TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Viabilidade Da Automação Residencial Em Cidades De Pequeno Porte, Na Percepção Dos Potenciais Usuários

Por:   •  22/8/2023  •  Artigo  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES

PRÓ-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

CÂMPUS DE ERECHIM

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

VÍCTOR FELIPE FERRARI

VIABILIDADE DA AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL EM CIDADES DE PEQUENO PORTE, NA PERCEPÇÃO DOS POTENCIAIS USUÁRIOS

ERECHIM

2022

VÍCTOR FELIPE FERRARI

VIABILIDADE DA AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL EM CIDADES DE PEQUENO PORTE, NA PERCEPÇÃO DOS POTENCIAIS USUÁRIOS

Resenha crítica apresentada à Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus Erechim, Curso de Engenharia Elétrica, Departamento de Engenharias e Ciência da Computação, como requisito para avaliação da disciplina de Metodologia Científica.

Orientador: Prof. Adriane Carla Vanni.

ERECHIM

2022

RESENHA CRÍTICA SOBRE O ARTIGO

A obra referência para essa resenha crítica é uma pesquisa realizada na mesorregião do Agreste Paraibano. A pesquisa foi realizada em 5 diferentes municípios, e estes, assim como os participantes da pesquisa, foram selecionados por meio de sorteio aleatório. Os autores responsáveis pela obra são: Mayara Carla Marques e Anna Cecília Chaves Gomes.

O texto é dividido em 4 partes, sendo elas Introdução, Metodologia, Resultados e discussões e Conclusão. Na primeira parte, que é a Introdução, os autores citam as diferentes fontes que levaram ao estudo do tema, mostrando conceitos e a viabilidade do estudo. Conforto e segurança foram as formas mais comentadas pelos autores referenciados como sendo as mais utilizadas no contexto automação residencial.

Na segunda parte, que trata a respeito da Metodologia, os autores mostram qual o passo a passo adotado para dar sequência no andamento do projeto. Nessa parte foram utilizadas como primeiro critério seleção aleatória de cidades de pequeno porte, que segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), são cidades que possuem menos de 50 mil habitantes. Os municípios escolhidos no sorteio para ser realizado o estudo foram Serraria, São Sebastião de Lagoa de Roça, Mogeiro, Massaranduba e Puxinanã. O público escolhido para responder as perguntas também foi selecionado de maneira aleatória, o que resultou em 900 pessoas entrevistadas. O questionário aplicado contou com 36 perguntas separadas em dois blocos: interesse em adquirir o produto e capacidade financeira para adquirir. Além dos blocos, as perguntas ainda foram subdivididas em 3 grupos, sendo eles: conforto/comodidade, economia e segurança.

A amostragem por fim foi definida como probabilística, devido ao fato de que ocorreu aleatoriedade na escolha dos participantes da amostra, bem como os municípios de estudo. Foi utilizada estatística descritiva para análise, utilizando para isso o International Business Machines Statistical Package for the Social Sciences (IBM SPSS) versão 22.

Na terceira etapa, que é sobre Resultados e Discussões, é mostrado as subcategorias que foram divididas a partir dos 3 principais grupos para um melhor entendimento dos interesses do público. Foram entrevistados pessoas de ambos os sexos, maiores de 18 anos. Com os dados coletados, tornou-se possível identificar que o item mais importante entre as três categorias para ambos os sexos é Segurança e o que menos interessa para esse público é Comodidade e Conforto.

Com base nos resultados da pesquisa, é possível perceber que sistemas de conforto e comodidade são itens que não se tornam necessários no dia a dia da maioria dos entrevistados. Já o sistema de segurança foi o mais escolhido entre os três, o que pode ser um reflexo do melhor custo-benefício ofertado por este.

Por fim, a quarta etapa cita a conclusão do estudo. A realização desse trabalhou possibilitou um resultado acerca da visibilidade que a automação residencial tem nas cidades de pequeno porte na mesorregião do Agreste Paraibano, concluindo com sucesso a proposta inicial do estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com