TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACIDEZ EM AMOSTRA DE VINAGRE

Por:   •  22/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

QUÍMICA EXPERIMENTAL

                ACIDEZ EM AMOSTRA DE VINAGRE

Prof.ª Dr.ª Maristela Silva Martinez

RIBEIRÃO PRETO – SP

NOVEMBRO, 2017


Introdução

O vinagre é o condimento líquido fabricado por meio da fermentação do vinho, onde ocorre a conversão do álcool em ácido acético por bactérias acéticas. A acidez volátil corresponde ao teor de ácido acético que é o componente mais importante do vinagre. Ele provém da oxidação do álcool do vinho no processo de acetificação. O vinagre para consumo deve ter entre 4% e 6% de ácido acético. As principais perdas de ácido acético, no processo de acetificação, são devidas ao consumo elevado de álcool pelas bactérias, à evaporação natural dos constituintes voláteis (álcool, ácido acético) e a problemas industriais.

 Seguindo o conceito de Arrhenius, os ácidos são substâncias que liberam íons positivos de hidrogênio ou prótons (cátions ou ânions) numa solução aquosa. A neutralização promove uma alteração do pH do meio reacional, a ser conferida por meio de mudança na coloração do meio previamente tratado com indicadores (titulação colorimétrica), ou em sua diferença de potencial. Dessa forma é possível descobrir a concentração de alguma espécie química ácida ou básica a partir da quantidade de titulante necessário para neutralizá-lo.

  1. Objetivos

Determinar a % de ácido acético presente em cada vinagre analisado.

  1. Materiais
  • Pipetas de 10 mL
  • Balões Volumétricos de 100 mL
  • Pipetas de 25 mL
  • Bureta 50 mL
  • Erlenmeyer de 250 mL
  • Solução de fenolftaleína

  1. Procedimento

Pipetou-se 10mL de vinagre branco, transferiu-se para um balão de 100mL e completou-se o volume.

Pipetou-se 25mL da solução de vinagre + água, transferiu-se para um erlenmeyer de 250mL adicionou-se cerca de 40mL de água e 3 gotas de fenolftaleína.

Titulou-se com a solução de NaOH até o aparecimento de uma leve coloração rosa. Repetiu-se todo o procedimento utilizando agora o vinagre tinto.

Calculou-se a concentração do ácido acético presente em cada um dos tipos de vinagre expressando o resultado em mols por litro e em gramas de ácido acético por mL de vinagre. Determinou-se a porcentagem de ácido acético presente em cada vinagre analisado.

  1. Resultados e discussões

  1. Conclusão

A titulação ácido-base é uma técnica analítica simples e muito utilizada para controle de qualidade de muitos produtos, como alguns alimentos e medicamentos. Já vimos que é possível determinar a concentração molar de qualquer substância por meio da titulação, desde que se tenha conhecimento exato da molaridade de outra substância, que servir-se de titulante. Ao realizar a titulação devemos tomar cuidado na observação da mudança de cor do indicador ácido-base, pois, para indicar um pH neutro, a cor do indicador deve estar em um estado intermediário da faixa de viragem. Após atingir o pH neutro determinamos a % do ácido acético contido no vinagre que foi de 4,11%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com