TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE ERGONÔMICA DE UM POSTO DE TRABALHO NA ÁREA DE SUPRIMENTOS DE UMA INDÚSTRIA FARMACEUTICA.

Por:   •  17/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.103 Palavras (13 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 13

ANÁLISE ERGONÔMICA DE UM POSTO DE TRABALHO NA ÁREA DE SUPRIMENTOS DE UMA INDÚSTRIA FARMACEUTICA.

ITALIANI, Mayara Giulia

RESUMO

A tarefa de um comprador é uma da mais importantes no meio corporativo, uma vez a maioria das empresas possuem um departamento de Supply Chain. Um comprador tem influência na elaboração das diretrizes estratégicas e importantes decisões corporativas, uma vez que são profissionais que compram grandes quantidades de materiais e equipamentos para empresas comerciais, industriais ou do governo. Este trabalho tem como objetivo apresentar as atividades exercidas por um comprador avaliando as posturas inadequadas, causando assim um grande esforço físico em suas tarefas diárias. Utilizou-se a metodologias da Analise Ergonômica do Trabalho (AET), o Método de Análise Postural (OWAS), registros fotográficos e análises através de observações direta no local de trabalho. Com base nos resultados foram elaboradas as devidas recomendações ergonômicas para melhorar a condição de trabalho deste funcionário.

Palavras-chave: Ergonomia; Comprador; Industria;

1 INTRODUÇÃO

Para garantir a sobrevivência em um mundo globalizando as empresas vem trabalhando frequentemente em novas tecnologias, melhorando assim seus atendimentos nas prestações de serviços e fornecimentos de produtos / materiais.

As mudanças estão diretamente ligadas ao processo produtivo e gestão da organização das empresas, porém quando falamos de mudanças observamos o surgimentos de alguns problemas durantes a implantação de algumas modificações, e estes grandes problemas estão ligados aos aspectos humano, onde o homem precisa se adaptar a todos os tipos de mudanças em um processo de produção e infelizmente na grande maioria das vezes estas mudanças não se adequa ao homem, no qual está ligado diretamente ao processo produtivo. E a Ergonomia é esta ferramenta de ligação entre o homem e a máquina.

Ergonomia, antes de mais nada, é uma atitude profissional que se agrega à prática de uma profissão definida, seus principais objetivos são a segurança, bem-estar e satisfação dos trabalhadores em seus ambientes produtivos. Ela surgiu com grande impacto durante a II Guerra Mundial, onde foi necessário o desenvolvimento de novas tecnologias para ajudar o desempenho do homem e seus processos produtivos, como por exemplo a mudança de layout da produção, modificações em movimentos biomecânicos, melhoria nas condições de trabalho, reprojetos de ferramentas etc...

A Ergonomia melhora as condições de trabalho aumentando a eficiência, reduzindo o desconforto físico e os custos humanos, aumentando com isso a produção. Estes conflitos aparecem na forma de custo humano para os trabalhadores como por exemplo a fadiga, doenças profissionais, lesões temporárias ou permanentes, mutilações, mortes, incidentes, erros excessivos, paradas não controladas, lentidão e outros problemas de desempenho. Gerando acréscimo no custo da produção, desperdício de matérias primas e baixa qualidade dos produtos fabricados (Moraes,200).

Atualmente a ergonomia é pouco aplicada nas indústrias, principalmente nos setores administrativos, algumas empresas ainda acreditam que o fato de um funcionário trabalhar dentro de um escritório é menos desgastante em comparação aos outros setores da indústria como por exemplo na construção civil, principalmente no subsetor de edificações onde os trabalhos são executados manualmente utilizando ferramentas pequenas e rudimentares no desenvolvimento de suas tarefas.

As abordagens ergonômicas têm como objetivo identificar através de observações do local de trabalho os fatores que interferem nas condições de trabalho.

Wisner (1994) descreve como é feito esta abordagem, “Não se trata mais de fazer com que a tarefa seja descrita pela direção, e sim de analisar as atividades de trabalho..." e também complementa com a seguinte descrição, -“ Todas as atividades devem ser observadas, sejam elas prescritas, imprevistas ou até inconscientes por parte dos trabalhadores.”

Sendo assim a análise ergonômica do trabalho é o estudo detalhado dos principais aspectos relacionados ao trabalho, no qual inclui os aspectos ambientais, físicos, organizacionais e seus componentes no desenvolvimento de suas atividades.

O OWAS é um método de registro prático de posturas dos trabalhadores, este método foi desenvolvido na Finlândia para analisar as posturas dos trabalhadores na indústria do aço daquele país, e foi idealizado por três pesquisadores para companhia Ovaco Oy Company, juntamente com o instituto finlandês de saúde ocupacional no ano de 1977. Seu nome foi dado com as iniciais da palavra Ovaco Working Posture Analysing System. Onde foi analisado através de fotografias as principais posturas em uma indústria pesada. Por meio desta análise os pesquisadores definiram 72 posturas típicas, que gerou diferentes combinações nas posições do dorso (4 posições típicas), braços (3 posições típicas) e pernas (7 posições típicas) (IIDA, 1995) (Figura 1).

Figura 1: Composição do código do método OWAS para registro das posturas.

Fonte: Kahru, Kansi e Kuoringa (1977), apud Iida (1995).

O método OWAS possuí algumas limitações, porém é bastante eficiente nas identificações das atividades mais prejudiciais e as regiões mais exigidas para os colaboradores, com isso, podemos elaborar recomendações ergonômicas que eliminem ou diminuam estas atividades prejudiciais.

Segundo Stanton (2005) o método RULA foi desenvolvido por McAtamney e Corlett em 1993 de uma forma parecida com o método OWAS, porém para avaliar pessoas expostas a posturas que contribuam para distúrbios de membros superiores. O RULA (Rapid Upper Limb Assessment) usa observações adotadas pelos membros superiores, como pescoço, costas e braços, antebraços e punhos. Esse método avalia a postura, força e movimentos associados com tarefas sedentárias, como por exemplo, trabalho com computador.

Figura 02 – Escores dos segmentos do corpo para o grupo A.

Fonte: Adaptado de www.ergonomics.co.uk

Figura 03 – Escores dos segmentos do corpo para o grupo B.

Fonte: Adaptado de www.ergonomics.co.uk

A legislação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com