TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A historia da Robótica no Brasil e no Mundo

Por:   •  22/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  12.199 Visualizações

Página 1 de 5

Capa

Contra capa

A História da Robótica no mundo e no Brasil

     A robótica vem sendo desenvolvida cada vez mais no mundo.Pesquisadores e indústrias de vários países, investem cada dia mais para que a robótica seja explorada e experimentada de todas as formas possíveis.

    Seu início foi com Leonardo da Vinci, em 1495, onde documentos revelavam um cavaleiro mecânico que podia mover seus braços, cabeça e o maxilar. Mas o desenvolvimento inicial dos robôs se deu no esforço de automatizar as operações industriais. No século XVIII, na indústria têxtil, surgiram os primeiros teares mecânicos, pois com o contínuo progresso da revolução industrial, as fábricas procuraram ser equipadas com máquinas capazes de realizar e reproduzir, automaticamente, determinadas tarefas. Mas a criação de verdadeiros robôs não foi possível até a invenção do computador em 1940.

     Em 1956, George Devol e Joseph Engelberger, abriram a primeira fábrica de robôs do mundo, a Unimation. O primeiro robô industrial foi o Unimates, desenvolvido no início da década de 60. As primeiras patentes de máquinas transportadoras pertenceram a Devol, máquinas que eram robôs primitivos que removiam objetos de um local para outro. Engleberger, por sua vez, pela construção do primeiro robô comercial, foi apelidado de "pai da robótica”.

     A partir da década de 80, a Robótica vem avançando em grande velocidade e, dentre inúmeros projetos, o Asimo, iniciado em 1986 pela Honda Motor Company, o Qrio da Sony, e o Robonaut, criado pela Nasa para auxiliar os astronautas da Estação Espacial Internacional na execução de atividades extraveículares, também são bastante relevantes. Os três são citados como robôs humanóides concebidos para interagir com seres humanos. A morfologia desses robôs sempre foi uma preocupação para os cientistas. Mas atualmente, com o avanço tecnológico e a presença dos mais variados tipos de equipamentos no dia-a-dia, como computadores, celulares, controles, este receio diminuiu e os robôs não necessitam ser à imagem e semelhança dos humanos.

    Robôs no Brasil ainda é um tema de ficção, pois o país tem qualidade de pesquisa teórica muito boa, mas aplicação industrial muito restrita. Isto acontece devido à falta de atuação da indústria no segmento e ao pouquíssimo investimento feito pelo governo. Por outro lado, a automação industrial é muito forte, pois conta com a força do parque industrial do Brasil e impulsiona a produção. Hoje muitos outros modelos de robôs estão à disposição dos humanos pelo mundo, e nosso país ainda está engatinhando nesta área, mas logo os robôs farão a sua invasão aqui em nossas terras.

O que é Robótica? Conceitos.

A robótica é a junção de eletrônica, mecânica e computação, tudo se baseia em um circuito impresso, aonde são inseridos os componentes para começar a formar os seus comandos. Tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos. Os robôs estão sendo cada vez mais requisitados para serem utilizados nas áreas de situações de risco, desgaste físico e mental, também nas áreas aonde existe uma precisão de peças iguais. Segue abaixo as três regras referentes ao robô.

  1. Um robô não pode fazer mal a um ser humano e nem, por omissão, permitir que algum mal lhe aconteça.
  2. Um robô deve obedecer às ordens dos seres humanos, exceto quando estas contrariarem a Primeira lei.
  3. Um robô deve proteger a sua integridade física, desde que, com isto, não contrarie a Primeira e a Segunda lei.

Gerações (evolução) da robótica

      Em 1924 surgiu o primeiro robô, ele podia, utilizando o sistema de telefonia, ligar e desligar ou regular remotamente qualquer coisa que estivesse conectado a ele. Já sete anos mais tarde foi criado um robô com 2 metros de altura e era feito de aço, esse robô fazia alguns comandos como sentava, ficava de pé, movia os braços e conversava com as pessoas reproduzindo frases gravadas, tudo isso através de comando de voz.

            No ano de 1969, foi criado o famoso Braço Stanford, era um braço mecânico que empilhava blocos conforme os comandos determinados, através desse protótipo, começaram a utilizar nas indústrias da Europa em 1970 e 1971 em fabricas de automóveis.

Em 1972 desenvolveu-se em uma universidade um robô capaz de reconhecer e orientar objetos em duas dimensões.

Em 1975 foi desenvolvido um manipulador realmente flexível conhecido como Braço Manipulador Universal Programable (PUMA, siglas em inglês). Que suas funções eram mover um objeto e colocar em qualquer orientação em um local desejado que estivesse ao seu alcance, esse conceito é utilizado ate hoje na maioria dos robôs atuais.

E no ano de 1995 começou a era da robótica nas indústrias, o Japão como líder com mais robôs investido em seu pais. Todas as atividades de perigo humano, desgaste mental, algo que precisa se de uma exata pressão, padrão e igualdade de peças foi automatizado esse processo, conforme os anos vão passando os robôs passam a ganhar formas melhores, diversos tamanhos e diversas modalidade para cada necessidade, como conhecemos em nossos dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (369.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com