TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CIDADES E CONSTRUÇÕES SUSTENTAVEIS

Por:   •  11/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Profa. M. Patricia Tavoloni Gentili

2013

EQUIPE 7

DESIREE RODRIGUES             20157211

LUCAS BERNADINI AMARO   20171765

FELIPE HERNANDES REIS     20171837

RENATO TERRA DE CARVALHO SOUSA

RAFAEL RAMIRO PEREDA

WILLIAM ASTOR DAVID         10114538

CIDADES E CONSTRUÇÕES SUSTENTAVEIS


TEMÁTICA:

O trabalho de pesquisa e análise em questão tem por objetivo identificar e levantar questionamentos no que diz respeito as discussões geradas a partir da sustentabilidade nas cidades e suas contruções. Nesse segmento, a orientação tomada para a abrangência de tal tema é obervacionista porém compreende estudos de casos afim de gerar um procsso de discussão; processo este que bucar levar a reflexão que, por sua vez, é seguida da ação em prol do tema levantado.

É importante percbermos que o tema referente a sustentabilidade é alvo de constantes posicionamentos, discussões e contradições quando apontada uma integração com demais temas socioeconomicos e culturais da sociedade. São tais temas que geram princípios de discussão e argumentos apresentados nesse trabalho.

SÍNTESE

Definir o grau de sustentabilidade de uma cidade ou construção não é uma tarefa considerada de toda fácil. Existem diversos fatores que influenciam, definem e condicional tal caracterítica. Mas uma vez que o estudo busca gerir uma reflexão baeada nas caracteríicas primárias do objeto de observação, podemo dizer que Uma cidade sustentável é uma cidade projetada considerando os impactos sócio-ambientais. Numa cidade sustentável o modelo e dinâmica de desenvolvimento e padrões de consumo respeitam e cuidam dos recursos naturais e das gerações futuras, existe uma justa distribuição de bens, serviços, direitos e deveres para garantir o conforto e dignidade humana e todos os cidadãos têm a possibilidade efetiva de participar e influenciar as decisões que definem a direção e padrão de desenvolvimento da cidade.

Aurbanização mundial vêm acontecido de forma exacerbadamente acelerada causando um aumento da população urbana em mais de 60% nos últimos 50 anos, segundo o IBGE. São dados estatisticos como este, que direcionam a discussão sobre a problemática do crecimento mundial considerando a necessidade de um desenvolvimento que observe e trabalhe juntamente com os órgãos ambientais.

Contamos então, hoje, com a participação e mobilização de grupos políticos, agentes públicos e até mesmo grandes organizações empresariais interessadas em agregar regulamentações, ficalização e imagem respectivamente à tematica em questão.

ESTUDO DE CASO

Contamos hoje, como citado anteriormente, com programas sustentaveis preocupados em engajar o crescimento econômico juntamente com a sustentabilidade dos recursos dispostos e a amenização das interferencias causadas por tal crescimento. Um bom exemplo, dessa contribuição é o Programa Cidades Sustentáveis, que oferece: ferramentas, mobilização, compromisso e benefícios para participantes.

Como no caso da cidade de Curitiba que pode ser considerada uma das pioneiras no Brasil e no mundo na instalação de corredores inteligentes para o transporte público e no uso dos veículos Bus Rapid Transit (BRT), modelo de serviço de baixo custo, utilizado por mais de 2 milhões de pessoas por dia. Somente 11 cidades brasileiras têm vias exclusivas para ônibus, mas Curitiba é, certamente, o maior exemplo de sucesso no uso do BRT no Brasil.

Curitiba se tornou uma vitrine de urbanismo ecológico e humano, com melhorias contínuas, ao longo dos últimos 38 anos, nas condições sociais, econômicas e ambientais da cidade e de seus moradores.
Curitiba se tornou a mais sustentável das cidades, no processo de provar que a aplicação de uma estratégia com valores fortes e foco em sistemas integrados podem aproveitar as ações de planejamento para atender serviços de objetivos estratégicos comuns que contam com a participação de intituições como a Pefeitura Municipal de Curitiba e o IPPUC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (70.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com