TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Viabilidade técnica econômica para a substituição do sistema de iluminação existente no UNIPAM por iluminação tipo LED

Por:   •  6/11/2017  •  Artigo  •  4.806 Palavras (20 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 20

Viabilidade técnica econômica para a substituição do sistema de iluminação existente no UNIPAM por iluminação tipo LED

PATOS DE MINAS

2015


Viabilidade técnica econômica para a substituição do sistema de iluminação existente no UNIPAM por iluminação tipo LED

Bolsista:

___________________________________

      Max Aurélio dos Santos Barbosa.

Orientador:

___________________________________

      Eduardo Sylvestre Lopes de Oliveira.

Artigo Cientifico do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC XVI - apresentado à Coordenadoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, do Centro Universitário de Patos de Minas.

PATOS DE MINAS

2015


SUMÁRIO

1        Introdução        5

1.1         Objetivos        6

2        sistemas de iluminação        7

2.1        tipos de lÂmpadas        8

2.1.1        lÂmpadas de led        8

2.1.2        vantagens e desvantagens  de das lÂmpadas de led        9

2.2        caracterÍsticas das lampadas        10

3        eficiÊncia energÉtica        11

3.1        fator de potÊncia        13

4        SISTEMA DE ILUMINAÇÃO DO UNIPAM        14

4.1        CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA ATUAL        14

4.2        PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO        15

4.3        PROJETO PILOTO DE SUBSTITUIÇÃO DE LÂMPADA        16

4.4        SISTEMA PROPOSTO DE ILUMINAÇÃO        17

        conclusÕes        19

        REFERÊNCIAS        20

        

RESUMO: O objetivo desde trabalho é apresentar os benefícios ao se realizar a troca de luminárias comuns, fluorescentes e incandescentes, por luminárias com lâmpadas de LED, visando melhor eficiência energética do sistema e consequentemente menor custo operacionais. O estudo é realizado no sistema de iluminação interna dos blocos de ensino do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), na cidade de Patos de Minas, que, com a coleta de dados de consumo e demanda do UNIPAM, e de catálogos de fabricantes de lâmpadas LED, pode-se realizar uma estratégia de substituição das lâmpadas. Como resultados são apresentados valores teóricos que mostram uma redução significativa no consumo de energia do sistema de iluminação estudado, quando se realiza a troca por lâmpada LED. Ao comparar o sistema atual de iluminação com o sistema proposto, fica claro que com gestão energética e uso de equipamentos mais eficientes, pode-se reduzir a demanda instalada e consequentemente os custos operacionais do sistema, chegando a reduzir 26,3 % de todo o consumo de energia do UNIPAM.

Palavras chave: Lâmpada LED, Eficiência Energética, Iluminação, UNIPAM.



1 INTRODUÇÃO

Com o passar dos anos a população mundial está crescendo consideravelmente. Em um estudo realizado pela ONU, observou-se que a população mundial passará de 7,2 bilhões de habitantes em 2015 para 12,3 bilhões de habitantes em 2100 (ONU, 2015). Assim, tendo em vista o constante aumento populacional, o consumo de energia elétrica tenderá à aumentar, seguindo a característica de crescimento populacional.

Com a tendência de aumento de consumo de energia elétrica ocasionado pelo aumento populacional, haverá a necessidade de aumentar a demanda elétrica instalada, o que garantirá o estilo de vida da população.  Porém, o sistema elétrico é alicerçado em grandes polos produtores de energia, com potências nominais em torno de mega e/ou giga watts, ou seja, são grandes construções que necessitam de grande investimento e longos prazos para as execuções dos projetos.

No Brasil, 85,2 % de toda a energia elétrica produzida vem de fontes hidrelétricas (ANEEL, 2015), que mesmo sendo fonte renovável de energia, vem sendo castigada pelos altos períodos de estiagem e seca, reduzindo a capacidade média de geração dessas centrais geradoras, o que vai contra a tendência de aumento no consumo de energia elétrica. Além disso, a instalação de novas centrais hidrelétricas vem sofrendo enormes críticas, onde as licenças ambientais para suas construções vêm sendo sempre alvo de protesto, levando a grande dificuldade de obtê-las. Assim, uma estratégia alternativa a necessidade de aumento da demanda instalada é bem-vinda.

O sistema elétrico brasileiro apresenta perfis bem variados de cargas, onde os consumidores fazem usos de motores, lâmpadas, e uma diversidade enorme de equipamentos elétricos e eletrônicos. Muitos dos equipamentos que estão conectados ao sistema elétrico são equipamentos antigos, ultrapassados e que podem ser substituídos por outros de tecnologia mais atual, que exerça a mesma função porém consuma uma fração da potência elétrica que consumia o equipamento antigo.  E outras palavras isto é atuar diretamente no rendimento energético dos equipamentos que estão conectados ao sistema. Desta forma pode-se manter as funcionalidades dos equipamentos antigos, porem consumindo menos energia elétrica. Assim, ao contrário de aumentar a demanda instalada, pode-se aumentar a qualidade do rendimento dos equipamentos que estão conectados ao sistema elétrico e assim diminuir seus consumos, o que permite a inserção de novas cargas sem a necessidade de aumento de demanda.

        Analisando especificamente os sistemas elétricos de iluminação, nas últimas décadas houve grandes avanços tecnológicos, onde incialmente constava apenas com lâmpadas incandescentes filamentosas, hoje há uma grande infinidade de lâmpadas, como, por exemplo, lâmpadas fluorescentes, lâmpadas de vapor metálico, lâmpadas de descarga e mais recentemente lâmpadas de LED de alta incidência luminosa e baixo consumo elétrico. Desta forma, ao analisarmos sistemas elétricos de iluminação concebidos à uma ou duas décadas atrás, encontra-se uma grande quantidade de lâmpadas que podem ser substituídas por outras de tecnologias mais avançadas e com melhor rendimento energético, e assim consegue-se diminuir a energia consumida mantendo-se o mesmo padrão de iluminação já existente. Portanto, em sistemas de iluminação, uma análise do quantitativo de lâmpadas e o tipos de lâmpadas utilizadas no sistema, pode ser um bom indicativo de que pode-se aumentar a eficiência do sistema elétrico de iluminação estudado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (512.8 Kb)   docx (927.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com