TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Viabilidade Técnica/Econômica Para Projetos de Implantação de Edifícios Residenciais

Por:   •  25/4/2020  •  Monografia  •  12.445 Palavras (50 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 50

[pic 1]

Diogo Marcel Silva Lopes

Análise de Viabilidade Técnica/Econômica para Projetos de Implantação de Edifícios Residenciais

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso MBA em Gerenciamento de Projetos, de Pós-Graduação lato sensu, Nível de Especialização, da FGV/IDE como pré-requisito para a obtenção do título de Especialista.

Orientador: Danielle Barbosa Paoliello

MACEIÓ - ALAGOAS

2020


FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

PROGRAMA FGV MANAGEMENT

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

O Trabalho de Conclusão de Curso

Título: Análise de Viabilidade Técnica/Econômica para Projetos de Implantação de Edifício de Residenciais.

Elaborado por Diogo Marcel Silva Lopes

e aprovado pela Coordenação Acadêmica do curso de MBA em Gerenciamento de Projetos, foi aceito como requisito parcial para a obtenção do certificado do curso de pós-graduação, nível de especialização do Programa FGV Management.

Maceió, 18 de fevereiro de 2020.

André Barcaui

Coordenador Acadêmico Executivo

Danielle Barbosa Paoliello

Orientador


DECLARAÇÃO

A empresa Lecon Construções e Empreendimentos Ltda, representada neste documento pelo Sr.(a) José João da Rocha Lopes, Sócio Majoritário, autoriza a divulgação das informações e dados coletados em sua organização, na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Análise de Viabilidade Técnica/Econômica para Projetos de Implantação de Edifícios Residenciais realizado pelo aluno Diogo Marcel Silva Lopes, do curso de MBA em Gerência de Projetos, do Programa FGV Management, com o objetivo de publicação e/ ou divulgação em veículos acadêmicos.

Maceió, 18 de fevereiro de 2020.

José João da Rocha Lopes

Sócio Majoritário

Lecon Construções e Empreendimentos Imobiliários Ltda


TERMO DE COMPROMISSO

O aluno Diogo Marcel Silva Lopes, abaixo assinado, do curso de MBA em Gerenciamento de Projetos, Turma GP 11, do Programa FGV Management, realizado nas dependências da FGV Maceió, no período de 16/4/2018 a 7/11/2019, declara que o conteúdo do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Análise de Viabilidade Técnica/Econômica para Projetos de Implantação de Edifícios Residenciais é autêntico, original e de sua autoria exclusiva.

Maceió, 18 de fevereiro de 2020.

Diogo Marcel Silva Lopes


AGRADECIMENTOS

Agradeço prioritariamente à Deus por me conceder, saúde, sabedoria e disposição para elaboração do presente trabalho. A minha família, esposa e filhas pela paciência e ausência no período de aulas e provas.

Ao corpo docente do curso de MBA em Gerenciamento de Projetos do Programa FGV Management, aos colegas de classe e amigos conquistados nestes anos de curso.


RESUMO

Levando-se em consideração que o mercado imobiliário é um dos principais setores que impulsionam a economia do nosso país, devido a sua enorme capacidade de geração de empregos, geração de serviços e criação de patrimônio. Considerando estes aspectos, este estudo tem como objetivo esclarecer de maneira técnica a necessidade de se realizar uma análise prévia do projeto a ser edificado, levando-se em conta suas características técnicas tais como construtivas, normativas, legais e econômicas, tais como orçamento, Valor Geral de Vendas (VGV), previsão de receitas, fluxo de caixa e índices financeiros. A partir do levantamento destes pontos, é possível realizar uma análise de viabilidade coerente, onde será possível verificar no final, a importância de comercialização ainda no início do projeto. Este trabalho levou em consideração uma breve pesquisa bibliográfica abordando os aspectos técnicos que deverão compor a análise. Em seguida, apresentamos o projeto que serviu como estudo de caso para este trabalho, denominado Edifício Porto Monte, onde utilizamos de forma prática os índices econômicos para realização da análise de viabilidade do empreendimento. Comprovamos por ultimo que o projeto se torna mais atrativo, do ponto de vista do investidor, quando a comercialização de suas unidades se inicia ainda na planta.

Palavras-Chave: Análise de viabilidade, Empreendimentos Imobiliários, fluxo de caixa.

        


ABSTRACT

Taking into account that the real estate market is one of the main sectors that drive the economy of our country, due to its enormous capacity for job creation, service generation and wealth creation. Considering these aspects, this study aims to clarify in a technical way the need to carry out a prior analysis of the project to be built, taking into account its technical characteristics such as constructive, normative and legal, and economic characteristics, such as budget, General Sales Value (PSV), revenue forecast, cash flow and financial ratios. From the survey of these points, it is possible to carry out a coherent feasibility analysis, where it will be possible to verify in the end the importance of commercialization even at the beginning of the project. This work took into account a brief bibliographic research addressing the technical aspects that will compose the analysis. Then, we present the project that served as a case study for this work, called Edifício Porto Monte, where we use the economic indices in a practical way to carry out the project's feasibility analysis. We have finally proved that the project becomes more attractive, from the investor's point of view, when the sale of its units is still starting at the plant.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (82.1 Kb)   pdf (880.3 Kb)   docx (544 Kb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com