TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A internet e sua evolução

Relatório de pesquisa: A internet e sua evolução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.708 Palavras (7 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

Introdução 03

Relatório final 04

Referências Bibliográficas 23

ANEXOS 24

INTRODUÇÃO

O Projeto tem como finalidade diagnostica a importância da elaboração de um site e como o mesmo pode potencializar a venda de comércio eletrônico suas vendas e fazer da mesmas mais preparada para a forte concorrência. Foi levantado diversos fatores como a comercialização de eletrônico e vendas na internet, formas de pagamento com suas vantagens e desvantagens e como se comportam com esse recurso fatores pelo crescimento da internet, abordamos o crescimento da internet, e quais benefícios uma empresa pode ter com essa ferramenta.

RELATÓRIO FINAL

A Internet e sua evolução

A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator. O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços online contribuíram para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscas informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão em sites de games. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual a qualquer momento. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail. As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas online dispararam.

A internet no Brasil se desenvolveu junto ao meio acadêmico e científico, e no seu início, o acesso era restrito a professores e funcionários de universidades e instituições de pesquisa. Somente no ano de 1995 a internet deixou de ser privilégio das universidades e da iniciativa privada para se tornar de acesso público. Desde então o número de provedores que oferecem o serviço e número de usuários que utilizam este recurso aumentam a cada ano.

No ano de 1987, foi realizada uma reunião na Universidade de São Paulo, na qual estavam presentes representantes do governo e da Embratel, com o objetivo de criar uma rede que visava interligar a comunidade acadêmica e científica do Brasil com outros países com a finalidade de trocar informações.

Em 1988, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) conseguiu se conectar a Universidade de Maryland, acessando a Bitnet (Because It's Time Network), que era uma rede que permitia a troca de mensagens. No mesmo ano, em São Paulo a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) se conectou ao Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab) em Chicago, também por meio da Bitnet.

Em 1989, a Universidade Federal do Rio de Janeiro também se conectou à Bitnet através de uma universidade americana, tornando-se a terceira instituição a ter acesso a essa tecnologia. Nesse ano, foi criada, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento

Científico e Tecnológico (CNPq), a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que durante a década de 1990 foi a responsável por fornecer acesso a internet a aproximadamente 600 instituições, ou seja, por volta de 65 mil usuários.

A internet no Brasil:

No Brasil, os primeiros embriões de rede de comunicação surgiram em 1988, ligando universidades brasileiras a instituições nos Estados Unidos. No mesmo ano, o Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) começou a testar o AlterNex, o primeiro serviço brasileiro de Internet não-acadêmica e não-governamental. Inicialmente, o AlterNex era restrito aos membros do Ibase e associados, e, só em 1992, foi aberto ao público.

Em 1989, o Ministério da Ciência e Tecnologia lançou um projeto pioneiro, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Existente ainda hoje, a RNP é uma organização de interesse público, cuja principal missão é operar uma rede acadêmica de alcance nacional. Quando foi lançada, a organização tinha o objetivo de capacitar recursos humanos em alta tecnologia e difundir a Internet por meio da implantação do primeiro backbone nacional (Rede primária por onde passam os dados que serão trafegados na Internet). Neste processo evolutivo, a Internet passou por várias etapas de maturidade, marcadas por algumas nomenclaturas. Antigamente, era a Internet, quando qualquer um podia ler o conteúdo produzido pelos portais. Atualmente, vivemos plenamente a era da Internet onde o conteúdo pode ser produzido por qualquer usuário nos blogs e redes sociais.

O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômica, trata-se de uma instituição autônoma que tinha como um dos seu objetivos levar informação à sociedade civil, incluindo o acesso a rede de computadores.

Pioneiros no assunto, na década de 1980, o Ibase ligou-se a uma instituição internacional a qual visava a troca de informações entre ONG’s por meio de correio eletrônico.

Em 1989, o Ibase juntamente com o Institute for Global Communications, dos Estados Unidos e outras agências internacionais, colocaram em funcionamento o Alternex, que era um serviço de troca de mensagens e conferências eletrônicas, inovador no país.

A empresa, estuda é a Nunn Eletro sendo o mesmo utilizado para o nome fantasia.

Foi fundada em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com