TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deep Web

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO – CAMPUS PATROCÍNIO

CURSO SUPERIOR DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

LUIZ PAULO NASCIMENTO CARVALHO

DEEP WEB

PATROCÍNIO, MG

2015


Introdução

Muita gente acredita que a internet se resume aos buscadores, como o Google ou o Bing, e se não conseguir encontrar algo por meio desses buscadores, geralmente se pensa que essa coisa não exista. Porém, a realidade não é bem essa.

Os sites de busca só conseguem encontrar sites que tenham sido indexados por eles. Todo o restante, todas as páginas que não podem ser encontradas por buscadores são consideradas Deep Web. Isso inclui não apenas esses sites “invisíveis” para os buscadores, mas também qualquer conteúdo protegido por senha. Toda essa parte da internet, ou seja, a Deep Web representa a grande maioria da internet, sendo por vezes dito que a Deep Web é equivalente a 96% de toda a internet enquanto o 4% restante seria a internet “visível” que estamos acostumados. O tamanho exato da Deep Web é impossível de ser calculado, mas em um anuncio recente da Google, ela afirma que há, pelo menos, 60 trilhões de páginas na Deep Web, enquanto que a internet visível possui algo próxima a 40 bilhões de páginas indexadas (KUNDER, 2015).

[pic 2]

Figura 1 – Analogia do iceberg
Fonte: Site Gadoo¹

Como visto na figura 1, uma analogia bastante usada para representar o tamanho da Deep Web é a do iceberg, em que a parte visível do iceberg que está na superfície seria a internet visível, enquanto que toda a parte submersa do iceberg seria a Deep Web.


O que se encontra na Deep Web

A Deep Web ficou bastante conhecida por ser o lar das maiores atrocidades feitas pelo homem, um lugar aonde você só vai se estiver procurando coisas ilegais, mas como dito anteriormente, ela não está nem perto de ser apenas isso. Usar a Deep Web é uma forma de navegar anonimamente, sem expor seus dados e informações pessoais para pessoas mal-intencionadas. Porém, esse anonimato acaba atraindo também pessoas que pretendem praticar atividades ilegais, tais como venda de drogas, prostituição, assassinatos e diversos outros crimes, o que acabou manchando a reputação da Deep Web.

Um exemplo famoso da Deep Web é a WikiLeaks, que é uma organização sem fins lucrativos da Suécia, que iniciou suas atividades na Deep Web, e alcançou repercussão mundial com a publicação de grandes quantidades de documentos confidenciais do governo dos Estados Unidos. Uma das publicações mais notáveis do site é a do vídeo do ataque americano à Bagdá, em que um helicóptero americano mata pelo menos 12 pessoas, incluindo dois jornalistas, durante a ocupação do Iraque. O conteúdo das publicações geralmente é relacionado à corrupção, violação dos direitos humanos, e crimes de guerra. Em 2011, o parlamentar norueguês Snorre Valen fez uma proposta indicando o WikiLeaks ao Prêmio Nobel da Paz, segundo ele, o WikiLeaks é “uma das contribuições mais importantes para a liberdade de expressão e transparência” (MOSKWA, 2011).

Acessando a Deep Web

Antes de qualquer coisa, tenha em mente que, se você pretende navegar pela Deep Web, esteja preparado para entrar em um ambiente repleto de crackers (hackers com más intenções), que atacam principalmente novos usuários, que não possuem muita informação a respeito dos perigos da Deep Web. Não existe qualquer filtro de segurança na Deep Web, o que acabou rotulando ela como uma “terra sem lei”, ou “zona de guerra”. Outra coisa bastante comum é o redirecionamento de página sem a sua permissão, ou seja, por vezes você vai acabar parando em lugares não muito agradáveis, como lojas virtuais de venda de drogas, pornografia infantil, ou até mesmo necrofilia. Portanto, se você não tem intenção de ver nada disso, é melhor ficar longe da Deep Web (AURICCHIO, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (992.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com