TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Utilização do sistema de gestão PDCA e das Ferramentas da qualidade na padronização da rotina diária do setor de logística de uma indústria sucroenergética

Por:   •  13/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.387 Palavras (22 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 22

Utilização do sistema de gestão PDCA e das Ferramentas da qualidade na padronização da rotina diária do setor de logística de uma indústria sucroenergética

(Use of the management system-PDCA and quality Tools in the standardization of the daily routine of the logistics sector of an industry sucroenergetica)

Thiago Torres Ficco1; Fabio Cesar Ferreira2; Adriana Paula Fuzeto3

1Graduação – Centro Universitário UNIFAFIBE – Bebedouro SP

thiagoficco05@gmail.com

2Centro Universitário UNIFAFIBE – Bebedouro SP

fcferreira_27@hotmail.com

3Docente – Centro Universitário UNIFAFIBE – Bebedouro SP

dri.fuzeto@hotmail.com

Abstract: This article evaluated the implementation and standardization of a piece of software in order to reduce the time in the loading process, in the shipping sector of a multinational sugarcane company. For this purpose, the Basic Tools of Quality were used, such as: Ishikawa Diagram, Pareto Chart, Check Sheet and PDCA Cycle which make the surveys of processes that contain flaws possible, allowing, thus, correction and continuous improvement. After the implementation of the software and standardization of the operations, a significant gain in loading time was obtained - 12 hours reduced to 6 hours - within a time interval of arrival and departure of the vehicles in the unit. The implementation of the quality control operations in the mechanism of loading sugar optimized the process and created the necessary culture to guarantee the continuity of the improvements. 

Keywords: PDCA; quality tools; internal logistics department; storage; continuous improvement. 

Resumo: O presente artigo avaliou a implantação e padronização de um software para redução dos tempos no processo de carregamentos, no setor de expedição de uma multinacional do segmento Sucroenergético. Para tal foi utilizado as Ferramentas Básicas da Qualidade, tais como: Diagrama de Ishikawa, gráfico de Pareto, Folha de Verificação e o Ciclo PDCA que tornam possíveis os levantamentos dos processos que possuem falhas, permitindo então a correção e a melhoria contínua. Após a implantação do software e padronização do processo obteve-se um ganho significativo no tempo de carregamento, que passou de 12 horas, para 6 horas de estadia, entre o intervalo dos tempos de chegada e saída dos veículos na unidade.  Conclui-se que a implantação do sistema de controle de qualidade no processo de carregamento do açúcar, otimizou o processo e criou a cultura necessária para garantir a continuidade das melhorias.

Palavras-chave: PDCA; ferramentas da qualidade; setor de logística interna; armazenagem; melhoria contínua.         

1 INTRODUÇÃO

O cenário econômico no Brasil tem destacado a melhoria contínua e a padronização dos processos como um diferencial competitivo na solução dos problemas, na redução de custos e maximização do lucro líquido nas empresas. Partindo deste pressuposto, dados obtidos em uma pesquisa sobre o método PDCA e as sete ferramentas da qualidade contribuíram para o aprofundamento dos estudos referentes ao tema. A pesquisa foi baseada na melhoria contínua, compreendida por qualidade total (PALADINI, 2004).

A importância da aplicação do método PDCA consiste na ação de se resolver problemas e alcançar metas. Por esta razão Campos (2004) diz ser essencial o uso de ferramentas para sanar cada tipo de problema identificado em cada etapa do ciclo PDCA.

As setes ferramentas da qualidade são compostas por: Estratificação, Diagrama de Pareto, Folha de Verificação, Histograma, Carta de Controle, Diagrama de Dispersão e Diagrama de Ishikawa, e em alguns casos apoiados pela técnica de Brainstorming que consiste em reuniões com todas as partes envolvidas para coleta de novas ideias, onde o intuito é o de assegurar a livre expressão dos participantes (SELEME; STADLER, 2008).

Tais ferramentas em conjunto ao PDCA, podem auxiliar no setor logístico. Segundo Seleme e Stadler (2008), afirmam que, para que a ação tenha eficiência e eficácia, é necessário um gerenciamento da qualidade de forma organizada, onde os métodos e as ferramentas serão aplicados de forma conjunta, garantindo melhores condições para se obter um resultado satisfatório.

Segundo Martins e Campos (2000), a logística ganhou notoriedade em 1970 pela sua distribuição física, tanto no aspecto de logística interna como externa. A mesma pode ser subdividida em atividades primárias e secundárias. Primária: Transportes, Gerenciamento de Estoques, Processamento de Pedidos, e secundárias: Armazenagem, Manuseio de materiais, Embalagem, Sistema de informação (CARVALHO, 2002).

Um processo logístico efetivo padronizado é essencial para satisfação dos clientes e pode gerar uma grande vantagem competitiva. além de melhorar a qualidade dos serviços que a logística presta e aumentar a satisfação dos clientes e apoiar a sua fidelização, levando ao aumento da participação do mercado e a uma maior margem de lucro. Com foco nas reais necessidades do cliente, eliminando custo de serviço que não agregam valores, melhorando a produtividade do processo, juntas, essas ações de padronização tornam os produtos e serviços mais competitivos no mercado (IMAM, 1998).

Neste contexto, o objetivo deste trabalho é implantar os sistemas de gestão PDCA e as sete ferramentas da qualidade, visando à padronização das ações que compõe a rotina diária de carregamento de caminhões no setor logístico de uma indústria do segmento Sucroenergético.  

2 MATERIAL E MÉTODOS

2.1 Caracterização do local

O presente trabalho foi desenvolvido no setor de logística integrada de uma unidade industrial do ramo Sucroenergético, situada no noroeste do estado de São Paulo, no período de fevereiro a outubro de 2017.  A empresa apresentava problemas em sua área de logística e planejamento referente ao tempo de espera dos caminhões que chegavam para serem carregados e despachados aos respectivos clientes. O produto final carregado era o açúcar e a espera pelo carregamento por vezes ultrapassava 11 horas, dependendo do tipo de produto e de suas variadas formas de acondicionamento, podendo serem elas fardos, sacaria ou big bags. Os produtos e formas são armazenados em sete armazéns distintos, sendo cada armazém destinado a uma família de produtos dentro da área da logística interna, sendo os produtos: sacas de 50 kg granulado, sacas de 25 kg granulado, big bags de 1200 kg granulado, big bags de 1000 kg granulado, big bags de 1200 kg cristal, e área de varejo contemplando fardos de 5 kg, 2kg e 1 kg na linha do açúcar cristal e 25 kg, 5 kg, 1kg na linha do açúcar refinado amorfo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)   pdf (650.1 Kb)   docx (423.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com