TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A deep web

Artigo: A deep web. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Artigo  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 2

A deep web

Se na vida “real” ainda não foi possível constatar se tal teoria funcionaria de fato, na vida digital temos um exemplo do que acontece ao homem que conta com a total liberdade, sem dispositivos de repreensão: a deep web.

Trata-se de uma parte (consideravelmente grande) da internet que, simplesmente, não “existe” para os mecanismos de busca por um simples motivo: em sua concepção, as páginas receberam a tag “<META NAME=”robots” CONTENT=”noindex,nofollow”>”, que tem dupla função: faz com que os robôs dos mecanismos de busca (softwares que navegam, diuturnamente, por toda a web, buscando novos conteúdos e atualizações de conteúdos já indexados) não visualizem determinadas páginas (algo útil, por exemplo, quando o site está recebendo ajustes e ainda não está pronto para ser visualizado por todos) e também impede que os mesmos robôs sigam os links desses sites. Eis a receita do anonimato. Assim, curiosamente, os conteúdos só ficam acessíveis para quem tiver os links diretos, o que acontecerá somente se o dono do site resolver divulgar seus links em locais específicos da web.

Garantia de anonimato para quem navega

Quando navegamos na internet, deixamos rastros por todos os lados: cookies (pequenos arquivos de texto que capturam diversas informações a nosso respeito, como, por exemplo, nossas preferências de navegação, localização aproximada, e-mail), históricos públicos, históricos no servidor / provedor de serviços e outras mais específicas. Assim, na superfície, na navegação tradicional, o anonimato é uma ilusão, pois bastam alguns conhecimentos básicos para rastrear a navegação de quem quer que seja. A Polícia Federal já utiliza recursos de rastreamento e consegue “pegar no pulo” alguns pedófilos desavisados. Assim, uma página ser protegida da indexação dos mecanismos de busca não garante o anonimato de quem navega.

Para que o usuário fique totalmente no anonimato, existe um browser específico, chamado Tor (https://www.torproject.org/download/download-easy.html.en). Partindo da premissa de uma internet totalmente livre, o browser oferece anonimato absoluto, sendo ferramenta essencial de quem deseja ficar oculto em suas navegações pela deep web.

Por incrível que pareça, é simples assim: basta usar o antivírus no talo, uma máquina virtual (que permite simular um outro computador dentro de seu sistema principal, garantindo mais segurança para os seus dados, a mais famosa é a Virtual Box), o Tor (já citado acima) e pronto: é só mergulhar no pântano lamacento da deep web.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com