TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE UMA PONTE ROLANTE

Por:   •  14/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.203 Palavras (13 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO MOACYR SREDER BASTOS[pic 1]

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

CARLOS HENRIQUE LEMOS DE OLIVEIRA

ANÁLISE DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE UMA PONTE ROLANTE

RIO DE JANEIRO

2017

CARLOS HENRIQUE LEMOS DE OLIVEIRA[pic 2]

ANÁLISE DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE UMA PONTE ROLANTE

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos como requisito para aprovação na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I, sob a orientação do Professor Hélio França.

RIO DE JANEIRO

2017

LISTA DE ILUSTRAÇÕES[pic 3]

Figura 5.1 – Crescimento das expectativas de manutenção        20

Figura 5.2 – Tipos de ponte rolante 01 (KITCRANES)        21

Figura 5.3 – Tipos de ponte rolante 02 (KITCRANES)        22


LISTA DE ABREVIATURAS[pic 4]

ABNT

Associação Brasileira de Normas Técnicas


SUMÁRIO[pic 5]

1        INTRODUÇÃO        13

2        OBJETIVOS        15

2.1        Objetivo Geral        15

2.2        Objetivos específicos        15

3        JUSTIFICATIVA        16

4        PREMISSAS        18

5        REFERENCIAL TEÓRICO        19

5.1.        História da Manutenção        19

5.1.1        Tipos de Manutenção da ponte rolante        20

5.1.2        Tipos de pontes rolantes        21

5.1.3        Manutenção Preventiva        22

5.1.4        Manutenção Preditiva        23

5.1.5        Manutenção Corretiva        23

6        METODOLOGIA        24

6.1        Abordagem Metodológica        24

6.2        Procedimento metodológico        24

6.3        Recursos Necessários        25

7        CRONOGRAMA        26

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        27

[pic 6]

  1. INTRODUÇÃO

Na atualidade, para que uma empresa mantenha-se no mercado é necessário estar preparada para enfrentar o mundo competitivo do segmento em que é atuante, pois cada vez mais as indústrias precisam destacar-se em eficiência para atender de forma eficaz as demandas de seus bens produzidos. Tendo em vista a globalização da economia a busca de qualidade total em serviços produzidos e gerenciamento ambiental, passou a ser a meta de todas as empresas. E para atingir essa missão com êxito é necessário que seja mínimo seu tempo perdido por falhas das máquinas e equipamentos. (REIS, 2010)

Nas indústrias portuárias, siderúrgicas, metalúrgicas e entre outras indústrias e fábricas que nas suas rotinas laborais necessitam transportar, elevar e abaixar cargas, bem como matérias primas tanto de pequeno e principalmente as de grande porte, é importantíssimo o uso de um equipamento denominado ponte rolante. Tendo em vista que esta máquina é essencial para o transporte de determinados objetos, faz-se imprescindível a aplicação do mesmo em perfeitas condições de uso.

Por definição compreende-se que ponte rolante é um equipamento utilizado para içamento, ou seja, para elevação de cargas, e são compostas basicamente de viga, carro e talha. Podem ser móveis ou fixas, com o propósito de manipular objetos classicamente grandes e pesados, e que não podem ser movidos facilmente de forma manual. Nas indústrias do ramo siderúrgico geralmente são encontradas muitas pontes rolantes para lidar com todo o processo de fabricação do aço, estes equipamentos são também utilizados em quase todos os portos de todo o mundo, para trazer objetos de dentro dos navios para fora, ou para movimentações na região retro portuária. Estes guindastes tendem a ser muito grande, apresentam alto custo de aquisição, mas a relação custo x benefício pode ser muito vantajosa e valer a pena a aquisição de um modelo no caso de movimentação de grandes volumes de materiais. Desta forma Sua construção depende de uma viga que está permanentemente fixada sobre uma estrutura de suporte. Isto pode ser realizado através da construção de uma grua em uma estrutura, ou através da construção de uma plataforma que detenha a viga. (MECÂNICA INDUSTRIAL, 2017)

Compreende-se que a ponte rolante representa um equipamento muito importante para os segmentos industriais e algum problema nesse equipamento por falta de manutenção prévia pode gerar várias ocorrências negativas na empresa, tais como: interrupções do processo produtivo, surgimento de riscos, acidentes, desperdícios gerando custo na reposição do equipamento.

Com o intuito de minimizar problemas mecânicos inesperados na ponte rolante, este projeto visa elaborar mecanismos de manutenção em prol de evitar ao máximo avaria nos equipamentos e “baixa” dos processos produtivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (421.8 Kb)   docx (368.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com