TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abertura Empresa

Por:   •  17/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.638 Palavras (7 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 7

MBA – Serviços de Telecomunicações

Gestão Estratégica, Arquitetura e Negócios

[pic 1]

Trabalho Passo a passo abertura de uma Empresa

Professor:

Aluno:


  1. Introdução

Constituir uma empresa, falar parece ser fácil, porem existem algumas providências que devem ser tomadas, não requer apenas técnica e capital, há todo um trâmite legal a ser seguido, que é a parte burocrática necessária para a abertura formal do empreendimento, ou seja, como proceder para registrar a mesma, reunir todos os documentos necessários para abertura e funcionamento, tudo sobre sócios e empregados, parte jurídica e até mesmo deve se preocupar com a escolha do nome. Isso e tudo que é necessário para abertura de uma empresa são o que veremos neste trabalho, passo a passo.

  1. Como Abrir a Empresa

Ter um planejamento consistente é primordial ao abrir qualquer negócio. Através de um bom estudo, devemos apurar os concorrentes, público alvo, número de funcionários, valor necessário de financiamento e até mesmo analisar se valerá a pena ter um sócio ou não.

O planejamento é primordial. Devemos reunir todas as informações possíveis sobre a Empresa, evitando assim, problemas futuros.

  1. Quais Documentos são necessários para abrir a Empresa

  • Registro na Junta Comercial ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica;
  • Contrato Social;
  • Requerimento Padrão;
  • Ficha Cadastro Nacional (FCN);
  • Número de Identificação da Empresa (NIRE);
  • CNPJ;
  • Alvara de Funcionamento;
  • Laudo dos Órgãos
  •  de Vistoria;
  • Inscrição Estadual;
  • Autorização para Notas Fiscais.
  1. Realize Consultas Prévias

Antes de abrir a empresa, precisamos tomar uma serie de provindas necessárias para não travar o processor como: pesquisar o nome da futura empresa, pedir o boletim informativo do imóvel onde o negócio irá funcionar, consular as licenças necessárias etc.

A partir da abertura, o seu negócio vai precisar manter em dia os tributos e obrigações. Algumas atividades exigem licenças e registros especais e específicos (Ambiental, Saúde Municipal ou Estadual, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária etc.), checar o Novo Código Civil - que proíbe de manter sociedade entre pessoas casadas pelos regimes de Comunhão Universal de Bens ou Separação Obrigatória de Bens - também e importante.

O acompanhamento de um profissional de contábil, portanto, e uma medida segura e eficiente para o bom andamento do negócio e para a correta definição do tipo de empresa.

  1. Qual tipo de sociedade a escolher

Ao abrir a empresa, você precisa definir qual! Tipo Societário Ira adotar. Se decidir iniciar seu negócio sem sócios, seu registro será como empresário no individual, Neste caso, a empresa poderá se enquadrar como microempreendedor individual (MEI), microempresa (ME)

ou como empresa de pequeno porte (EPP); O enquadramento se dará pelo valor faturado anualmente.

Caso decida envolver mais de um sócio, saiba que a Legislação brasileira estabelece alguns tipos de organização societária;

  • Sociedade Limitada

Conta com responsabilidade limitada dos sócios, restrita ao valor de suas quotas integralizadas, sendo de constituição mais simples. Deverá ser estabelecida através do Contrato Social, registrado na Junta Comercial, por quotas de responsabilidades, não existindo previsão legal de capital mínimo.

A composição do Capital Social pode ser realizada por qualquer bem, desde que seja possível avalia-lo em dinheiro. O controle desse capital é definido por quantidade de quotas, e as atribuições de cada a sócio, verificadas particularmente.

  • Sociedade Cooperativa

A cooperativa e uma sociedade de pessoas, tem forma e natureza jurídica própria. Independentemente de seu objeto, e classificada como uma sociedade simples, não sujeita a falência, sendo constituída para prestar serviços em favor dos associados, sem finalidade lucrativa.

  1. Como escolher os sócios?

A necessidade ou não de ter sócios e orientada por fatores como a complexidade e tamanho da empresa, possibilidade de compartilhar conhecimentos, estratégias, discussões e investimentos do negócio.

Se você entende que conseguira enfrentar os desafios que surgirão, poderá concluir que seu negócio não necessita de uma sociedade. Mas caso pense ao contrário, você deve buscar um sócio que irá unir forças para o sucesso da empresa.

Caso escolha inicialmente por não compartilhar de uma sociedade empresarial, nada lhe impedira de no futuro efetivar uma parceria societária. A definição do tipo a ser adotado tem um papel fundamental na condução da empresa, visando enquadra-la adequadamente quarto a aspectos legais, fiscais e societários, que possam ser adotados de forma correta e que visem minimizar riscos ao empreendimento.

A decisão deve ser baseada na avaliação de aspectos que agreguem valor ao empreendimento, como:

  • Buscar conhecimentos e perfis complementares;
  • Compartilhar objetivos comuns relacionados ao empreendimento;
  • Identificação quanto a Visão Ética;
  • Buscar o equilíbrio em decisões do negócio, contrapondo argumentos que acrescente melhorias nas decisões;
  • Ter visões próximas ou complementares quanto a exposição a riscos estratégias comerciais, de controles e financeiras*

A busca de um sócio deve ser implantada com base na necessidade de manter uma gestão fortalecida em situação quando o empreendedor avalia suas limitações com experiências empresarias, assim como com conhecimentos técnicos e aspectos financeiros.

  1. Diferença entre sócio e investidor?

A diferença principal entre o sócio e o investidor é que o primeiro assume um compromisso quanto a uma parceria de médio ou longo prazo e participa da gestão e operação da empresa, já o investidor aplica seu Capital, buscando garantir que o empreendedor valorize sua empresa para que possa obter um retorno sobre seu investimento - ROI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (119.9 Kb)   docx (258.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com