TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACIDENTES DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  21/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.625 Palavras (7 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

Sendo uma infeliz realidade do setor, a engenharia civil é um dos âmbitos com mais acidentes de trabalho no Brasil, ocupando o primeiro lugar entre as incapacidades permanentes do país, o segundo em óbitos (depois do transporte terrestre) e o quinto em absenteísmo por mais de 15 dias.

Conhecer onde é originado o problema, é a melhor forma de entende-lo e evita-lo. Nesta pesquisa, introduzimos o conceito de acidente de trabalho dentro da construção civil e identificamos suas causas em alguns casos selecionados, para que assim possamos entender a necessidade e importância da segurança do trabalho na construção civil.

ABSTRACT

Being an unfortunate reality in the sector, civil engineering is one of the areas with the most occupational accidents in Brazil, occupying the first place among the country's permanent disabilities, the second in deaths (after land transport) and the fifth in absenteeism for more 15 days.

Knowing where the problem originates is the best way to understand and avoid it. In this research, we introduced the concept of an accident at work in civil construction and identified its causes in some selected cases, so that we can understand the need and importance of work safety in civil construction.

1 INTRODUÇÃO

No Brasil, estima-se que um sinistro de trabalho ocorra a cada 48 segundos, a construção civil, por sua vez, é uma das áreas onde eles mais acontecem. Logo, a prevenção de acidentes é um tema cada vez mais recorrente entre os profissionais, gestores e investidores do ramo.

Uma análise desenvolvida pelo Ministério do Trabalho Público em cooperação com a Organização Internacional do Trabalho, entre os anos de 2012 e 2018, registrou 4,4 milhões de acidentes no país, entre estes 97.000 ocorreram no setor da construção.

Entender a importância da prevenção desses acidentes frente a esse cenário adverso é extremamente importante para o futuro da profissão e para os novos ingressantes no mercado de trabalho, pois conscientizar nossos alunos e futuros profissionais sobre suas responsabilidades quanto a sua segurança pessoal e com a segurança pessoal de sua equipe é uma forma direta e eficiente de alerta-lo sobre possíveis acidentes que podem ser evitados ou ter seus riscos reduzidos, formando assim profissionais mais qualificados e preparados para tais circunstâncias.

A Relação Anual de Informações Sociais, estima que os riscos de acidentes fatais na construção civil são mais do que o dobro da média de outros segmentos. Estes riscos dependem da exposição ao perigo e para controlá-lo é seguido cinco etapas: eliminação, substituição, controles de engenharia, sinalização (alertas e controle administrativo) e equipamentos de proteção individual – EPI.

Logo, podemos ver em alguns casos que serão apresentados na pesquisa que quando não se eliminam ou substituem a fonte de perigo, ou não há um controle com a exposição de profissionais, ou não são utilizados os devidos equipamentos de segurança, os resultados são desastrosos.

2 ACIDENTES DE TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

2.1 Gilberto Jorge – Faleceu em 23/10/2020

Classificação: Ato inseguro

O pintor Gilberto Jorge, de 51 anos, faleceu vítima de uma queda, na tarde de sexta-feira (23), enquanto trabalhava na cobertura de um prédio de três andares na rua Nepal, no Bairro das Nações.

Segundo o SAMU, a vítima caiu de aproximadamente 12 metros de altura. Quando os socorristas chegaram ao local, ele já havia falecido.

Segundo informações de quem estava no local no momento do acidente, dizem que Gilberto não estava utilizando o seu equipamento de proteção individual enquanto trabalhava, nada que o “prendesse” ao prédio, nem capacete.

2.2 Dois trabalhadores da construção civil morrem em menos de 24 horas no Sul do ES – 20/07/2020 e 21/07/2020

Classificação: Ato inseguro

Em menos de 24 horas, dois trabalhadores do setor da construção civil morreram após sofrerem acidentes no momento em que estavam trabalhando em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. Em ambos os acidentes, as vítimas não estavam utilizando equipamentos de segurança.

O primeiro acidente aconteceu na tarde da segunda-feira (20) na Rua Costa Pereira, no Centro de Cachoeiro, onde um homem de 58 anos que trabalhava em uma obra caiu de uma altura de cerca de 12 metros. Ele chegou a ser levado para o Hospital Santa Casa de Misericórdia, mas não resistiu aos graves ferimentos.

"A vítima estava bastante machucada. Estava com diversas fraturas. A lesão mais grave era um afundamento de crânio", explicou o tenente do Corpo de Bombeiros, Guilherme Schulz.

Já o segundo acidente ocorreu na manhã desta terça (21) na localidade de Alto Gironda, praticamente da mesma forma. Um homem de 32 anos morreu na hora ao cair de uma altura de aproximadamente seis metros. Ele trabalhava como encarregado da obra.

"A equipe que foi ao local acredita que ele bateu a cabeça ao cair e isso ocasionou o óbito", disse Guilherme.

2.3 Antônio Márcio Lima Pereira – Faleceu em 18/12/2019

Classificação: Ato inseguro e condições inseguras

Um homem caiu da fachada de um prédio, na manhã da quarta-feira (18), e morreu. O edifício do Condomínio Laguna, localizado na esquina das ruas 8 de Setembro e República do Líbano, no bairro Varjota, estava em reforma. A vítima fazia reparos em uma cadeira suspensa, por volta das 9 horas. O operário Antônio Márcio Lima Pereira tinha 19 anos e morreu na hora.

A identidade da vítima foi confirmada pelo auditor-fiscal do trabalho no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Daniel Arêa Leão Barreto. Antônio Márcio estava no 19º andar quando tentava mudar do elevador para a cadeira suspensa e caiu. O cinto de segurança não teria aguentado o peso do jovem. Era o primeiro emprego dele.

"O trabalhador ia saindo da cobertura e a cadeira desabou junto com ele, ocasionando o acidente. E pelo que consta, vários erros ocasionaram o acidente", afirma o auditor-fiscal do trabalho. Dentre os motivos, ele cita a falta do uso de EPI. "A corda da cadeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com