TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÕES AO ENGENHERIO ELETRICISTA INTRODUÇÃO A PESQUISA

Por:   •  28/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.446 Palavras (6 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 6

 APLICAÇÕES AO ENGENHERIO ELETRICISTA EM ENSAIOS ELETRICOS EM TRANSFORMADORES

Marcos Silva Freitas

Maurino Kaleski

Fabiano Mendes Ribeiro

RESUMO

Este estudo vem construir a realização do projeto de ensino (PE), conforme a matriz curricular do curso de engenharia elétrica da Uniasselvi. O tema Aplicações ao engenheiro eletricista em ensaios elétricos em transformadores tem por objetivo esclarecer com são realizados ensaios elétricos e as aplicações das normas para ensaios. A escolha do tema justificasse por fazer parte das funções de trabalho realizado no dia-dia dos educandos. Para realização desta pesquisa coletamos informações em livros, revistas impressas, revistas online e sites acadêmicos. Utilizaremos a metodologia de pesquisa básica, de investigação qualitativa e de caráter exploratório na intenção de ampliar conhecimentos e estudos e na construção de saberes.  

Palavras-chave: Ensaios elétricos, normas, transformadores.

  1. INTRODUÇÃO

 Para realização desta pesquisa utilizamos o tipo de pesquisa documental com base no que está descrito plano de ensino da disciplina, já escolha do tema Aplicações ao engenheiro eletricista em ensaios elétricos em transformadores deve-se pelo apreço do assunto e pelas funções desenvolvidas pelos participantes no dia-dia das funções de trabalho.

A ideia central desta pesquisa busca identificar como o tema ensaios elétricos e aplicações ao engenheiro eletricista, se aplicam nas funções de engenheiros eletricistas, e como se encaixam nas perspectivas profissionais na engenharia.

Partindo do objetivo geral, compõem-se três objetivos específicos: Identificar o que são ensaios elétricos em transformadores, qual sua importância e o que são as NBRs, e qual papel do engenheiro eletricista nesse processo. Sendo assim, o problema da presente pesquisa volta-se a entender como engenheiro eletricista se encaixa na área de ensaios elétricos em transformadores.

  1. ENSAIOS ELÉTRICOS EM TRANSFORMADORES

Para compreender melhor como são realizados os ensaios elétricos e envolvimento do engenheiro eletricista na parte de ensaios em um transformador, primeiramente precisamos compreender o que são ensaios elétricos, qual seu objetivo e como saber se seu resultado é satisfatório.

Ensaios elétricos em transformadores consistem em testes realizados em determinados equipamentos, Ensaios são formalmente definidos;

“conjunto de medições e verificações que são feitos para se determinar as características de uma máquina, de um processo ou de um produto, por exemplo, quando estiver concluída sua preparação” (MILASCH, 1984).

  Esses ensaios são realizados em laboratórios que são preparados com uma serie de equipamentos para inúmeras medições e avaliações de resultados, esses ensaios resultam em relatórios detalhados que são reconhecidos nacionalmente e internacionalmente.

Estes procedimentos visam identificar falhas nos transformadores, que podem levar a perda total do equipamento e de outros equipamentos vinculados a ele, causando assim prejuízos que vai desde reposição de novos aparelhos até problemas gerados pela falta de funcionamento do equipamento, Segundo ANSHA:

Os ensaios de transformadores são testes que verificam parâmetros construtivos e funcionais e avaliam os desvios padrões aceitos, ou seja, desvios estabelecidos em normas construtivas. A partir destes testes, são determinadas as resistências, relações de transformação e outros valores que servem de subsídios para essa avaliação (ANSCHA, 2020, p.17)

 Pará ter validade nacional e internacional os mesmos devem estar de acordo com as normas técnicas estabelecidas pela ABNT, no nosso caso as NBRs, os objetivos desses ensaios é garantir que o transformador irá operar dentro das normas e especificações técnicas, e definir se os resultados são satisfatórios ou não.

Para transformadores esses passam por uma série de teste em seu processo de fabricação, e durante este processo são realizadas as medições necessárias para garantir a qualidade e melhor performasse do equipamento. Para esses ensaios ter validade os laboratórios devem seguir padrões de calibração dos equipamentos de medição, e serem creditados em órgãos competentes para fazer os ensaios propostos, esses ensaios demoram em torno de 2 a 3 semanas dependendo as especificações de ensaios de cada cliente.

Estes procedimentos visam identificar falhas no transformador, que podem levar a perda total do equipamento e de outros equipamentos vinculados a ele, causando prejuízos que vai desde reposição de novos aparelhos até problemas gerados pela falta de funcionamento do equipamento.

As NBRs (Normas Brasileira Regulamentadora) fazem parte da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a ABNT é um órgão responsável pela organização e elaboração das normas técnicas que são aplicadas em diferentes áreas, que vão desde pesquisas acadêmicas até procedimentos empresariais.

 A NBR serve para padronizar e qualificas procedimentos e documentos, através dos comprimentos das normas técnicas e facilitar a compressão, pois todo documento ou procedimento é constituído pelo mesmo padrão.

Para ensaios elétricos em transformadores seguimos as seguintes NBRs:

• ABNT NBR 5356-1 Transformadores de potência – Parte 1: Generalidades;

• ABNT NBR 5356-2 Transformadores de potência – Parte 2: Aquecimento;

• ABNT NBR 5356-3 Transformadores de potência – Parte 3: Níveis de isolamento, ensaios dielétricos e espaçamentos externos em ar;

• ABNT NBR 5356-4 Transformadores de potência – Parte 4: Guia para ensaio de impulso atmosférico e de manobra para transformadores e reatores;

• ABNT NBR 5356-5 Transformadores de potência – Parte 5: Capacidade de resistir a curto circuitos;

• ABNT NBR 5416 Aplicação de cargas em Transformadores de potência – Procedimento;

• ABNT NBR 5440 Transformadores para redes aéreas de distribuição – Requisitos;

• ABNT NBR 5458 – Transformadores de potência – Terminologia;

Além das NBRs, as empresas buscam também o certificado ISO9001, que, de acordo com VICENTE, (2006) surgiu da necessidade de estabelecer-se padrões mínimos de qualidade, onde muitos fabricantes precisaram se automatizar e adaptarem-se visando a padronização da realização de seus ensaios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (108.5 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com