TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Usabilidade das Plataformas Blackboard e Google Meet

Por:   •  7/8/2023  •  Monografia  •  17.227 Palavras (69 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 69

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - UNIPAC[pic 1][pic 2]

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

PAULO ROBERTO DE ASSIS FERREIRA

ANÁLISE DAS PLATAFORMAS GOOGLE MEET E BLACKBOARD NA GESTÃO DE DISCIPLINAS E APRESENTAÇÃO DE CONTEÚDOS ACADÊMICOS NO FORMATO À DISTÂNCIA

CONSELHEIRO LAFAIETE

2021

PAULO ROBERTO DE ASSIS FERREIRA

ANÁLISE DAS PLATAFORMAS GOOGLE MEET E BLACKBOARD NA GESTÃO DE DISCIPLINAS E APRESENTAÇÃO DE CONTEÚDOS ACADÊMICOS NO FORMATO À DISTÂNCIA

Monografia apresentada ao Curso de Engenharia de Computação da Faculdade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Computação.

Orientador: Prof. Francesco Silva.

CONSELHEIRO LAFAIETE

2021


AGRADECIMENTO

Dedico esse trabalho primeiramente a Deus que me permitiu vivenciar tudo isso. Dedico a minha amada mãe Rosângela que sempre me apoiou em todos os momentos da minha vida. Dedico também ao meu orientador Francesco pela paciência e ajuda neste trabalho. Vocês fazem parte desta vitória.


RESUMO

As análises de usabilidade buscam encontrar possíveis deficiências no uso de sistemas, pretendendo propor melhorias que agreguem valor a experiência de seus usuários. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma análise de usabilidade das plataformas Blackboard e Google Meet no Ensino à Distância (EAD) sob a perspectiva dos alunos e professores da Fundação Presidente Antônio Carlos (FUPAC). A fundamentação do presente trabalho foi embasada por pesquisa bibliográfica de periódicos online e palpáveis, além da elaboração de questionários para o levantamento de dados dos usuários de ambas as plataformas. O trabalho busca demonstrar a efetividade do funcionamento das plataformas Blackboard e Google Meet como ferramenta no EAD da FUPAC, no período da pandemia do COVID-19.

Palavras-chave: Ensino à Distância, Usabilidade, Teste de usabilidade, Blackboard, Google Meet.


ABSTRACT

Usability analyzes seek to find possible deficiencies in the use of systems, intending to propose improvements that add value to the experience of its users. The objective of this work is to develop a usability analysis of the Blackboard and Google Meet platforms in Distance Learning (EAD) from the perspective of students and professors at Fundação Presidente Antônio Carlos (FUPAC). The foundation of the present work was based on a bibliographic research of online and tangible journals, in addition to the elaboration of questionnaires to collect data from users of both platforms. The work seeks to demonstrate the effectiveness of the functioning of the Blackboard and Google Meet platforms as a tool at FUPAC's EAD, during the COVID-19 pandemic period.

Keywords: Distance Learning, Usability, Usability Test, Blackboard, Google Meet.

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 - Ícone de acesso a Plataforma Blackboard        24

Figura 2 - Tela de acesso a Plataforma Blackboard        25

Figura 3 - Página inicial do Portal do Aluno        26

Figura 4 - Mensagem após teste de validação dos campos de login e senha.        27

Figura 5 - Mensagem de erro apresentada ao acessar a plataforma com um login não válido.        27

Figura 6 - Sessão de encontros virtuais – acesso a aula online        28

Figura 7 - Aula online acessada pelo usuário.        29

Figura 8 - Configuração de áudio e vídeo na plataforma.        30

Figura 9 - Usuário acessa área para reportar problemas de áudio e vídeo.        30

Figura 10 - Relatório com as taxas de áudio e vídeo.        31

Figura 11 - Comunicação realizada pelos usuários utilizando a ferramenta de chat da plataforma.        32

Figura 12 - Compartilhamento de conteúdo pelo professor e ferramentas de interação.        33

Figura 13 - Tela compartilhada utilizando a ferramenta de visualização pelo usuário.        33

Figura 14 - Desenvolvimento de código da disciplina de Programação Orientada a Objetos.        35

Figura 15 - Desenvolvimento de questões da disciplina de Processamento de Sinais usando as ferramentas da plataforma.        36

Figura 16 - Desenvolvimento de questões da disciplina de Processamento de Sinais usando as ferramentas da plataforma.        36

Figura 17 - Ícone Google Meet        38

Figura 18 - Tela de acesso a Plataforma Google Meet.        39

Figura 19 - Aula online na plataforma Google Meet, acessada pelo usuário.        40

Figura 20 - Aula online na plataforma Google Meet.        40

Figura 21 - Configuração de áudio na plataforma Google Meet.        42

Figura 22 - Configuração de vídeo na plataforma Google Meet.        42

Figura 23 - Informação de problemas de áudio e vídeo na plataforma Google Meet.        43

Figura 24 - Usuários utilizando o chat na plataforma Google Meet.        44

Figura 25 - Opções de visualização de conteúdo compartilhado no Google Meet.        45

Figura 26 - Conteúdo compartilhado na plataforma Google Meet.        45

...

Baixar como (para membros premium)  txt (111.1 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 68 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com