TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLANTAÇÃO DO 5S PARA MELHORAR A QUALIDADE DAS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE EM CAXIAS - MA

Por:   •  13/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.902 Palavras (20 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 20

 IMPLANTAÇÃO DO  5S PARA MELHORAR A QUALIDADE DAS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE EM CAXIAS - MA

1. PROBLEMA

  • Como o programa 5S pode contribuir na melhoria da qualidade  dessas empresas?

2. HIPÓTESE

  • A implantação do 5S pode melhorar  a qualidade das empresas de pequeno porte em Caxias - MA.

3. OBJETIVOS

  • Geral: Apresentar os benefícios da utilização  da metodologia 5Ss para a melhoria da qualidade e produtividade dessas empresas.
  • Específicos:
  • Identificar  os pontos fracos e fortes, e as oportunidades de melhoria.
  • Indicar a melhor maneira de organizar o espaço físico da empresa, otimizando os espaços, melhorando o ambiente e evitando desperdícios.
  • Verificar o comportamento e as atitudes das pessoas através do envolvimento, engajamento e comprometimento que surgem com a implantação.

4. JUSTIFICATIVA

Primeiramente, a escolha do tema baseia-se na importância do assunto para todas as empresas que buscam atender e até superar as expectativas dos seus clientes e atingir a excelência operacional, através de um diferencial competitivo neste mercado cada vez mais acirrado. Diante disso, é essencial um Engenheiro de Produção ter conhecimento teórico e habilidade prática quando se fala em Qualidade.

Outro fator decisório é que  a empresa onde o trabalho poderá ser desenvolvido não tenha nenhuma metodologia semelhante ao Programa 5S, não oferecendo condições adequadas de trabalho aos colaboradores, tendo um ambiente anti produtivo pela desorganização e falta de limpeza, e sem um clima organizacional favorável à melhoria contínua. Este estudo tem condições plenas de mudar o rumo da empresa estudada, através de uma ferramenta de simples aplicação, mas que tem enrustida nela a preocupação com a autodisciplina, que é fundamental para o sucesso de qualquer programa implantado.

O projeto inclui diversas etapas de implantação, no qual tem-se como destaque a sensibilização da diretoria, que conforme Silva (1994) é um passo definitivo, pois a qualidade da organização é o reflexo da qualidade da alta administração. Apresenta-se também as etapas para coleta de dados, diagnóstico da empresa focando em suas principais dificuldades, estudo de melhorias possíveis, e baseado em todos os passos anteriores, a devida execução do 5S, seguindo os sensos de utilização, senso de ordenação, senso de limpeza e bem-estar, senso de padronização e o senso de disciplina, conforme sua ordem, sempre contando com o apoio de todos para realizar as mudanças necessárias.

5. REFERENCIAL TEÓRICO

A base teórica deste trabalho se dá por meio da revisão de literatura, onde se concentram os conceitos, teorias e opiniões de grandes autores e estudiosos sobre qualidade, 5S como ferramenta de controle e melhoria da qualidade e outros temas que se façam necessário ao bom entendimento do estudo proposto.

5.1 CONCEITO DE QUALIDADE

Os chamados gurus da qualidade definem qualidade de diversas maneiras. Entre elas estão explicações ligadas à adequação para o uso, redução da variabilidade, atendimento às especificações, entre outros.

De acordo com Ishikawa (1993), qualidade é a rápida percepção e satisfação das necessidades do mercado, adequação ao uso e homogeneidade dos resultados do processo. Com a qualidade é possível desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto mais econômico, mais útil e satisfatório para o consumidor.

Segundo Juran (1991 apud Paladini, 1995), a qualidade é o conjunto das atividades através das quais se atinge a adequação do produto ou do serviço ao uso, não importando em que parte da organização estas atividades são executadas.

Já Oliveira (1996) diz que a qualidade é a correção dos problemas e de suas causas ao longo de toda a série de fatores relacionados com marketing, projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência sobre a satisfação do usuário. A qualidade seria, portanto, uma maneira de se gerenciar os negócios da empresa e só pode ser alcançada com a participação de todos.

Crosby acredita que qualidade é a conformidade com os requisitos e, em se tratando da produção de bens e serviços, diz que se tem qualidade quando atinge zero defeitos. Para Juran, como já citado, qualidade é adequação ao uso. E Deming diz que a qualidade é a redução nas variações, e acredita ser impossível se conseguir zero defeitos, contradizendo Crosby (MEZOMO, 2001).

Estes grandes autores auxiliam a explicar as diversas visões acerca do tema, as percepções de cada setor como o de produção, de marketing, de serviços entre outros, e ocorrem algumas contradições, como por exemplo, entre Crosby e Deming. Entretanto, todos os autores citados acreditam que a qualidade está na satisfação das necessidades do cliente, que se renovam continuamente. Assim, as definições acerca do assunto acompanham as transformações dos hábitos, da economia, das tecnologias, as evoluções do mercado de uma forma em geral.

5.2 QUALIDADE TOTAL

 Com o fim da Segunda Guerra Mundial surge a Qualidade Total através dos Círculos de Controle da Qualidade. Segundo Ishikawa (1993), o sistema pode ser definido como uma técnica de administração multidisciplinar formada por um conjunto de programas, ferramentas e métodos, aplicados no controle do processo de produção das empresas, visando obter bens e serviços pelo menor custo e melhor qualidade, objetivando atender as exigências e superar as expectativas dos clientes.

 Historicamente a Revolução da Qualidade Total tornou acirrada e global a competição entre as empresas, mudando o panorama do mercado. A sociedade e o mercado se tornaram mais exigentes, fazendo com que as organizações mais ágeis ganhassem novos mercados, e punindo as empresas que não atendessem suas exigências ao deixarem de adquirir seus produtos e serviços. As empresas para sobreviverem neste mercado cada vez mais competitivo se viram obrigadas a se voltar para as necessidades de seus clientes.

 Assim, entrar para o movimento de Qualidade Total se tornou crucial para uma organização, porque dela depende seu futuro.

Feigenbaum (1993) afirma que sistema da Qualidade Total é uma estrutura operacional de trabalho aplicável a toda a empresa, documentada em procedimentos técnicos e gerenciais, para orientar ações coordenadas de pessoas e máquinas da empresa, a fim de assegurar a satisfação do consumidor quanto à qualidade e custo econômico desta.

Segundo o autor citado, existem quatro conceitos básicos para o gerenciamento da qualidade total. O primeiro diz que não existe um nível constante na qualidade, pois assim que um nível é alcançado o mercado passa a exigir índices mais elevados. O segundo toca no âmbito das pessoas, afirmando que a cultura da qualidade na empresa não se restringe a palavras, mas também a habilidades e atitudes positivas dos membros da organização. O terceiro fala que a qualidade é essencial para o êxito das inovações, sendo o desafio integrar a velocidade de novos produtos no mercado ao desenvolvimento dos mesmos de forma clara e objetiva. O quarto e último, prega que uma qualidade superior leva à otimização da mão de obra e materiais, resultando produtividade elevada e custos inferiores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)   pdf (249.9 Kb)   docx (93.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com