TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANHANGUERA PELOTAS Desafio Processos E Matemática

Dissertações: ANHANGUERA PELOTAS Desafio Processos E Matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  1.754 Palavras (8 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Destacando que se trata de uma empresa regional que iniciou suas atividades como um supermercado, cresceu e após vinte anos detém 70% do mercado de sua cidade na venda de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

(Hipermercado). O objetivo de médio prazo é tornar-se uma rede com abrangência estadual, porém, a diretoria executiva entendeu, a partir do resultado da consultoria, que a profissionalização é primordial. Segue informações atualizadas da empresa.

Informando a Estrutura Organizacional:

* Presidência

* Diretorias: Financeira (1), Compras (1), Operações (1);

* Gerências (8): Mercearia, Secos e Molhados (1); Hortifrutícola (1); Padaria (2); Linha Branca/Marrom (1); Armarinho e Têxtil (1); Açougue e Peixaria (1); Segurança (1).

Total de colaboradores: 176 no total => Financeira (5); Compras (6) e Operações (165);

Operações - Total de Colaboradores => Mercearia (15); Hortifrutícola (15); Padaria (20); Linha Branca/Marrom (30); Secos e Molhados (20); Armarinho (5); Têxtil (5), Açougue (20) e Peixaria (15) e Segurança (20).

A estrutura política mobiliza poder – coalizações políticas entre departamentos é frequente. Em muitas situações a política se sobrepõe aos canais formais de autoridade e poder.

DESENVOLVIMENTO

A dinâmica dos negócios atuais cria seguidas mudanças no mercado que executivos se obrigam a reagir rapidamente, Num todo isto implica alterações e mudanças diárias nas operações da empresa.

Isto implica na organização que está diretamente relacionada com a estrutura organizacional, ou seja, a forma de executar o trabalho, quem realizará as tarefas, analisar os recursos necessários, manter organizado um todo para que a empresa tenha uma ação de sucesso e comprometimento.

No entanto os processos de negócios cada vez são mais colaborativos e que envolvem empresas parcerias nos negócios. Esses processos ultrapassam as fronteiras organizacionais além de envolver a diversidade de sistemas de informações. Também há problemas como a dificuldade da alteração dos softwares, há agora o problema da diversidade de sistemas, de plataformas tecnológicas nas quais eles operam como as bases de dados e todos os demais componentes necessários para a execução de um sistema de informação. Já na ramificação da empresa vem á direção e a gerencia no que diz respeito á forma de como funcionar toda empresa, devendo operar para haver motivação, espírito de liderança, fazer a equipe desenvolver com mesmo propósito, boa comunicação, incentivar colaborares, reconhecer/recompensar os operadores e gerenciar conflitos.

O controle dos resultados da organização é obtido através da mensuração do planejamento, das formas em que objetivos propostos e alcançados, montando um padrão de desempenho, de monitoramento e também a ação corretiva sempre que necessário visando um resultado positivo. No entanto, as empresas buscam mudanças diante de uma visão sistêmica e holística, Mantendo atitudes na qual fazem toda diferença. Necessário e importante ter flexibilidade, feedback e a busca incessante na reciclagem frente ao mundo globalizado. Geralmente uma reestruturação para aplicação de alguns processos nem sempre são bem aceitas de primeiro momento, e quem não se adequar sempre acaba sendo engolido pelo antigo. O desafio do dia a dia pertence em cada um em querer avançar, melhorar, progredir. Algo importante é sempre ter mais de uma alternativa, Quando um determinado plano A não der certo, certo é que temos um plano B, ou seja, uma válvula de escape sempre em mãos. Não podemos esperar os problemas chegarem e á partir de então tentar achar soluções. Logo, de suma importância á atualização, integração, cooperação, parceria e aplicação de processos gerenciais rumo sempre ao melhor desenvolvimento.

O papel da presidência e diretorias é monitorar continuamente a melhoria de desempenho da força de vendas. Isto exige definições claras do quer se espera da equipe, além de revisões periódicas dos parâmetros inicialmente estabelecidos. E quando uma empresa parte a não ir do jeito esperado é necessário agir e então se da à tomada de decisão partindo das lideranças para que de forma adequada possamos reestabelecer e para isto usamos planos de capacitações inicialmente para diretorias e gestores que passarão para seus colaboradores. Visando algumas metas de eficiência da empresa, aplicando diretamente a diretores e gerentes seria voltar aos princípios gerais da administração e os métodos adequados que desempenhariam na melhoria dos resultados esperados pela empresa num âmbito geral que definidos as funções da administração poderia ser dar da seguinte maneira:

1. Prever - visualizar o futuro e traçar programa de ação

2. Organização – Constituir o duplo organismo material e social da empresa

3. Comandar – Dirigir e orientar todo pessoal.

4. Coordenar – Unir, ligar e harmonizar todos os atos e esforços entre todos os setores.

5. Controlar – Verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas.

Estes Princípios defendidos inclusive por Fayol é aplicado até os dias de hoje.

Sendo assim a administração pode ser considerada uma profissão capaz de ser treinada e desenvolvida para uma melhor gestão de quem aplica e sendo mais bem executadas quando assim aplicadas nos processos de possíveis mudanças e melhorias da empresa.

De igual maneira podemos nos remeter ao clima organizacional que trata a área estratégica, pois lida com o alcance de objetivos, treina os lideres e trabalhadores da empresa, desenvolvem competências e valores, missão, visão e metas sendo algumas delas:

-Preparando os colaboradores para a execução das tarefas.

-Desenvolvendo novas habilidades para lidar com seus subordinados.

-Desenvolvimentos de conceitos e aumento de produtividade

-Melhorando seu relacionamento interpessoal.

É importante também pensar no desenvolvimento dos lideres pois a maioria das organizações trabalham no mesmo ambiente com praticamente os mesmos recursos e é a liderança das pessoas que determinam o que uma organização faz com estes recursos e meios comparados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com