TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DAS VIABILIDADES DA CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS RESIDENCIAIS DE MULTIPLOS ANDARES EM ESTRUTURA METÁLICA

Por:   •  20/6/2018  •  Artigo  •  3.604 Palavras (15 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 15

ANÁLISE DAS VIABILIDADES DA CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS RESIDENCIAIS DE MULTIPLOS ANDARES EM ESTRUTURA METÁLICA

CRUZ, Marcelo Samuel Alves da

Discente, Bacharelado em Engenharia Civil,UniEVANGÉLICA - Centro Universitário de Anápolis (marcelocruz.engcivil@hotmail.com)

ADORNO, Ana Lúcia Carrijo

Professora Doutora, Bacharelado em Engenharia Civil, UniEVANGÉLICA -  Centro Universitário de Anápolis (ana.carrijo@unievangelica.edu.br)

RESUMO

RESUMO[pic 1]

A cada dia que passa a competição entre empresas do setor da construção civil está cada vez mais acirrada, sendo necessário identificar novas oportunidades a partir das necessidades que são exigidas nesse mercado competitivo. A busca por novos sistemas construtivos e novas tecnologias estão no cotidiano das empresas que sempre visam otimizar o seu processo produtivo, oferecendo um produto a custo menor sem comprometer sua qualidade. No entanto percebe-se uma nova necessidade, que é produzir sem agredir o meio ambiente, ou minimizar ao máximo o impacto no meio ambiente.

A partir da identificação dessas necessidades acima citada, surge a idéia para desenvolver esse trabalho, onde poderá ser analisada a viabilidade econômica e mercadológica, a viabilidade técnica e a viabilidade ambiental. No que tange construção de edifícios residenciais, projetos de edifícios estruturados em aço surge como uma nova tecnologia proposta para atender essa demanda. Por se tratar de um material extremamente reciclável, mesmo que o ferro seja essencial para sua composição e sendo um mineral extraído da natureza, torna-se viável o uso desse material. Estruturas em aço permite, com mais facilidade, a associação de outros tipos de materiais a serem incorporados na estrutura, como é o caso de lajes pré-fabricadas e diversos tipos de fechamentos de ambientes, como o bloco cerâmico e o sistema Drywall. Por ser mais leve, o aço exige menos da fundação do edifício. Com relação a mão de obra, estruturas metálicas necessitam de uma demanda menor de contingente de funcionários para a execução do projeto, porém uma mão de obra especializada.

Conclui-se que, edifício de múltiplos andares estruturados em aço oferece vantagens mais do que suficiente e o seu uso é totalmente viável em edifícios residenciais. Estruturas metálicas estão vindo para mudar o rumo da construção civil residencial.

Palavras chave: Estruturas Metálicas. Aço na Construção Civil. Edifícios Residenciais. Sustentabilidade.

1 INTRODUÇÃO

A Estrutura de uma edificação é um conjunto de elementos que gera sustentação e estabilidade a esta edificação, e é composta por: elementos lineares como pilares e vigas, elementos bidimensionais como lajes e também por elementos tridimensionais como blocos de estacas das fundações.

Um tipo de estrutura já utilizada na construção civil desde o século XII, são as estruturas metálicas, na forma de tirantes e pendurais de ferro fundido que funcionavam como elementos auxiliares em estruturas de madeira.

O aço é um dos materiais essenciais para uso em estruturas, seja isolado ou trabalhando em conjunto com outros materiais, como o concreto e a madeira. (BELLEI; PINHO; PINHO, 2008)

Em 1851 marca o início das construções de grandes edifícios estruturados em aço, sendo o primeiro construído o Palácio de Cristal, que é localizado em Londres. Porém, o primeiro edifício de múltiplos andares a ser projetado em estruturas de aço foi o Noisiel-Surname, que se tratava de uma fábrica de chocolates localizado na França, próximo a cidade de Paris. Este edifício foi construído sobre os quatros pilares da antiga ponte que cortava o rio Marne, aproveitava a energia hidráulica gerada pelo rio.

Esse edifício antecipa alguns dos elementos estruturais das modernas construções com esqueletos de aço como: as laterais do edifício apoiadas em vigas em balanço e principalmente a estabilidade lateral do prédio, garantida por uma rede de diagonais, um sistema muito parecido com os contraventamentos dos edifícios atuais. (BELLEI; PINHO; PINHO, 2008)

Segundo (BELLEI; PINHO; PINHO, 2008) as principais vantagens do uso de aço nas estruturas são:

  1. O Aço apresenta uma alta resistência se compararmos com outros materiais;                            
  2. A homogeneidade do aço, que é conseguida através de uma produção assistida e controlada;
  3. As estruturas são produzidas através de um processo de industrialização das peças em fábricas do tipo siderúrgicas, em série e grande escala, que consequentemente favorece oferecendo menores prazos e redução nos custos;
  4. A manutenção dos elementos das estruturas metálicas é facilitada devido a possibilidade de substituição das peças, e também permite um reforço na estrutura, se necessário;
  5. A reciclagem do material que não é mais necessário à construção;
  6. A redução no prazo de execução do projeto se comparar com outros materiais.

No Brasil, a tecnologia de estruturas metálicas em edifícios de múltiplos andares ainda é pouco explorada se comparada com o sistema construtivo convencional em concreto armado, ainda mais se tratando de edifícios residenciais. Em uma análise serão abordadas as viabilidades técnica, mercadológica e econômica e a viabilidade no impacto ambiental.

2 METODOLOGIA

Este é um trabalho científico na forma de uma dissertação que foi desenvolvido através de diversos elementos de referenciais como: pesquisas bibliográficas, dissertações, artigos e trabalhos de conclusão de curso.

2.1   estrutura do trabalho

Além deste capítulo que inicia o assunto, este trabalho foi estruturado em  mais 4 capítulos. No capitulo 1 será abordada a história do aço na construção civil e os primeiros edifícios projetados em estruturas metálicas.

No capítulo 2 será analisada a viabilidade mercadológica e econômica levando em consideração  aspectos do mercado imobiliário, competitividade e custo geral da obra.

Em seguida no capítulos 3 será analisada a viabilidade técnica desse tipo de construção, levando em consideração aspectos construtivos como mão de obra qualificada e um canteiro de obra de construção a seco e pré fabricada.

No capítulo 4 será analisada a viabilidade ambiental onde será verificado o impacto causado ao meio ambiente por esse tipo de técnica construtiva, desde a extração do minério para fabricação do aço até os resíduos gerados.

3 VIABILIDADE MERCADOLÓGICA E ECONÔMICA

Existem alguns paradigmas sobre a questão de construção em estruturas em aço que tem impedido uma análise correta sobre esse sistema de construção diferente dos sistemas ditos convencionais aplicados no Brasil. Uma das maiores resistências durante anos tem sido quanto a custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (195.8 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com