Nowadays in constructions site, it’s usual to have rework in some activities during the construction process. This can be attributed to the lack of specialized professionals to coordinate different typologies of projects. In this context, the present study aims to demonstrate and evaluate the use of clash detection tools using BIM Platforms to verify clash reports and coordinate the model as close to construction as possible. The concept of BIM (Building Information Modeling) is an innovative technology that has tools, platforms and environments to optimize and automatize the process of conflict detections among different projects. Based on this, a case study was conducted, in order to analyse the benefits brought with the use of the clash detection tool in the management of the construction of the Araçoiaba Prisional Complex. The methodology utilized consisted in the analysis of twenty Critical Analysis Report (CAR) developed by the firm responsible for the management of the construction of this project. The main goal of the case study was to verify the cost needed to solve the identified conflicts. The results of the study confirmed the advantages associated to verifying conflicts among different disciplines of projects by using BIM Technology.

Keywords: BIM. Clash detection. Building Information Modelling. Project management.

  1. INTRODUÇÃO

Em diversos setores da indústria, o detalhamento e a acurácia dos projetos a serem desenvolvidos apresentam fundamental importância na qualidade e atendimento aos prazos estipulados. Neste diapasão, a compatibilização de projetos, atrelado a outras ferramentas, torna-se imprescindível para a redução de custos e desenvolvimento de obras com a qualidade requerida pelo setor da construção civil (NASCIMENTO, 2014).

Novaes (1998) enfatiza a necessidade da participação dos diversos profissionais de projetos envolvidos nas etapas de execução do empreendimento, resultando em um maior entendimento das etapas construtivas e, desse modo, permitindo a “elaboração de projetos futuros com redução de incertezas, pela maior proximidade com a realidade produtiva.”

A compatibilização de projetos é fundamental para evitar erros devido a interferências entre projetos minimizando o retrabalho, reduzindo prazos de projeto e execução, desperdícios e custos.  Da fase de estudo preliminar ao desenvolvimento do projeto executivo, corrigir as incompatibilidades entre diversos projetos, apontando e propondo as adequações necessárias, é essencial para evitar problemas posteriores na obra (NAKAMURA, 2011).

Neste contexto, o Building Information Modeling surge como uma ferramenta para o gerenciamento de projetos permitindo maior eficiência e acurácia (LEITE, 2017). O BIM pode ser definido como um processo integrado, que armazena e agiliza a troca de informações de projetos, criando um modelo virtual para tomadas de decisão nas diversas fases do empreendimento (CBIC, 2016).

Este trabalho versa sobre a utilização do BIM no gerenciamento de uma obra de grande porte, com ênfase na redução de custos acarretada pelo uso das ferramentas de detecção de conflitos quando as mesmas são utilizadas em etapas prévias à execução de uma obra. Ao longo do estudo, pretende-se obter dados relativos ao emprego da compatibilização de projetos atrelada à Tecnologia BIM na redução de gastos com retrabalho e mão de obra ociosa, estes bastante comuns em obras onde a compatibilização de projetos não é realizada de todo, ou sem o uso da ferramenta BIM.

  1. METODOLOGIA

A fim de analisar o impacto do uso do BIM, especificamente no tocante à redução de custos proporcionada pela compatibilização de projetos, procedeu-se à análise de vinte Relatórios de Análise Crítica (RACs) elaborados pela equipe da empresa gerenciadora responsável pela obra do Complexo Prisional de Araçoiaba.

O Complexo é composto por 07 unidades prisionais, sendo 05 unidades masculinas e 02 femininas (MARTINS, 2014). Quando em pleno funcionamento, ofertará 2754 vagas ao sistema penitenciário de Pernambuco.

A obra foi orçada em aproximadamente R$ 130.000.000,00, dispostos entre as sete unidades prisionais, com custo médio de R$ 17.000.000,00 por unidade.

Os RACs elaborados pela equipe da gerenciadora consistem em uma das entregas realizadas pela empresa durante a execução do gerenciamento e supervisão das obras no Complexo Prisional. O documento compila as interferências e incompatibilidades encontradas entre os projetos de tipologias distintas, trazendo as informações necessárias para a compatibilização dos projetos de cada uma das sete unidades prisionais que o compõem. A Figura 1 apresenta o modelo dos RACs.

Figura 1 – Exemplo de RAC

[pic 1]

Fonte: Empresa Gerenciadora (2017)

O estudo de caso apresentado consiste na quantificação da redução dos custos finais de uma obra proporcionada pelo uso da compatibilização de projetos, uma das 7 dimensões da Tecnologia BIM, especificamente no tocante à redução de conflitos entre tipologias de projeto, que gerariam gastos com retrabalho, no caso da possibilidade de resolução do conflito em obra, e/ou ócio de equipe, enquanto a solução para a interferência é buscada pelos projetistas responsáveis.

A partir da análise dos RACs, foi elaborada uma planilha com o resumo de todas as interferências encontradas, de forma a quantificar os conflitos, para identificação da tipologia construtiva que apresentou maior número de interferências.

A partir desta informação, as interferências foram classificadas segundo as quatro situações apresentadas na Quadro 1.

O estudo prosseguiu, então, de forma a elaborar orçamento para avaliar o custo inerente à resolução dos conflitos detectados nesta etapa se os mesmos houvessem sido identificados durante a execução da obra. Conforme exposto, quando considerada inviável a resolução da interferência na fase de obras, foram quantificados os custos com ócio da equipe de execução, durante o desenvolvimento da solução por parte dos projetistas. A Figura 2 apresenta o fluxograma do estudo de caso realizado.

Quadro 1 - Classificação das interferências

Solucionável em obra – sem custo

Conflito é solucionável em obra, sem custos adicionais.

Solucionável em obra – com custo

Conflito é solucionável em obra, com custos adicionais.

Revisão de projeto

Conflito de difícil solução em obra, necessário revisão dos projetos.

Revisão de projeto com custo de solução

Conflito de difícil solução em obra cuja revisão de projeto acarretará em custos com material.

Fonte: Os autores

Figura 2 – Fluxograma do estudo de caso realizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (579.5 Kb)   docx (619.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com