TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel das ferramentas gerenciais para as decisões da empresa

Por:   •  13/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.482 Palavras (6 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE CEUMA

COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ALEXSANDER SURIANI SIQUEIRA

ATIVIDADE 1

São Luís

2017

ALEXSANDER SURIANI SIQUEIRA

ATIVIDADE 1

Trabalho da disciplina de Administração Financeira e Orçamentária, ministrado pela prof.ª. Júlio Mendes, Tutor Presencial Prof. Celso Machado dos Santos Junior, Tutor Online Prof. Júlio Cesar Conceição Mendes Segundo apresentado ao Curso de Administração da Universidade Ceuma para a obtenção parcial de nota.

São Luís

2017

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO ............................................................................................................ 3

2        ATIVIDADE 1..............................................................................................................  4

3        CONCLUSÃO .............................................................................................................. 6

        REFERÊNCIAS ............................................................................................................  7


1        INTRODUÇÃO

         A gestão financeira refere – se a administração dos recursos financeiros da empresa, voltado para o financeiro se interage com todo o trabalho ligado à obtenção, utilização e controle dos recursos financeiros. Toda empresa busca sempre atingir a eficiência e a eficácia, que será resultado do modelo de gestão, a organização da estrutura e o planejamento do sistema de informações. Modelo de gestão, é a linha de pesquisa deste trabalho com ênfase na área de finanças, a administração que influenciará na tomada de decisão. Para tomada de uma decisão, o gestor financeiro de uma organização terá que coletar os dados financeiros mediante ao contador e por meio de certos ajustes e análises. A gestão financeira está ligada à contabilidade, aproveita certos dados da contabilidade para evitar situações de desconforto financeiro e para que a organização esteja sempre apta para tomada de decisões com base em informações confiáveis, é necessário que a mesma faça uso de instrumentos que, administrados corretamente, proporcione dados necessários para um excelente resultado. Para saber com que intensidade e em quais condições cada uma destas situações interferem na situação financeira da empresa, e quais ferramentas o gestor financeiro deve utilizar para tomar decisão.
                    A implementação de melhores práticas de controles envolvendo finanças tornou-se muito influente. Muitas empresas estiveram terceirizando, certos desenvolvimentos de serviços a fim de reduzir custos. Agora, seu dever é justamente fazer o que não foi empreendido por algumas empresas nessa crise global: modificar e adequar processos operacionais, reduzir riscos, controlar melhor as despesas, realizar o aprimoramento contínuo e, principalmente, promover o constante intercâmbio de informação em todos os níveis da empresa: colaboradores, diretores e acionistas. O objetivo é propiciar à organização ganho de crescimento, melhoria interna, otimização de processos, promoção da capacitação, identificação de oportunidades e construção de estratégias conjuntas com o parceiro, visando ao crescimento e sustentabilidade empresarial.
          Com efeito da crise, acima da crise econômica, está a crise de credibilidade. É evidente que não há, no momento, confiança nos atos financeiros de bancos e dos outros ramos de atividades. O que torna a análise de crédito abrangente no conhecimento relacionado mediante ao departamento financeiro, compreendendo o aumento da eficiência nas empresas num amplo sentido.

  1.    ATIVIDADE 1

2.1 Papel das ferramentas gerenciais para as decisões da empresa de modo que o risco e o retorno financeiro delas sejam alavancados.

Qualquer empresa, para gerir seus negócios, necessita do controle orçamentário, que tem como principal objetivo o planejamento e o controle. Controle orçamentário é a utilização de orçamentos e relatórios correspondentes, tendo em vista coordenar, controlar e avaliar as operações da empresa, de acordo com os objetivos estabelecidos antecipadamente pela sua administração (BOMFIM E PASSARELLI, 2003).

Em uma avaliação de resultados em função do comportamento dos custos, os micros e pequenos empresas podem utilizar como ferramenta gerencial a análise do ponto de equilíbrio. O ponto de equilíbrio é a definição do quanto precisa ser vendido e produzido para cobrir os custos e ainda obter lucros. O ponto onde a reta da receita total corta a de custo total é o ponto de equilíbrio, que na pequena empresa é determinado quando a receita obtida cobre os gastos ocorridos na venda. Para um melhor entendimento pode-se dizer que, o ponto de equilíbrio é a quantidade mínima que a micro e pequena empresa deve produzir e vender para que não tenha prejuízo.  (Segundo Takeshy e Faria (2004),

Ferramentas gerenciais de contabilidade permitem uma melhor visão das necessidades e possibilidades das empresas, auxiliando o gestor na tomada de decisão das estratégias empresariais. A análise do ponto de equilíbrio é importante para a gestão financeira, pois permite definir o nível mínimo de operações para a viabilidade do negócio, além de propiciar a avaliação da lucratividade decorrente das vendas. Percebe-se que todas as práticas contábeis gerenciais conhecidos e executados nas grandes empresas, podem ser aplicados nas micro e pequenas empresas, para isso conta-se com esforços de todas as partes, tanto dos gestores destes empreendimentos e principalmente dos profissionais contábeis que são os sabedores e detentores dos conhecimentos destas ferramentas eficazes a gestão. (2008, p. 19).

A contabilidade possibilita ao micro e pequeno empresário ter conhecimento da situação financeira e econômica da empresa, ajuda a criar e executar um planejamento de mercado, além de permitir ter acesso à informação útil para tomada de decisão. Com as novas exigências do mercado, fica claro que é cada vez mais necessária uma contabilidade que e auxilie o empreendedor, disponibilizando informações para o controle e para uma tomada de decisão embasada em dados confiáveis. A contabilidade gerencial é hoje um instrumento importantíssimo de apoio na gestão dos negócios, suas informações ajudam em planejamento futuros e desenvolvimento de estratégias presentes. Em todas as atividades empresariais há a tomada de decisão e nada mais seguro do que ter um suporte para auxiliar esse processo decisório. Conclui-se que o uso da contabilidade com foco gerencial nas micro e pequenas empresas contribui fortemente para o sucesso destas, ajudando nas suas atividades, auxiliando seus gestores, trazendo informações úteis ao processo de tomada de decisões administrativas. (Lacerda (2006, p.18).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (238.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com