TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA PARA A ABERTURA DE UMA PEQUENA EMPRESA DESTINADA A CARCINICULTURA

Por:   •  7/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE VALE DO JAGUARIBE

ADMINISTRAÇÃO

ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA PARA A ABERTURA DE UMA PEQUENA EMPRESA DESTINADA A CARCINICULTURA (CRIAÇÃO DE CAMARÃO) NA CIDADE DE JAGUARUANA.    ESTUDO DE CASO

EUGENIO SÁVIO PEREIRA DA SILVA

Aracati – CE

2017

EUGENIO SÁVIO PEREIRA DA SILVA

ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA PARA A ABERTURA DE UMA PEQUENA EMPRESA DESTINADA A CARCINICULTURA (CRIAÇÃO DE CAMARÃO) NA CIDADE DE JAGUARUANA.

ESTUDO DE CASO

Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na Faculdade Vale do Jaguaribe como requisito básico para a conclusão do Curso de Administração.

Orientador: Francisco Antônio Ferreira de Almeida

RESUMO

O Cultivo de camarão marinho tem se disseminado no interior do Ceará, e surge como uma ferramenta de geração de empregos e de renda para o meio rural. Com o propósito de avaliar economicamente essa atividade, será realizada uma análise de viabilidade econômica na fazenda PROAQUI – Produção, projeto e comercialização em aquicultura Ltda, localizada no município de Jaguaruana – Ce. Com a análise dos resultados que serão obtidos será visto o potencial econômico da fazenda e com isso analisado se o empreendimento é ou não viável .

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO........................................... 05

2. JUSTIFICATIVA .............................................................................................. 06

3. OBJETIVOS .................................................................................................... 07

3.1 GERAL .................................................................................................... 07

3.2 ESPECÍFICOS......................................................................................... 07

4. METODOLOGIA DA PESQUISA.................................................................... 08

4.1 AREA DE ESTUDO................................................................................. 08

4.1.1 CARACTERÍSTICAS DA FAZENDA EM ESTUDO.............................. 08

5. CRONOGRAMA ............................................................................................. 09

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

O tema do pré-projeto é analise de viabilidade econômica para a abertura de uma pequena empresa destinada a Carcinicultura (criação de camarão) na cidade de Jaguaruana.

É viável a implantação de uma fazenda destinada a criação de camarão (Carcinicultura) na cidade de Jaguaruana no Ceara?

Para se investir em um novo empreendimento o empreendedor precisa realizar uma busca de informações; analisá-las, através de critérios qualitativos e quantitativos, e assim poderá prever resultados de ganhos e riscos do seu empreendimento, avaliando a real viabilidade do empreendimento

Através dos seguintes indicadores: Ponto de Nivelamento (PN), Receita Líquida (RL), Índice de Rentabilidade (IR), Índice de Lucratividade (IL), Tempo de Retorno do Capital Investido (TRCI) e Relação Benefício-Custo. Será feita uma análise dos resultados obtidos e através dos mesmos será possível uma tomada de decisão para observar a viabilidade do empreendimento.

Para avaliar a viabilidade econômica de um projeto de Carcinicultura deve-se levar em consideração o modelo de produção a ser adotado, o qual dependerá de vários fatores, tais como: a disponibilidade de água e energia, área disponível, o custo dessa área, o clima, os aspectos legais e socioculturais.

 

2. JUSTIFICATIVA

A criação de camarão é um empreendimento que torna-se uma opção bastante atraente para quem está disposto a correr riscos em troca de uma oportunidade de sucesso. A vontade de empreender e a percepção frente a esta nova oportunidade de investimento foram os impulsionadores da pesquisa.

Em questão de viabilidade, mesmo com pouca opção de bibliografia quanto ao assunto, o tema em questão tem se tornado viável na medida em que existem criadores dispostos a dar auxílio no processo e por ter conhecimento e prática na área.

O tema foi escolhido devido à importância para as pessoas que desejam empreender no ramo da Carcinicultura, e para enriquecimento de conhecimento como também ser referência em pesquisas futuras para possíveis tomadas de decisões.

3. OBJETIVOS

3.1 GERAL

Este trabalho tem como objetivo geral desenvolver um estudo sobre a viabilidade econômica e financeira de uma empresa de criação de camarão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (39.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com