TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO PCP EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Por:   •  29/5/2022  •  Seminário  •  2.636 Palavras (11 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 11

DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO PCP EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

RESUMO

O avanço da globalização trouxe um crescente desenvolvimento da indústria e consigo uma série de mudanças, sobretudo de pequenas e médias empresas no mundo dos negócios. Por isso, torna-se necessário um planejamento e controle das atividades produtivas de modo eficaz e eficiente. O sistema de PCP está relacionado a todos os aspectos do processo produtivo, até mesmo do gerenciamento de materiais, da programação das máquinas e pessoas e da supervisão de fornecedores e clientes-chave, assegurando um bom relacionamento com todos os setores da organização. Diante disso, este trabalho trata-se de um estudo que analisa e estabelece diretrizes para elaboração de um manual para implantação de um sistema de Planejamento e Controle da Produção, para Micro e Pequenas Empresas. O estudo foi realizado com pesquisa bibliográfica. Foi perceptível que o ambiente industrial opera com grande variedade de produtos e uma demanda inconstante, com muitos problemas de gestão. Foi possível aplicar alguns passos do manual dando início a implantação do PCP e um dos benefícios já foi visto com as listas de materiais, pois possibilitou a visualização dos custos dos produtos acabados. Contudo, é essencial para as micro e pequenas empresas a implantação do PCP para sua sobrevivência e crescimento no mercado atual.

PALAVRAS-CHAVES: Planejamento e Controle da Produção. Micro empresas. Pequenas Empresas.

  1. INTRODUÇÃO

É notório que o avanço da globalização trouxe um crescente desenvolvimento da indústria e consigo uma série de mudanças, sobretudo das micro e pequenas empresas no mundo dos negócios. Por isso, torna-se necessário um planejamento e controle das atividades produtivas de modo eficaz e eficiente.

O rápido crescimento e a ausência de planejamento no setor produtivo podem causar sérios problemas futuros à organização como gargalos na produção, atrasos nos prazos estabelecidos com o cliente e mau posicionamento das instalações. Segundo (LUSTOSA et. al., 2008), as pequenas empresas surgiram, entre outros motivos, mediante às novas oportunidades de mercado em decorrência da crescente exigência dos consumidores, principalmente em termos de rapidez e qualidade.

O sistema de PCP está relacionado a todos os aspectos do processo produtivo, até mesmo do gerenciamento de materiais, da programação das máquinas e pessoas e da supervisão de fornecedores e clientes-chave, assegurando um bom relacionamento com todos os setores da organização.

Assim, com a Administração da Produção surgiram ferramentas que auxiliam os gestores a gerir os processos produtivos das empresas. Entre estas ferramentas estão o Planejamento e Controle da Produção (PCP), o Programa Mestre de Produção (PMP) e o Planejamento das Necessidades de Materiais (MRP).

O MRP surgiu no fim da década de 1960, nos Estados Unidos, pensado para a manufatura. Contudo, somente a partir de 1970 o MRP começou a controlar os estoques através dos cálculos das necessidades de materiais. Segundo (LAURINDO; MESQUITA, 2000), o Planejamento das Necessidades de Materiais contém três elementos importantes, usados para gerir a produção, são eles: (I) Programa Mestre de Produção; (II) lista de materiais e; (III) quantidades em estoque.

Segundo (RIBEIRO et al., 2015, p.2), um bom MRP apresenta uma redução nos níveis de estoque, liberando capital de giro e maior espaço físico, possibilitando inclusive, expansão de novas linhas de produção. E consequentemente nesse contexto, podendo levar a um aumento de produtividade da organização, eliminando os desperdícios de matéria-prima e reduzindo os leads times.

Assim, este artigo tem como objetivo a elaboração de um manual para implantação de um sistema de Planejamento e Controle da Produção (PCP), para micro e pequenas e empresas.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Breve Histórico do Planejamento e controle da Produção (PCP)

O planejamento e controle da produção têm como função principal a organização e planejamento das atividades relacionadas à produção de bens ou serviços. Definição das quantidades a produzir, gestão de estoques, emissão de ordens de produção e acompanhamento da produção podem ser citadas de maneira genérica, como as funções do PCP. (CIURANA, FERRER e CASADESÚS, 2008).

Existe uma subjetividade quando se trata do surgimento do Planejamento e Controle da Produção, e por esse fato tomar-se-á base seu início a começar da antiguidade. Contudo, é mediante o início da Revolução Industrial que o PCP tem seu desenvolvimento, como catalisador de eficácia produtiva. A princípio tinha apenas a função de enxergar o que havia sido produzido pelo recém-criado arranjo de manufatura, sem o objetivo de realizar nenhuma análise mais detalhada sobre a capacidade produtiva para atendimento dos pedidos dos clientes.

Segundo (QUELHAS et al., 2008), no período pós-guerra houve um grande avanço tecnologico e consigo um aumento da complexidade dos bens produzidos, sendo necessários cálculos elaborados, onde o cerebro humando não era capaz sozinho. Por isso surge o MRP, criado por Joe Orlicky, Oliver Wight e G. W. Possl, na década de 1960. E na décade de 1980 o MRP II, com a pressão por redução de custos e para uma maior acessibilidade aos bens e serviços.

Na década de 1990, surge o Enterprise Resource Planning (ERP), onde integra todas as áreas funcionais das empresas por meio de um banco de dados central. O ERP possibilitou a junção de outros aplicativos como contabilidade, serviços, planejamento empresarial, toda a logística de aquisição de materiais, entre outras funções, desenvolvendo um melhor mecanismo de comunicação por toda a empresa por meio de novos algoritmos (DAVENPORT, 1998; DAVENPORT, 2000; GUPTA, 2000; GUPTA; KOHLI, 2006).

Na figura 1, a seguir, tem-se a evolução do PCP desde os anos 1960 com o início do MRP até os anos 2000 com o Supply Chain Management (SCM).

  Figura 1 – Evolução dos sistemas integrados

[pic 1]

Fonte: Tuban, Rainer e Potter (2003, p. 310).

Estrutura de decisão do PCP

De acordo com (BARROS, J.R.F. e TUBINO, D.F.; 1998), no sistema produtivo, as atividades do PCP são exercidas nos três níveis hierárquicos.

  • No nível estratégico o PCP participa da formulação do Planejamento Estratégico da Produção, através das políticas de longo prazo da empresa;
  • No nível tático cria-se o Planejamento Mestre da Produção (PMP), por meio dos planos de médio prazo;
  •  No nível operacional se faz a Programação da Produção administrando estoques, sequenciando, emitindo e liberando as Ordens de Compras, Fabricação e Montagem, além de executar o Acompanhamento e Controle da Produção. Também é onde são preparados os programas de curto prazo de produção.

Na figura 2, a seguir, tem-se uma apresentação do processo de planejamento e controle da produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (633.8 Kb)   docx (292.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com