TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APARELHOS DE APOIO EM PONTES

Por:   •  6/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.147 Palavras (21 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 21

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM-PA / CEULS-ULBRA

ENGENHARIA CIVIL

DANIEL BRANCO DE MORAIS

LUÍS ALBERTO ALVES DOS SANTOS

RODRIGO MOITA PAIVA

APARELHOS DE APOIO EM PONTES.

.

.

SANTARÉM-PA

2017

DANIEL BRANCO DE MORAIS

LUÍS ALBERTO ALVES DOS SANTOS

RODRIGO MOITA PAIVA

APARELHOS DE APOIO EM PONTES.

Trabalho para composição de nota de G2 nas disciplinas de Tópicos III e IV, do curso de Engenharia Civil, nesta.

Orientador: Professor M.S.C. Hugo Aquino.

SANTARÉM-PA

2017

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO

4

2

REFERENCIAL TEÓRICO

5

2.1

A HISTÓRIA

5

2.2

TIPOS DE APARELHOS DE APOIO

7

2.2.1

Articulações de Betão

7

2.2.2

Aparelhos de Apoio Metálicos

7

2.2.3

Aparelhos de Apoio Elastoméricos

10

2.2.4

Pot-Bearings (Panela)

12

2.2.5

Aparelhos de Apoio de Chumbo

13

2.2.6

Aparelhos de Apoio de Isolamento Sísmico

14

2.2.7

Aparelhos de Apoio de Tração

14

2.3

CAUSAS DOS MOVIMENTOS

14

2.3.1

Quantificação das Ações

14

3

EXEMPLO DE CÁLCULO DE DIMENSIONAMENTO E VERIFICA-ÇÃO DE APARELHO DE APOIO EM ELASTÔMERO.

16

3.1

DETALHAMENTO DO APARELHO DE APOIO

22

3.2

PLANILHAS DE CÁLCULO DO APARELHO DE APOIO

23

4

CONCLUSÃO

26

5

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

27


1      INTRODUÇÃO

O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica sobre aparelhos de apoios de pontes, sobre sua utilização e dimensionamento. A referente pesquisa foi realizada, por opção dos acadêmicos, no trabalho “Os Aparelhos de Apoio em Pontes Vida Útil e procedimentos de Substituição”, de autoria de João Gonçalo Paulo Cordeiro, defendido em seu mestrado no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa-Portugal.

Nesse trabalho, o autor define que os Aparelhos de Apoio (AA) são tão antigos quanto as pontes. Segundo ele, os primeiros construtores de pontes sentiram a necessidade de os instalar. São órgãos destinados a transmitir as cargas do tabuleiro aos pilares e encontros, libertando ao mesmo tempo outras componentes dos esforços/ deslocamentos, como por exemplo as rotações. Porém, têm um período de vida útil inferior ao da própria ponte, tornando a sua substituição uma inevitabilidade. Por outro lado, recorrendo a campanhas de inspeção e manutenção, é possível prolongar a sua vida útil. Consequentemente, e de acordo com estudos realizados, é recomendável a realização de manutenções e inspeções periódicas. Estas inspeções são realizadas com um período que depende do tipo de aparelho, da agressividade do ambiente em que está inserido e do nível de carga a que está sujeito, nunca devendo ultrapassar intervalos superiores a 5 anos.

De referir que após cada inspeção deve ser elaborado um relatório onde será registada toda a informação pertinente, assim como indicados os trabalhos de manutenção ou reparação necessários.

Se esta fiscalização não for realizada dentro das datas previstas as estruturas podem atingir um elevado patamar de degradação, para além de não se cumprirem os níveis mínimos aceitáveis de segurança. Esta torna-se uma alternativa desfavorável, uma vez que a reparação não é possível e é necessário recorrer à sua substituição, resultando num elevado aumento do custo.

Quando é necessário proceder à substituição destes aparelhos deve ser elaborado um plano de substituição, plano este que deve ser realizado pelo projetista da obra. Nele devem estar referidos dados importantes, como por exemplo os locais para a colocação dos equipamentos de elevação, as forças a aplicar, restrições de tráfego e os deslocamentos necessários. No que diz respeito à colocação dos macacos hidráulicos o local de posicionamento é muito importante pois, devido à hiperstaticidade das estruturas, as forças de levantamento são superiores às reações existentes.

Uma evolução extraordinária na área da tecnologia também proporciona um maior detalhe e rigor nesta manutenção, podendo realizar-se a modelação das estruturas e verificar o seu comportamento quando sujeitas a determinados esforços como o caso da temperatura, cargas permanentes, efeitos de retração, fluência, ações sísmicas entre outros fatores.

A análise dos AA em pontes apresenta-se como um tópico muito importante, principalmente no que diz respeito ao seu processo de substituição, o que seguindo todas as indicações pode tornar este processo mais rápido e rentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)   pdf (744.6 Kb)   docx (184.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com