TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇAÕ DIGITAL: POLÍTICA PARA COMPUTADORES INTERATIVOS E TABLETS

Por:   •  31/7/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.702 Palavras (7 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 7

EDUCAÇAÕ DIGITAL: POLÍTICA PARA COMPUTADORES INTERATIVOS E TABLETS

  1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos vemos que o uso de novas tecnologias dentro da sala de aula está crescendo aceleradamente, muitos professores já estão aderindo ao uso de computadores ou tablets para facilitar o processo de ensino e aprendizagem do aluno. O uso dessas novas ferramentas tem gerado um grande impacto em toda a sociedade de todas as formas e maneiras possíveis, pode-se dizer então que a apropriação da tecnologia vem a cada dia mais se tornando algo indispensável para todos. Observa-se também, que atualmente as escolas estão todas buscando se integrar a esse novo método de ensino, embora ainda seja percebível que alguns professores ainda possuem certa dificuldade em relação ao manuseamento desses equipamentos, e por esse motivo existe muito receio de sua parte em trazer esse novo paradigma para dentro de seu ambiente de trabalho. Afinal, os professores que mais utilizam o computador em sala de aula, são necessariamente os que possuem mais experiência com a ferramenta não só no trabalho, mas também em sua vida pessoal. Já por outro lado, os professores que acabam resistindo o computador no ambiente educacional geralmente são os professores que não tem conhecimento nenhum na área da informática.

2.DESENVOLVIMENTO

A entrevista foi realizada em uma escola municipal de ensino fundamental. É voltada para a educação de crianças de 7 a 10 anos, que frequentam do 1º ao 5º ano.Conversamos com o professor/instrutor especializado na área de informática, que resumidamente nos esclareceu como é abordado nessa escola o ensino através de tecnologias. Iniciamos a entrevista com apenas duas perguntas, porém ao longo da entrevista, abordamos vários outros assuntos dentro dessa área. Abaixo segue o questionário e algumas imagens:

(A) A utilização de tablets como ferramenta de apoio para o ensino e a aprendizagem trás benefícios para a melhoria de ensino no país? Para ele, o uso de tablets e computadores na sala de aula, pode ser algo vantajoso para o ambiente escolar, pois ajuda o aluno a adquirir conhecimentos novos e aprender ao mesmo tempo manusear essa nova ferramenta que está inserida grandemente em nossas vidas, trazendo-os até mesmo benefícios no futuro.

(B)Os alunos que frequentam essa escola já fazem o uso frequente dessas novas ferramentas? Se sim, qual é o papel do professor diante a isso?Sim, aqui em nossa escola os alunos já fazem o uso semanalmente do computador no laboratório de informática que temos.  Embora, ainda não possuímos acesso dentro das salas de aulas estamos trabalhando para que isso aconteça eventualmente.

(C) O que difere a perspectiva tradicional dessa nova perspectiva de ensino?

Em minha opinião é o caso de ser algo diferente do que estão acostumados no cotidiano, assim como os adultos, as crianças quando veem algo que diversifica o que sempre veem, no mesmo instante eles começam a ver certa coisa de um ângulo diferente. O que quero dizer é, quanto menos repetitivo for a aula, e mais

interacional e diferente for, ajudará o aluno a ter opiniões divergentes e adquirirem mais conhecimentos.

(D) Você acredita que o computador substituirá o professor eventualmente?

Não acredito que o computador ou qualquer outra ferramenta tecnológica terá o poder suficiente para substituir o professor, o professor é mais do que essencial para o desenvolvimento do aluno na sala de aula, ele precisa de incentivo, apoio e interação, algo que uma máquina não pode ser, ou seja, ela servirá apenas para o auxílio do professor.

Ao realizarmos essa pesquisa podemos dizer que de acordo com a discussão feita com o professor da instituição, tanto o computador, tablet ou qualquer outra ferramenta desse porte, são capazes de enriquecer o ambiente de aprendizagem escolar, pois o aluno deve utilizar-se dessas ferramentas como se fosse um objeto de interação para que facilite a compreensão do conhecimento adquirido ao longo das aulas lecionadas por seu professor. Vemos que, embora a escola não seja cem por cento tecnológica, o pouco tempo que o aluno frequenta o laboratório ele passa a ter uma experiência diferente. Dentro do laboratório ficam, o professor e o instrutor de informática, ambos trabalham em conjunto para ajudar o aluno nas atividades propostas, no final da aula quem sempre avalia o aluno é o instrutor, depois que os alunos finalizam as atividades eles são liberados para jogar e desenhar no computador, os jogos geralmente são pedagógicos e voltados para todas as disciplinas, assim como as atividades variam entre as disciplinas de matemática, português, geografia, história e ciências. Como a escola é a única escola pública do município, percebemos que possui muitas dificuldades que ainda precisam ser trabalhadas, o laboratório em si precisa de mais investimento em equipamentos, pois ele não possui computadores suficientes para todos os alunos, vimos que os alunos precisam sentar em dupla para fazer o uso do equipamento por não ter um para cada um, e isso faz com que eles não tenham a oportunidade de usufruir do computador por ele mesmo. A tecnologia é uma ferramenta que pode ser utilizada dentro da sala de aula como “auxiliar e facilitadora”, tanto para os professores quanto aos alunos. Ela pode ajudar na melhoria de informações, por meio de pesquisas, imagens, sons, filmes, documentários e vários outros métodos que podem ser utilizados por ela, sendo assim um modo de incentivo e estímulo para o aluno.Diferente da aula tradicional, onde o professor apenas segue padrões, tornando a aula repetitiva e muita das vezes monótona; a “aula tecnológica” permite ao aluno a interação, participação, fazendo com que o próprio seja responsável por seu conhecimento, o professor, no entanto, apenas guia esse aluno na “construção do conhecimento”.


Assim como a tecnologia digital pode ser algo favorável para o ensino nos dias atuais ela também pode ser considerada “maléfica” para a educação se o professor não souber utilizá-la corretamente, pois os computadores, tablets, ou qualquer outro eletrônico digital possui apenas um intuito, que seria a inserção de ambos na educação, com o objetivo de ensinar.O professor, no entanto deve considerar essas ferramentas como algo a ser programado para no caso desafiar o aluno para sua própria construção do conhecimento. É observável que na maioria das vezes o professor por medo de que essas ferramentas tecnológicas ocupem seu lugar dentro da sala de aula ficam receosos em utilizá-las, o que acabam em continuar com os métodos tradicionais da pedagogia diretiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (176.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com