TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DETERMINAÇÃO DA ACIDEZ DO VINAGRE

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 4

               (PRADONIZAÇÃO DAS SOLUÇÕES A SEREM UTILIZADAS)

(DETERMINAÇÃO DA ACIDEZ DO VINAGRE)

2015

                     (PRADONIZAÇÃO DAS SOLUÇÕES A SEREM UTILIZADAS)

(DETERMINAÇÃO DA ACIDEZ DO VINAGRE)

RELATORIO APRESENTA A DISCIPLINA DE

PARA OBTENÇÃO DE NOTAS PRATICAS.

2015

INTRODUÇÃO.....................................01

MATERIAL E MÉTODOS....................02

RESULTADOS.....................................03

CONCLUSÃO......................................04

  • RESUMO

Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias, ou seja, corresponde ao estado em que as substâncias estão subdivididas de modo que suas partículas estão em dimensões moleculares, atômicas ou iônicas, dependendo da natureza das substâncias.Neste experimento, determinou-se a acidez, ou seja, o teor de ácido acético presente no vinagre. Encontrou-se, com esse experimento, um teor de aproximadamente 4,7 % de ácido acético na amostra de vinagre. E visualizando os valores e comparando os valores aceitáveis para consumo.

  • INTRODUÇÃO

As propriedades de uma solução não dependem apenas dos seus componentes, mas também da proporção entre as quantidades desses componentes, isto é, dependem de sua concentração, que é dada pela razão entre a quantidade de soluto e o volume da solução. A concentração é expressa comumente em moles de soluto por litro de solução. Tal concentração é chamada de molaridade da solução.Quando não se tem o reagente na forma pura, como é o caso da maior parte dos hidróxidos alcalinos e de alguns ácidos inorgânicos, preparam-se inicialmente soluções que tenham aproximadamente a molaridade desejada. Depois estas soluções são padronizadas pela titulação contra solução de uma substância pura, com concentração conhecida com exatidão, chamada de padrão primário.Um padrão primário é um composto com pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão através da pesagem direta da quantidade da substância, seguida pela diluição em um volume definido de solução. A solução que se obtém é uma solução padrão primária.O vinagre, produto resultante da fermentação de certas bebidas alcoólica, particularmente do vinho. Na fermentação do vinho, microrganismos da espécie Mycoderrna aceti transformam o álcool etílico em ácido acético. Após a fermentação, o vinho fica com cerca de 4 a 5% de ácido acético, recebendo então o nome “vinagre” (vinho azedo). O teor de CH3COOH no vinagre é determinado volumetricamente titulando-se certa quantidade de vinagre com uma solução padrão de hidróxido de sódio 0,100 N ou de normalidade próxima a 0,1 N, conhecida em três casas decimais. Usa-se uma solução de fenolftaleína como indicador, a de se ver o fim da reação.As reações de neutralização são importantes no procedimento de titulação ácido-base, no qual a concentração molar de um ácido em uma solução aquosa é determinada pela adição vagarosa de uma solução básica de concentração conhecida na solução do ácido. Quando a quantidade de titulante adicionado é a quantidade exata necessária para uma reação estequiométrica com o analíto, ocorre o ponto de equivalência, ou ponto de viragem. Ao ocorrer uma mudança súbita de uma propriedade física da solução, dizemos que esse é o ponto final da titulação, e a diferença entre o ponto de viragem e o ponto final é o chamado erro de titulação.Essa mudança só é percebida com o auxílio de um indicador, que deve ser acrescentado ao ácido. Um indicador é um composto com uma propriedade física (normalmente a cor) que muda abruptamente quando próximo ao ponto de equivalência. A mudança é causada pelo desaparecimento do analíto ou pelo aquecimento do excesso de titilante. Quando essa mudança ocorre, a titulação se concluiu por completo.O objetivo deste experimento é determinar a porcentagem de ácido acético que existe no vinagre, ou seja, determinar o seu teor de acidez, realizando uma titulação de um ácido forte com uma base fraca.

  • TECNICAS

- PESAGEM

- DILUIÇÃO

- NORMATIZAÇÃO

  • MATERIAIS

- BECKER

- ERLEMEYER

- PROVETA

  • SOLUTO

-FENOLFTALEINA

-HIDRÓXIDO DE SÓDIO

  • MATERIAL

● Vinagre Comercial

● Béquer

● Bureta

● Hidróxido de sódio 0,1

● Fenolftaleína (Solução indicadora)

● Pipeta

  • METODOS

I – Hidróxido de Sódio 0,1 M

  1. Pesar 4g de NaOH e diluir em um balão volumétrico de 400 ml de água destilada.
  2.  Diluir através do agitador (peixinho).

II – Fenolftaleína

  1. Pesar 2g de fenolftaleína e diluir em Álcool de 20 ml, em um balão volumétrico.

  • Pipetar (Retirar) a amostra 10,0 ml de vinagre para o béquer e completar 100 ml de água destilada e homogeneizar a solução.
  • Retirar 5 ml as solução (triplicada).
  • Adicionar 40 ml de água + 2 gotas de fenolftaleína.
  • Titular como a solução padronizada de hidróxido de sódio.
  • Anotar o valor do volume gasto na titulação (Ponto de viragem).
  • RESULTADO

[pic 1]

C= 4/400 = C 0,01

CV = C V

0,01400 = C . 100

C = 0,01400/100

C = 0,04

Mlde NaOH 1% = V x FC x 10/P

38 = 34 x FC x 10/4

38 = 34 x FC x 2,5

FC = [pic 2]

FC = 0,44

  • CONCLUSÃO

O desvio na concentração do ácido clorídrico em relação à que se esperava obter pode ter sido devido ao fato de o ácido utilizado já ser bastante antigo. Assim boa parte dele se volatilizou ao longo do seu uso e a concentração real do ácido utilizado na solução ser diferente da rotulada. Pelo fato de o hidróxido de sódio ser higroscópico pode ter havido uma diferença relevante na massa utilizada do sólido.Anotou-se o volume de solução de hidróxido de sódio usado, e com esse valor pode-se calcular o teor de acidez, ou seja, a porcentagem de ácido acético presente no vinagre. Durante a realização do experimento, ocorreu uma reação ácido-base, na qual o resultado é sempre sal e água (H2O). A experiência foi feita e a partir da amostra, pode-se calcular a acidez do vinagre, fazendo uma relação diretamente proporcional entre o volume e a massa. Feita a análise, e também todos os cálculos, encontrou-se uma acidez de aproximadamente 4,7%,o qual apresentou uma pequena margem de erro, que pode ter sido causada por um erro na medição do vinagre antes de o mesmo ser diluído.  Conclui-se também que a acidez do vinagre comercial usado no teste está dentro dos padrões aceitos para a porcentagem de ácido acético que o mesmo pode conter, que é de no mínimo 4%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (264.8 Kb)   docx (350.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com