TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE FALHAS OPERACIONAIS EM UMA EMPRESA DE PAPEL E CELULOSE POR MEIO DA FERRAMENTA DMAIC

Por:   •  14/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.649 Palavras (15 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 15

UNIP – Universidade Paulista

Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia

José Corrêa da Silva Neto......A639845

Marcelo Tadashi Saito......B928425

Rafael Martorano Dalmazo......B590DA1

ANÁLISE DE FALHAS OPERACIONAIS EM UMA EMPRESA DE PAPEL E CELULOSE POR MEIO DA FERRAMENTA DMAIC

(Atividade Prática Supervisionada)

                                                                                        

Sorocaba, Novembro de 2016


RESUMO

        O presente projeto apresenta um estudo de algumas ferramentas da qualidade, como Voz do Cliente (VOC), Desdobramento da Função Qualidade (QFD), Gráfico de Pareto, Custo da não qualidade e método DMAIC. Levando em consideração os problemas de produção de uma empresa de papel e celulose onde o trabalho foi feito, e as ferramentas estudadas, concluiu-se que o melhor método para propor soluções ao problema seria executar fase análise do ciclo DMAIC, para identificar pontos de melhoria e propor ações corretivas para os problemas. Inicialmente, investigou-se as possíveis causas responsáveis pelas falhas operacionais estipulada através da ferramenta: Gráfico de Pareto. Apontou-se como causa prioritária “tempo de setup elevado” e buscou-se determinar então, o tempo de setup mais adequado. Como possível solução, o projeto recomenda a utilização treinamentos de ajuste/setup e check list operacionais.

SUMMARY

This project presents a study of some quality tools, as Voice of the Customer (VOC), Quality Function Deployment (QFD), Pareto Chart, Cost of non quality and DMAIC method. Taking into consideration the problems of producing a paper and pulp company where the work was done and the tools studied, it was concluded that the best method to propose solutions to the problem would be to run the analysis phase of DMAIC cycle to identify areas for improvement and propose corrective actions for problems. Initially investigated as Possible Causes Responsible hair not achievement of set target Productive through the tool: Pareto diagram. As pointed up because Priority "High setting pace" and sought to determine then, the configuration of pace More Suitable. As a possible solution, the project recommends to use setup training and operations check list.


LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Simbolo Six Sigma        10

Figura 2: Simbolo DMAIC        13

Figura 3: Gráfico de Pareto        20

Figura 4: A implantar        21

LISTA DE TABELAS

Tabela 1: Matriz de Captação e Transformação da Voz do Cliente        18

Tabela 2: Matriz de Desdobramento da Função da Qualidade (QFD)        19

Tabela 3: Grau de Importância        20

SUMÁRIO

Conteúdo

1 INTRODUÇÃO        7

1.2 CARATERIZAÇÃO DO PROBLEMA E PRINCIPAIS OBJETIVOS        9

1.3 OBJETIVO GERAL        9

2 METODOLOGIA        10

DMAIC        13

3 ESTUDO DE CASO        15

3.1 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA        15

3.2 IDENTIFICAÇÃO DAS CAUSAS        15

VOZ DO CLIENTE        16

DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE (QFD)        17

VALOR DE IMPORTÂNCIA DAS CARACTERÍSTICAS DA QUALIDADE        18

GRÁFICO DE PARETO        19

RESULTADOS        21

CONSIDERAÇÕES FINAIS        22

REFERÊNCIAS        23


1 INTRODUÇÃO

A busca por competitividade trazida pelo aumento da concorrência no mercado globalizado foi um motivador para o desenvolvimento de técnicas e de sistemas de produção que permitissem reduzir custos, aumentar a produtividade e qualidade dos produtos ou serviços. Dentre as estratégias que surgiram no século XX para vencer a feroz concorrência internacional, algumas consolidaram-se como excelentes meios para melhorias de processos e aumento da lucratividade das empresas. Um exemplo foi o Lean Manufacturing, ou Produção Enxuta, que foi responsável pelo sucesso do Sistema Toyota de Produção, referência para o desenvolvimento da indústria automobilística naquele século (ANTUNES, 2008). Outro caso de sucesso é o Seis Sigma, que foi criado na década de 1980 por Bill Smith na Motorola. Essas duas metodologias são voltadas para melhoria de processos para geração de valor ao serviço, além de serem complementares na medida em que o Lean proporciona mudanças rápidas para aumento da produtividade e o Seis Sigma utiliza, para melhoria da qualidade, ferramentas estatísticas e o ciclo DMAIC.

Apesar de haver preocupação cada vez maior com a gestão das operações nas empresas brasileiras a fim de atender às exigências do mercado globalizado, ainda é possível encontrar no seu dia-a-dia diversos processos que são realizados sem o nível de planejamento e controle necessários para obter a sua máxima eficiência e atingir de forma satisfatória os requisitos dos seus clientes internos e externos.

No caso da Empresa em foco, havia dificuldades em atender a meta de produção estipulada, gerando atrasos de entregas, causando grandes transtornos aos clientes, para identificar estas irregularidades foi realizado um mapeamento de fluxo de valor, onde identificamos algumas falhas e paradas de máquinas na linha de produção e desta forma uma oportunidade de melhoria. Partindo desta oportunidade, foi realizado estudos e análises utilizando a ferramenta DMAIC para detectar e mensurar todos os problemas para que assim haja a possibilidade de poder atacá-los nas causas raízes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (853 Kb)   docx (710.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com