TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE MONARK

Tese: ANÁLISE MONARK. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/2/2014  •  Tese  •  3.651 Palavras (15 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 15

ANÁLISE MONARK

O presente trabalho, produto de investigação realizada com bases de pesquisa, trata dos índices de liquidez, mostrando a importância dos mesmos para se ter uma idéia da saúde financeira das empresas.

Sendo abordado no referido trabalho quatro tipos de índices:

-O índice de liquidez geral que irá refletir a situação financeira de forma global, servindo como base para se detectar a capacidade de pagamento à longo prazo da empresa;

-O índice de liquidez corrente, que é um índice muito divulgado, e que com muita freqüência é tido como o melhor indicador da situação de liquidez, revelando a capacidade que possui a empresa em quitar suas dívidas de curto prazo com o seu ativo circulante.

-O índice de liquidez seca considerado como o mais rigoroso dos índices, uma vez que elimina os estoques que são considerados como fontes de incertezas e responsáveis por muitas vezes se ter uma falsa idéia de liquidez.

Este índice revela se a empresa depende dos seus estoques para ter uma liquidez equilibrada.

-E o índice de liquidez imediata que por sua vez mostra se a empresa somente com as suas disponibilidades é capaz de honrar suas obrigações de curto prazo.

PALAVRAS-CHAVE

Capacidade de Pagamento, Liquidez Geral, Liquidez Seca, Liquidez Imediata e Liquidez Corrente.

INTRODUÇÃO

Hoje se fala em nova era, a era da informação, do conhecimento científico, das novas tecnologias, da globalização, o que faz com que as empresas venham a cada vez mais sentirem necessidade de procurar mecanismos cada vez mais eficazes para enfrentarem o grande mercado competitivo existente.

Nesse sentido, o presente trabalho pretende apresentar os índices de liquidez, capazes de mostrar a capacidade que as empresas têm para saldarem seus débitos frente aos seus credores e poderem assim ganhar credibilidade e conseguirem novos empréstimos.

DADOS DA EMPRESA

Nome completo

Bicicletas Monark S.A.

Nome Anterior

Monark Indústria e Comércio Ltda (1962)

Endereço Legal

Rua Francisco Lanzi Tancler, 130 - Distrito Industrial - Domingos Giomi; Indaiatuba; São Paulo; 13347-370

Status: Listado

Modelo Jurídico: Sociedade Anonima (S.A.)

Status Operacional: Operacional

CNPJ: 56992423/0001-90

ISIN CODE : BRBMKSACNOR9)

Data de constituição da empresa: 26 de Abril de 1948

Total de Empregados: 81

Tel: +55 11 5182-3811, +55 19 3935-9292, +55 11 5182-3811

DESCRIÇÃO DA EMPRESA

A empresa foi fundada em abril de 1948 com a denominação de Monark Indústria e Comércio Ltda., no bairro da Bela Vista, em São Paulo. Sua atuação foi direcionada para a industrialização e comercialização de bicicletas.

Em fevereiro de 1951, após uma fase de muito crescimento, adquiriu a área na Chácara Santo Antonio, para onde foram transferidas a fábrica e o escritório.

Alterou a razão social para Bicicletas Monark S/A, em 1962.

No primeiro trimestre de 2.008 transferiu as atividades industriais para a cidade de Indaiatuba/SP.

Sempre preocupada em atualizar os processos, modernizou as instalações, trouxe uma maior tecnologia às suas linhas de produção e aperfeiçoou seus recursos humanos. Os resultados positivos foram visíveis: melhorias no ambiente de trabalho, bem como produtos com maior segurança, mais modernos e que simbolizam tendências do mercado.

NEGÓCIO DA EMPRESA

A Companhia tem por objetivo a industrialização e a comercialização de bicicletas, assim como a participação em outras sociedades.

Em relação aos produtos e serviços do segmento operacional:

Características do processo de produção:

Principais insumos, matérias primas e componentes, informando:

Adquiridas no mercado interno: tubos de aço, pneus, pedais, câmaras de ar, bagageiros, paralamas, hastes, cobre correntes, pedivelas, selins, tintas, insumos para solda, eletricidade e gás natural. Adquiridas no mercado externo: aros, raios, niples, guidões, rodas livres, cubos contra-pedal, correntes e freios.

As relações com os fornecedores não estão sujeitas a controles ou regulamentações governamentais e tem sido de boa qualidade.

Alguns itens adquiridos no mercado interno tem um só fabricante: pneus, câmaras de ar e pedivela.

Os preços estão sujeitos a variações do mercado e do câmbio.

Em relação a cada segmento operacional que tenha sido divulgado nas últimas demonstrações financeiras de encerramento de exercício social ou, quando houver, nas demonstrações financeiras consolidadas, indicar as seguintes informações:

Produtos e serviços comercializados:

Bicicletas

TECNOLOGIA

Sempre preocupada em atualizar os processos, modernizou as instalações, trouxe uma maior tecnologia às suas linhas de produção e aperfeiçou seus recursos humanos. Os resultados positivos foram visíveis: melhorias no ambiente de trabalho, bem como produtos com maior segurança, mais modernos e que simbolizam tendências do mercado.

O processo de produção consiste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com