TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DAS ATIVIDADES OPERACIONAIS DE UMA LINHA DE PRODUÇÃO VIZANDO OTIMIZAR A ROTINA E AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE

Por:   •  1/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE

FUNDAÇÃO ROSEMAR PIMENTEL

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ANÁLISE DAS ATIVIDADES OPERACIONAIS  DE UMA LINHA DE PRODUÇÃO VIZANDO OTIMIZAR A ROTINA E AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE

Autor: Rafaela De Souza Machado

Volta Redonda/RJ, 2020

Autor: Rafaela De Souza Machado

ANÁLISE DAS ATIVIDADES OPERACIONAIS  DE UMA LINHA DE PRODUÇÃO VIZANDO OTIMIZAR A ROTINA E AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE

Artigo científico apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel pelo Curso de Engenharia de Produção, do instituto de ciências exatas da terra e engenharias, do Centro Universitário Geraldo Di Biase.

Professor-orientador: Ronildo Jorge de Oliveira

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

1.1.        Contexto        4

1.2.        Apresentação do Problema        4

1.3.        Objetivos        4

1.4.        Delimitação do Trabalho        5

1.5.        Justificativa e Relevância        5

2.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5

2.1.        Tema Relacionado ao Mercado ou Tipo de Indústria no qual o Problema está Inserido        5

2.2.        Tema Relacionado ao Setor Específico no qual o Problema está Inserido        5

BIBLIOGRAFIA E REFERÊNCIAS        6

  1. INTRODUÇÃO
  1. Contexto

As indústrias de bebidas da região sudeste têm se reinventado ano pós anos de acordo com os avanços tecnológicos, adquirindo novos aprendizados durante a sua jornada, mas para isso as operações precisam estar sempre preparadas para absorver estes novos aprendizados e convertê-los em resultados positivos e exponenciais.

Diante de tantas mudanças de cenários em que as indústrias em geral estão sendo expostas, elas precisam se preparar para realizar as transições de maneira estruturada e direcionada para a sustentabilidade e evolução dos resultados.

As linhas de produção da empresa de bebidas, que está situada em todo território brasileiro e que possui quatro pontos produtivos no estado do Rio de Janeiro, mantém uma alta demanda de produção, executando todas as normas e regulamentações exigidas externa e internamente para garantir a disponibilidade e a qualidade exigida pelo seu consumidor que e cada vez mais exigente.

  1. Apresentação do Problema

Uma linha de produção de bebidas dessa empresa precisa aumentar a quantidade de litros de bebida produzida por cada colaborador disponível em sua estrutura operacional. A produção de bebidas tem sofrido impacto direto em sua produtividade devido a demora na solução de problemas dos equipamentos. A de mora para o tratamento das anomalias se dá em grande parte devido a falta de mão de obra presente no momento da falha, essa não presença acontece devido ao excesso de análises e atividades complexas que o funcionário necessita realizar fora do seu posto de trabalho.

  1. Objetivos

Esse artigo tem como objetivo geral simplificar a rotina operacional dos seus funcionários, disponibilizando mais tempo para aumentar a produtividade dos seus equipamentos.

Os objetivos específicos que demostraremos durante esse processo, através da analise de tempos e movimentos dos funcionários em cada equipamento, e os desperdícios de tempos gastos na realização de análises de qualidade, estabelecendo tecnologias avançadas para automatizar os processos e com isso ganhar tempo nas soluções de anomalias e deixar mais próximo ao seu posto de trabalhos todas as ferramentas e recursos necessários durante sua rotina.

  1. Delimitação do Trabalho

Essas análises serão realizadas em uma linha de produção que contém 14 funcionários distribuídos em 10 equipamentos diferentes, com período de 180 dias de estudo para melhoria e adaptação do ambiente de trabalho.

  1. Justificativa e Relevância

O resultado dessas análises contribuirá para o aumento da produtividade da linha de produção, melhorando ergonomia, qualidade dos produtos, engajamento dos funcionários e o mais importante satisfação dos clientes.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

  1. Tema Relacionado ao Mercado ou Tipo de Indústria no qual o Problema está Inserido

Diante da grande competitividade imposta pelo avanço constante da globalização e suas tecnologias, as empresas necessitam aumentar sua produtividade, eliminar os desperdícios e perda, ofertando produtos com qualidade, preço e prazos para que se tornem competitivas (REZENDE,P; REZENDE,T;ROCHA,2016)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (193.1 Kb)   docx (117.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com