TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DO RESÍDUO DA MARICULTURA COMO AGREGADO NA PRODUÇÃO DE CONCRETO NÃO ESTRUTURAL

Por:   •  18/4/2019  •  Artigo  •  5.230 Palavras (21 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 21

APLICAÇÃO DO RESÍDUO DA MARICULTURA COMO AGREGADO NA PRODUÇÃO DE CONCRETO NÃO ESTRUTURAL

Waste application mariculture as aggregate in non-structural concrete production

Dias, João Rafael Albuquerque (1); Silva, Ronaldo Faustino da (2); Mota, João Manoel de Freitas (3); Silva, Ana Izabella Melo da (4); Rêgo, Maria Juliana de Almeida Melo (5);

(1) Engenheiro Civil, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

(2) Professor Doutor, Departamento de Infraestrutura e Construção Civil, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

 (3) Professor Doutor, Departamento de Infraestrutura e Construção Civil, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

(4) Engenheira Civil, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

(5) Engenheira Civil, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

Av. Prof. Luís Freire, 500 - Cidade Universitária, Recife - PE, 50740-540.

                                 

Resumo

A indústria da construção civil, tem demonstrado potencial ambiental na utilização de recursos que inicialmente seriam descartados, dessa forma, as conchas do molusco (Anomalocardia brasiliana) provenientes da mariscagem artesanal e cujo acúmulo vem causando consequências negativas ao ecossistema em áreas litorâneas de Pernambuco tornam-se interessantes para tal. Este trabalho tem como objetivo a aplicação dos resíduos das conchas, como agregado graúdo em sua forma natural de concha e agregado miúdo na forma triturada, para confecção de concreto não estrutural, foram realizados diversos ensaios com o concreto no estado fresco e nos corpos de prova de concreto no estado endurecido. Os resultados demonstraram que é possível utilizar as conchas do molusco como agregados miúdos e graúdos na produção de concreto não estrutural, sendo esse material útil para a confecção de composição de camadas de proteção, enchimentos de camadas, base de blocos, lastros, contra pisos e peças pré-moldadas de baixa solicitação.

Palavra-Chave: Mariscos, Concreto não estrutural, Resíduos, Sustentabilidade.

Abstract

The construction industry has demonstrated environmental potential in the use of resources that would initially be discarded, so shells of the mollusk (Anomalocardia brasiliana) from artisanal shellfish and whose accumulation has been causing negative consequences to the ecosystem in the coastal areas of Pernambuco, if they are interesting. This work has the objective of applying the shells as a large aggregate in it natural form of shell and small aggregate in the crushed form, for the construction of non-structural concrete, several tests were carried out with the concrete in the fresh state and in the specimens, concrete in the hardened state. The results demonstrated that it is possible to use mollusc shells as small and large aggregates in the production of non-structural concrete, and this material is useful for the preparation of composition of protective layers, layer fillings, base blocks, ballasts, Low-demand precast parts.

Keywords: Shellfish, Non-structural Concrete, Waste, Sustainability.

.


1        Introdução

O crescente padrão de consumo no Brasil nos últimos anos trouxe um aumento na geração de resíduos industriais como também resíduos sólidos urbanos o que ocasionou a elevação dos custos sociais e ambientais causados pelas deposições inadequadas no meio ambiente. Porém, através da reutilização e reciclagem de resíduos, obtém-se insumos para cadeias produtivas, como no caso da indústria da construção civil, onde observa-se uma boa opção para redução do impacto causado pelo consumo, bem como reduzir elevada demanda de matérias-primas utilizadas. E, segundo Silva (2013), diante dessa situação, é necessário observar o ambiente e identificar os resíduos que estão se acumulando e não são aproveitados, gerando problemas ambientais, que se acumulam ilegalmente nas cidades, agravando problemas urbanos.

Devido à escassez de recursos pesqueiros a atividade da mariscagem tornou-se um meio de produção de alimento e renda encontrada como alternativa para muitas comunidades de pescadores afetadas pelo declínio da produtividade da pesca convencional, tornando a pesca extrativista do molusco Anamalocardia Brasiliana única atividade viável. Contudo, essa atividade acarreta uma grande geração de resíduos, que de forma descontrolada vem causando impactos ambientais na região pesqueira e proximidades. Vemos, portanto, a concha do marisco como um dos resíduos desperdiçados ou pouco aproveitados, podem ter um grande potencial de aplicação na indústria da construção civil como agregados.

Os agregados obtidos através do beneficiamento da concha do marisco podem ser caracterizados segundo a recomendação prescrita pela norma ABNT NBR 7211/2005 a qual define as especificações dos agregados a serem empregados na produção de concretos através da avaliação de requisitos tais como: distribuição granulométrica, massa específica, massa unitária, índice de forma e absorção.

Para estudar a influência da utilização de agregados reciclados de resíduos de construção e demolição na produção de concretos convencionais, Leite (2001) avaliou a influência do agregado reciclado sobre propriedades do concreto no estado fresco (massa específica e trabalhabilidade) e propriedades do concreto no estado endurecido (resistência à compressão, resistência à tração na flexão, tração por compressão diametral e módulo de deformação) e concluiu que o uso desses agregados reciclados é perfeitamente viável para produção de concretos.

Neste sentido, o reaproveitamento do resíduo da casca do marisco na construção civil, substituindo agregados miúdos e graúdos na produção de concretos não estruturais, pode representar, do ponto de vista ambiental, uma alternativa de aproveitamento e melhor destinação para o resíduo, evitando seu acúmulo junto aos resíduos sólidos urbanos, transformando-os em matéria-prima para novos produtos. Outro benefício é a inclusão social na medida em que os pescadores transformam resíduos da maricultura em geração de emprego e renda, além da possibilidade da aplicação desse concreto não estrutural em suas moradias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)   pdf (980.6 Kb)   docx (765.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com