TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE RACIONAL

Por:   •  8/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.060 Palavras (13 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 13

 

 

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E ENGENHARIAS

FACULDADE DE ENGENHARIA DE MATERIAIS

                          JOSÉ FERNANDO DOS SANTOS DIAS

ANÁLISE RACIONAL

MARABÁ-PA

2018

        JOSÉ FERNANDO DOS SANTOS DIAS

 

 

 

 

 

 

 

 

ANÁLISE RACIONAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisa apresentada à Faculdade de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, como forma de obtenção de nota referente a disciplina de Processamento de materiais cerâmicos. sob orientação do Prof. Dr. Adriano Rabelo.

 

 

         

 

 

 

 

 

 

MARABÁ-PA

2018 

 

 

SUMÁRIO

 

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        OBJETIVOS        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

3.        ESTUDO DAS ARGILAS MAGRA E ARGILA CAISA GORDA        6

3.1. FLUORESCENCIA DE RAIOS-X E DIFRAÇÃO DE RAIOS-X        6

3.2. ANÁLISE RACIONAL        7

3.3. DETERMINAÇÃO DA PORCENTAGEM EM PESO DOS DOIS MINERAIS DA ARGILA MAGRA        11

3.4 DETERMINAÇÃO DA PORCENTAGEM EM PESO DOS MINERAIS DA ARGILA GORDA        13

4. CONCLUSÃO        16

5. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        17

 


  1. INTRODUÇÃO

Os revestimentos cerâmicos são constituídos por uma mistura de feldspatos, quartzo e argilominerais, a fração argilomineral, irá dar às peças resistência mecânica a seco, forma a mulita e a fase vítrea durante a queima. O quartzo, por ser o componente mineral de maior temperatura de fusão, auxilia a estabilidade térmica e dimensional. Os feldspatos são os principais formadores de fase vítrea que acelera a sinterização.

Análises por difração de raios X e fluorescência de raios X fornecem como resultados as fases presentes na argila e a relação dos elementos constituintes da argila bem como sua proporção na forma de óxidos. Por meio da combinação entre a análise mineralógica qualitativa e análise química quantitativa, é possível se obter informações suficientes para determinar a composição das fases presentes na argila. Essa técnica, denominada de análise racional.

As argilas são classificadas conforme as suas características plásticas, e, empregadas de acordo com suas respectivas plasticidades, como exemplo, na produção de cerâmicas vermelhas as argilas muito plásticas são denominadas de argila gorda e argilas que contém baixo grau de plasticidade são denominadas de argila magra. A caracterização das argilas é baseada em conhecer as variedades de suas propriedades, utilizando-se de técnicas comuns, uma vez que as propriedades do produto final são intimamente dependentes das características das matérias primas.

A caracterização química mineralógica de argilas e a determinação das propriedades que seus componentes atribuem às massas cerâmicas permitem estudar as alterações que devem ser feitas nas massas cerâmicas para melhorar as propriedades de corpos cerâmicos e do produto final. Um dos caminhos que pode ser seguido para o melhor conhecimento das propriedades da matéria-prima é o emprego de duas técnicas, concomitantes: análise química e análise mineralógica.

Às análises por difração de raios X e fluorescência de raios X fornecem como resultados as fases presentes na argila e a relação dos elementos constituintes da argila com a sua proporção na forma de óxidos, respectivamente. Por meio da combinação da análise mineralógica qualitativa e análise química quantitativa, onde os elementos são todos considerados existindo na forma de óxidos, têm-se informações suficientes para determinar a composição das fases presentes na argila. Essa técnica, conhecida como análise racional.

  1. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

 Determinar e quantificar a composição mineralógica das argilas (argila magra e argila gorda) disponibilizadas, por meio de fases presentes, com base na análise qualitativa do difratogramas de Raios-X.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Quantificar a composição mineralógica da argila magra;
  • Quantificar a composição mineralógica da argila gorda;
  1. ESTUDO DAS ARGILAS MAGRA E ARGILA CAISA GORDA

3.1. FLUORESCENCIA DE RAIOS-X E DIFRAÇÃO DE RAIOS-X

Para que fosse possível a realização da análise química, foi necessário a técnica de Fluorescência de Raio-X, na qual obtiveram-se.

     Tabela 01: Resultados fluorescência de raios X nas argilas magra e gorda.

IDENTIFICAÇÃO

MAGRA

GORDA

SiO2

A

65,8%

59,4%

Al2O3

B

23,36%

19,67%

MgO

C

1,43%

2,23%

Na2O

D

0,74%

2,6%

P2O5

E

0,06%

0,12%

Fe2O3

F

4%

9,28%

MnO

G

0,01%

0,21%

TiO2

H

0,77%

1,03%

CaO

I

0,61%

1,99%

K2O

J

0,45%

2,93%

Fonte: Autor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (552.6 Kb)   docx (264.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com