TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Educação pré-escolar

Tese: Pedagogia Educação pré-escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  Tese  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CURSO: PEDAGOGIA

DISCIPLINA: DIDÁTICA

Tutor a: Prof.: Maria Clotilde Bastos.

Professora presencial: Regiane Ap. Mariotto Borges.

RONDONÓPOLIS-MT

2013

Relatório 1: Séries iniciais: (Educação Infantil)

Classe composta por 28 alunos, com idade entre 4 a 5 anos tendo como principais características 19 meninas e 9 meninos. Disponibilizando de recursos como; Televisão, Dvd, brinquedos pedagógicos, giz de cera, lápis de cor, cola de papel, cartolina, canetinhas, tesourinhas, livros de historinhas e mesinhas adaptadas para idade das crianças. Possibilidade de organizar os alunos em grupos, duplas e até mesmo individual. Acesso a Biblioteca, sala de informáticas e acesso à internet.

Relatório 2: Tema: O mundo da imaginação. Conteúdo: Os Três Porquinhos.

Relatório 3: Objetivo da aula é desenvolver a criatividade e a imaginação através da história ilustrada/apresentada dos personagens três porquinhos. Observando a importância da criança em construir sua imaginação e desenvolver o senso crítico quando comparado o Lúdico com o Real.

Relatório 4: Didática Teórica: é aquela cujo desenvolvimento nos programas das disciplinas, segundo pressupostos científicos que visam à ação educativa onde se acumulam sobre o processo de ensino, na busca de torna-lo mais eficiente.

Didática Prática: é aquela vivenciado pelos professores nas escolas, à partir do trabalho prático em sala de aula, dentro da organização escolar, em relação com as exigências sociais.

Relatório 5: Os Três Porquinhos é uma fábula cujos personagens são exclusivamente animais. Na história, um dos três porquinhos decidiu construir a sua própria casa, cada qual com materiais diferentes: a casa do porquinho mais novo era de palha, a do meio de madeira e o mais velho de tijolo. Só que um dia o lobo apareceu e bateu à porta da casa do porquinho mais novo. Soprou, soprou, soprou e a casa do porquinho voou. Perseguido pelo lobo, o porquinho fugiu para a casa do irmão do meio. O lobo, determinado a comer os porquinhos, sopro e, mais uma vez, a casa voou. Os dois porquinhos procuraram refúgio na casa do irmão mais velho. Depois de muito soprar, o lobo não conseguiu que a casa voasse, tentando entrar pela chaminé, mas os porquinhos pregaram-lhe uma grande partida. O lobo fugiu assustado e nunca mais voltou.

O conto foi divulgado pelo Autor Joseph Jacobs, sob ilustração de Manuel Barco, Livro editado pela editora Estampa, em Lisboa – Portugal, em 1996.

A metodologia que será utilizada será uma apresentação da Estória “Os Três Porquinhos”, através de teatro visando trabalhar expressão oral, Expressão corporal, criatividade e imaginação dos alunos em sala de aula.

Relatório 6: Será utilizado o método de descoberta, partindo como base de que será uma apresentação/ilustração de uma fábula e observar o senso de imaginação e criatividade que o aluno terá comparando a história lúdica com a vida real, através de uma roda de conversa, entre crianças e educador.

Relatório 7: O Processo de Avaliação dá-se em três passos fundamentais:

1º. Passo: Constatação da Realidade: a constatação da realidade é efetivada via a configuração descritiva, para essa configuração, é que usamos os instrumentos, como extensões de nossa capacidade de observar a realidade. Assim sendo, testes, questionários, fichas de observação, etc., propriamente, não são instrumentos de avaliação, mas sim instrumentos de coleta de dados para a avaliação. Eles nos subsidiam na observação da realidade, que deverá ser qualificada; a qualificação dos dados da realidade, sim, é o ato central da prática da avaliação.

2º. Passo: Qualificar a realidade:

Essa qualificação se dá por um processo de comparação entre a realidade descrita e configurada e um padrão de expectativa de qualidade. No caso da aprendizagem, dependerá da teoria pedagógica que estamos utilizando, com todas as suas nuanças de entendimento filosófico, pedagógico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com