TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Processos gerenciais e Matemática

Por:   •  9/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Contratada para o cargo de Diretora Administrativa e de projetos da empresa (Hoterdan – Hipermercado), o resultado deste “Desafio” é a implantação de uma estrutura organizacional condizente com a atividade econômica da empresa de varejo de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Após consultas e análises, a empresa precisa de uma nova estrutura organizacional nos departamentos, onde o processo de decisão é centralizado respeitando a hierarquia, pois terá grade vantagem para acompanhar os resultados sobre os produtos e serviços. Desenvolvi um programa de capacitação, desenvolvimento e motivação para o grupo operacional. Colocando em prática um plano estratégico para melhoraria da performance e resultados (qualitativos e quantitativos) dos diretores e gerentes. Como incentivo, darei cursos técnicos de especialização para aumentar e desenvolver dos líderes, e assim desenvolver equipes de alto desempenho voltado para liderança e trabalho em equipe.

Passo 1

1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO HIPERMERCADO

HORTEDAN - HIPERMERCADO Existem diversas formas de estruturas organizacionais; porem o mais importante é que a estratégia escolhida traz resultados, atingindo os objetivos e cumprindo a missão da organização. Para o Hipermercado a estrutura escolhida foi ESTRUTURA DEPARTAMENTALIZAÇAO POR FUNÇAO, do qual o processo de decisão é centralizado e as estruturas da empresa são coordenadas e controladas. Esse tipo de estrutura, planos e estratégias são agrupados de acordo com as atividades essenciais a cada um dos produtos ou serviços da empresa. É muito usada em empresas que tem grande variedade de produtos e representa um volume importante. A grande vantagem é o acompanhamento dos resultados sobre o produto e serviços.

2. DIVISÃO DA ESTRUTURA POR AREA:

ESTRUTURA GERAL

ORGANIZACAO CARGO NÚMERO DE COLABORADORES

3 Diretorias 8 Gerencias 165 Área Operacional 5 Finanças / 6 Compras

Total de colaboradores 176

ESTRUTURA POR AREA Mercearia, Secos e Molhados 1 Gerencia 15 Operacional (Mercearia) 20 Operacional (Secos e Molhados) TOTAL 36

ESTRUTURA POR AREA Hortifrutícola 1 Gerencia 15 Operacional TOTAL 16

ESTRUTURA POR AREA Padaria 2 Gerencia 20 Operacional TOTAL 22

ESTRUTURA POR AREA Linha Branca/Marrom 1 Gerencia 30 Operacional TOTAL 31

ESTRUTURA POR AREA Armarinho e Têxtil 1 Gerencia 5 Operacional (Armarinho) 5 Operacional (Têxtil) TOTAL 11

ESTRUTURA POR AREA Açougue e Peixaria 1 Gerencia 20 Operacional (Açougue) 15 Operacional (Peixaria) TOTAL 36

ESTRUTURA POR AREA Segurança 1 Gerencia 20 Operacional TOTAL 21

Passo 2

PLANO DE AÇÃO PARA O NÍVEL ESTRATÉGICO E TÁTICO

Melhorarias na eficácia gerencial (Diretores e Gerentes): Criar um banco de dados iniciando com uma agenda de reuniões entre Presidência, Diretores e Gerentes, para discutir negócios da empresa, compartilhamento de resultado, decisões para melhorias e soluções nos novos desafios. Tornando o nível gerencial mais eficaz através de treinamento, aperfeiçoamento de suas habilidades e competências, para que possam atingir bons resultados. Plano sucessor: Novos back-ups para posições estratégicas (presidência, diretoria e gerencia), com isso não terá perca de dados importantes e controle do início ao fim, Contratação de equipe de Propaganda e Marketing para criar planos estratégicos atingindo a grande parte dos consumidores para o Hipermercado, buscando maior promoção dos produtos e serviços com seus mais variados públicos-alvo. O Plano de comunicação será aplicado pelo RH sugerindo por exemplo, a contratação de uma assessora de comunicação garantindo total informações pertinentes a empresa, colaboradores, relacionamento com clientes, etc, cheguem a cada área especificada. Acredito que essa abertura de canal de comunicação, terá mais entrosamento entre os colaboradores com mais participação e melhorias.

Capacitar para a liderança situacional: Aplicar treinamentos para capacitar líderes com alto nível de maturidade capazes de assumir áreas com responsabilidades e liderar com confiança, empatia, excelência, brilho nos olhos, agindo de formas alternativas conforme cada necessidade. A liderança situacional é um processo dinâmico que envolve líderes e os liderados em várias situações, sempre com objetivo de valorizar a crença e confiança no fator humano e as potencialidades das pessoas. As três exemplos de habilidades de um líder situacional: - Adaptabilidade: habilidade para transitar nos quatro estilos. - Diagnóstico: identificação das necessidades da situação. - Desempenho: saber utilizar a liderança de várias formas. Em ambiente organizacional é imprescindível ótima liderança que se destaque não só no campo de gestão de pessoas e também obtendo resultados. Dentre os conceitos mais eficientes de liderança a situacional, que consiste em moldes de situações apresentadas e na capacitação em adequar-se a atualidade, de ações positivas para obtenção de melhores resultados. Um líder formado deve estar sempre pronto e a disposição para as diversas situações que possam aparecer em sua gestão e deve identificar apresentando soluções com maturidade com seus colaboradores para determinar as suas ações. A possibilidade de tomar estas medidas é ajustando o seu próprio comportamento. O desenvolvimento e maturidade de seus colaboradores estão relacionados à sua capacidade e ao seu desenvolvimento, como toda confiança em si mesmo e em seu trabalho. A tarefa de um líder, neste caso, é promover comportamentos mais flexíveis, bem como ter compromisso com as melhorias da empresa, coragem de transgredir as normas estabelecidas a fim de melhorá-las, contando com bônus e promoções incentivando seus colaboradores a ultrapassarem os seus limites, motivando a si mesmo e os funcionários a seu redor, propagando a versatilidade nas ações. Um bom líder situacional deve executar uma excelente habilidade humana, com boa comunicação e usar o seu poder na hora certa para garantir os seus propósitos em comum.

Construir e desenvolver equipes de alto desempenho: Construir um ambiente de trabalho confiante e produtivo, conhecendo os passos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com