TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO SISTEMA LOGÍSTICO DE UMA DISTRIBUIDORA DE CAXIAS-MA

Por:   •  22/5/2018  •  Artigo  •  7.507 Palavras (31 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 31

ANÁLISE DO SISTEMA LOGÍSTICO DE UMA DISTRIBUIDORA DE CAXIAS-MA

ANALYSIS OF THE LOGISTICS SYSTEM OF A CAXIAS-MA DISTRIBUIDORA

RESUMO


Noeline Araújo de Melo1 Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção Orientador: Prof.Me. Adonis Oliveira2

A logística possui como principal objetivo disponibilizar a mercadoria ou o serviço solicitado, no lugar, tempo e condições desejadas, ao mesmo tempo em que deve fornecer a maior contribuição à empresa. O artigo que se apresenta aborda o tema “Análise do Sistema Logístico de uma Distribuidora em Caxias-MA” e tem como objetivo analisar o sistema logístico, além de identificar as falhas na operação e perda de eficiência na execução do processo logístico, descrever os processos logísticos de distribuição, transporte e entrega final da empresa. A pesquisa trata-se de uma revisão bibliográfica e de campo. Para a coleta de informações utilizou-se questionário com 15 perguntas objetivas com foco no desempenho atendimento ao cliente e gestão de transportes. Como resultado observou-se que a empresa adota um sistema logístico eficiente de acordo com os indicadores de eficiência da logística interna, foi verificado também um bom desempenho em relação ao atendimento ao cliente e de transportes, porém para atingir um grau de melhores práticas, a empresa precisa adotar medidas referentes ao tempo decorrido entre a realização do pedido por um cliente e a data de entrega do produto, que em média para ser muito eficiente, deve ser realizada em um prazo máximo de vinte e quatro horas. Com relação ao transporte, a empresa precisa medir a participação de custos extras. Diante disso, sugeriu-se à empresa a adoção de medidas de planejamento voltadas a amenizar as deficiências encontradas e a melhoria do plano de controle e redução de custos.

Palavras-Chave: Logística. Transporte. Entrega final. Distribuição.

ABSTRACT: Logistics has as main objective to make available the requested merchandise or service, in the place, time and conditions desired, at the same time that it must provide the greater contribution to the company. The present article addresses the "Analysis of the Logistics System of a distributor in Caxias-MA" and aims to analyze the logistics system, as well as to identify the failures in the operation and loss of efficiency in the execution Of the logistics process, describe the logistics processes of distribution, transportation and final delivery of the company. The research is a bibliographical and field review. For the information collection, a questionnaire was used with 15 objective questions focused on the performance of customer service and transportation management. As a result, it was observed that the company adopts an efficient logistics system according to the internal logistics efficiency indicators, a good performance was also verified in relation to customer service and transportation, but to reach a degree of best practices, the Company must adopt measures regarding the time elapsed between the execution of the request by a customer and the date of delivery of the product, which on average to be very efficient, must be carried out in a maximum period of twenty four hours. With regard to transportation, the company must measure  the  share  of  extra  costs.  In  view  of  this,  the  company  was  suggested  to adopt

[pic 2]

  1. Graduanda em Engenharia de Produção – FAI        email: noelinearaujo@hotmail.com
  2. Mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. adonisoliveira@hotmail.com


planning measures aimed at alleviating the deficiencies encountered and improving the control plan and reducing costs.

Keywords: Logistics. Transport. Final delivery. Distribution.

INTRODUÇÃO

O mercado oferece atualmente variadas formas de vendas de produtos, o foco das empresas não se detém apenas a obtenção de lucro, mas decorre de pensar em atingir seus objetivos. Contudo, isso só consegue ser realizado devido a um departamento ou área especifica, a logística, tendo grande importância dentro de uma organização, pois se preocupa com componente para a produção ate a entrega do produto final.

Viana (2000) considera logística como uma operação integrada que cuida de suprimentos e distribuição de produtos de forma racionalizada, planejando, coordenando e executando todo o processo, visando à diminuição de custos e o aumento da competitividade.

Dornier (2000) defende que logística é a gestão de fluxos entre funções de negócio. Para ele, logística não trata apenas da simples entrada de matérias-primas ou o fluxo de saída de produtos acabados, mas sim engloba uma maior amplitude de fluxos, incluindo todas as formas de movimentos de produtos e informações.

Esse estudo aborda o tema sobre a logística, o transporte e a entrega final do produto, delimitando-se a “Análise do Sistema Logístico de uma Distribuidora Armazém Rio Piranhas em Caxias-MA.

Em estudo o problema investigado foi: Será que existe uma logística adequada na empresa baseado na identificação das rotinas de transporte, distribuição física e entrega final do produto?

As questões norteadoras para o estudo foram: Qual o papel do sistema logístico na estratégia da empresa? Qual a contribuição da logística no desempenho da empresa? A logística agrega valor ao cliente? Estes questionamentos são um convite para que se busque entender o papel da logística, seu funcionamento e sua importância.

Diante disso, o objetivo geral foi analisar o sistema logístico de uma distribuidora em Caxias-MA e traçou-se como específicos, identificar as falhas na operação e perda de eficiência na execução do processo logístico da empresa; e identificar as principais qualidades e deficiências nos processos logísticos de distribuição, transporte e entrega final da empresa.

A atividade logística tem recebido sua devida importância nas últimas décadas, visto que o desenvolvimento econômico exige o aperfeiçoamento desta em detrimento de ser  o fator predominante de transformação das economias. Neste contexto, as empresas buscam


novas áreas de competência, havendo, desta forma, um redescobrimento da logística e de sua relevância em permitir à organização diferenciar-se de seus concorrentes na percepção dos clientes, bem como, elevar a capacidade de operar a baixo custo e, portanto, ocorrendo à maximização dos lucros.

Os autores que fundamentaram o artigo foram Ballou (1993), Camargo (2004), Silva (2004), Rosa (2007) e Machado (2008). Esse artigo está organizado com uma introdução, Viana (2000), Dornier (2000), um referencial teórico, Dias (1993), Moura (1997),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.7 Kb)   pdf (336.3 Kb)   docx (52.8 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com