TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFICAÇÕES

Por:   •  8/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.551 Palavras (15 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO-UNIAN-UNIDADE ABC. SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP

2020


 MAYARA DE BARROS SILVA[pic 4]

[pic 5]

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFICAÇÕes

 FALHAS decorrentes DE PROJETOs E ERROS DE EXECUÇÃO.

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Instituição Universidade Anhanguera De São Paulo-UNIBAN-Unidade ABC.

Orientador: Vitor Carmo


SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP

2020

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

1.1 O PROBLEMA        5

2 OBJETIVOS        6

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        6

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        6

3 JUSTIFICATIVA        7

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

5 METODOLOGIA        14

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        15

REFERÊNCIAS        17

1 INTRODUÇÃO

O termo "patologia" é de origem grega onde  pathos – [doença], e logia – [ciência, estudo] significando o "estudo da doença". Dentro da construção civil pode-se atribuir o termo patologia aos estudos dos danos ocorridos em edificações, ou de uma forma mais clara as deficiências consequentes do não atendimento a um desempenho desejado.

O Estudo das patologias dentro da engenharia civil tem como foco principal adquirir conhecimento suficiente para  saber identificar sintomas ,mecanismos, causas e até mesmo consequências dessas deficiências nas edificações. Os problemas patológicos geralmente se manifestam externamente através de algumas características, tais como: fissuras, trincas, manchas dentre outros, que possibilitam o início de um estudo de caso ou de um problema patológico.

1.1 O PROBLEMA

O processo construtivo de uma edificação segue algumas etapas como exemplos, uma ideia inicial, um planejamento, o projeto em si, pesquisa dos materiais que serão utilizados em canteiro de obras, dentre outros. Durante essas etapas e processos podem ocorrer alguns erros ou descuidos que acabam gerando vícios errôneos trazendo malefícios as edificações e facilitando a ocorrência de patologias .

Com isso destaco a importância de um bom gerenciamento e acompanhamento dessas etapas e processos, visando minimizar a ocorrência de patologias e posteriormente custos adicionais com retrabalhos para correção de tais patologias. Quais métodos de prevenção podem ser adotados para minimizar tais erros?

        

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

O presente trabalho tem como o objetivo geral identificar e avaliar os tipos de manifestações patológicas mais comuns originadas nas edificações. Visando soluções eficientes através de pesquisa e estudo de casos e sugerindo possíveis sugestões para reparo das mesmas.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

 •        Analisar manifesto de patologias originadas em edificações , possíveis causas e prevenções

•        Pesquisar ocorrências que facilitam o surgimento das patologias em edificações.

•        Sugerir possíveis soluções para ocorrências patológicas pesquisadas.

•        Enfatizar a importância de um bom gerenciamento e acompanhamento de etapas e processos construtivos.

 

3 JUSTIFICATIVA

A importância de se otimizar processos seja em qualquer área de atuação é primordial para resultados eficientes que visão melhorar etapas e processos para atingir um dado objetivo de forma mais eficaz.

 

Pensando nisso esse trabalho foi desenvolvido para salientar a importância do gerenciamento e acompanhamento através de um programa de controle de qualidade   das etapas e processos construtivos, visando minimizar ocorrências patológicas em projetos de edificações. esse acompanhamento deve ser feito em todas as etapas do processo construtivo, desde serviços preliminares como a sondagem até a faze final do projeto como pintura e acabamentos.

Esse trabalho fornecera uma ajuda fazendo a diferença para aqueles que procurarem informações com uma pesquisa similar, pois nele haverá uma pesquisa clara e objetiva no que se refere ao tema abordado.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


A Fundamentação Teórica é um levantamento das principais obras e autores que tratam do tema escolhido
. Nela se traz a classificação dos conceitos chave da pesquisa, ou seja, trazendo as referências teóricas que serão utilizadas na sua Monografia. Apresente-as, de forma reduzida, abordando seu conteúdo, falando sobre as ideias defendidas pelos autores e os resultados das mesmas.   Você deve fazer uma breve revisão de bibliografia do seu tema, aborde resumidamente o conteúdo dos seus 3 objetivos. Deve ter de 3 a 4 páginas. Esse é o momento que você pode utilizar citações em todos os formatos, desde que apresente as referências de acordo com as normas da ABNT.

É importante utilizar várias fontes de pesquisas, lembrando-se que em um trabalho acadêmico as informações devem apresentar carácter cientifico. Utilize pelo menos 4 referências diferentes, realizado as devidas citações.

Citação é a menção no texto de informação extraída de outra fonte para esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto apresentado (NBR 10520/2002). Para auxiliar seu entendimento sobre a formatação do trabalho, seguem algumas dicas de como realizar cada um dos tipos de citações, de acordo com as normas da ABNT. As citações podem ser:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (189.5 Kb)   docx (256.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com