TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A aplicação da informática na gestão da polícia de juros de conhecimento

Artigo: A aplicação da informática na gestão da polícia de juros de conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Artigo  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

Até que ponto as tecnologias da comunicação influem na capacidade de produzir segurança? Mais além da sua aplicação específica na análise criminal e respectivas estatísticas criminais, o desenvolvimento de novos equipamentos(hardware) e aplicativos (software) para processamento automatizado de dados tornaram essencial o papel da tecnologia da computação na gestão do conhecimento em prol da defesa social e da segurança pública. Exemplos disso podem ser detectados em aplicações hoje destinadas a temas de grande complexidade e relevância, caso por exemplo dos modernos sistemas de identificação humana ("biometrics") e de informação criminal.

Considerando as aplicações da tecnologia da computação na gestão do conhecimento de interesse policial, especificamente em sistemas de identificação humana, é digno de nota o Sistema Automatizado de Identificação Papiloscópica ["Automated Fingerprint Identification System" (AFIS)]. O AFIS, após alimentado com a imagem de uma impressão papiloscópica de um indivíduo desconhecido, executa buscas automatizadas procurando impressões semelhantes em seus arquivos. Ao final da busca, o sistema apresenta uma lista de impressões semelhantes e prováveis de corresponderem à submetida para identificação. As impressões sugeridas pelo sistema podem ser então examinadas, uma-a-uma, visualmente, para que seja determinado qual delas melhor corresponde à impressão que deu motivo ao processo de busca.

Já na área da informação criminal, um dos destaques é o Centro Nacional de Informação Criminal ["National Crime Information Center" (NCIC)]. O NCIC é uma base automatizada de dados, criada pelo FBI em 1967, e que coleta e extrai dados sobre indivíduos procurados por delitos cometidos em qualquer lugar dos EUA, constando também dessa base de dados os registros de bens perdidos ou subtraídos, incluindo veículos, placas de automóvel, embarcações e títulos financeiros. O sistema possui mais de seis milhões de registros ativos, totalmente manejados de forma automatizada, trabalho realizado por processadores capazes de responder a mais de 270 mil consultas diárias por um sistema que funciona ininterruptamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com